Inovação nas empresas é um tema que não sai da pauta dos empresários que desejam manter a sua empresa sempre moderna, sendo um lugar agradável de trabalhar e útil para os clientes — que continuarão usufruindo dos seus produtos ou serviços em vez de buscar por uma concorrente.
No entanto, nem sempre essa temática é abordada da forma correta, pois a inovação é um conceito bastante relativo e formado por um mix de ações. Para te ajudar a inovar na sua empresa, elencamos dicas envolvendo as ações que devem ser tomadas. Confira!
Em empresas mais antigas, principalmente as de cunho familiar, o conjunto de valores e diretrizes organizacionais pode estar ultrapassado e não mais condizentes com a realidade do século XXI. Em casos assim, é recomendada uma reestruturação da cultura organizacional da empresa.
É claro que você não precisa sair mudando tudo e nem descartando o que foi construído até agora, mas existem algumas posições que precisam ser revistas. Um exemplo clássico são as empresas que possuem um organograma organizacional em forma de pirâmide, no qual a alta cúpula administrativa não se relaciona com os operários.
Nas empresas modernas, o organograma deve ser horizontal, com todos podendo se relacionar e ter acesso aos outros, independentemente de nível hierárquico.
Empresas modernas não se detêm a paradigmas como o que vê a figura do homem como exclusiva no papel de líder. É necessário haver respeito e valorização da diversidade étnica, sexual, cultural, etc.
Brancos, negros, pardos, heterossexuais, homossexuais, homens, mulheres, católicos e evangélicos, defensores da direita e defensores da esquerda… Todas as pessoas devem ter as mesmas oportunidades nas empresas ditas inovadoras. Afinal, o capital humano precisa estar presente acima de tudo.
O erro nem sempre está relacionado ao fracasso e essa é uma ideia que as pessoas precisam desapegar. Então, não deixe de inovar por medo de cometer erros.
Obviamente alguns cuidados sempre devem ser tomados para que tudo ocorra dentro da normalidade. Mas, se uma ação ou estratégia não ocorrer como o planejado, não pode ser vista como o fim do mundo, mas como um aprendizado para que na próxima tentativa as falhas sejam corrigidas e o sucesso seja atendido.
O endomarketing é a comunicação interna vista não apenas como o viés comunicacional de repassar informações, mas para motivar os colaboradores e reter talentos.
Por meio de estratégias como a criação de espaços comuns de lazer, palestras, workshops e eventos de integração, é possível fazer com que os funcionários se sintam bem ao estarem na empresa, produzindo mais e otimizando os lucros da organização.
Uma empresa moderna precisa estar bem assessorada tecnologicamente. Para isso, você pode contar com uma game de aplicativos e softwares que auxiliam na gestão dos processos organizacionais.
Uma boa ideia é contar com um sistema de ERP para um melhor processo administrativo da empresa, de forma rápida e prática.
Seguindo essas dicas de inovação nas empresas, você irá fazer do seu negócio um grande exemplo a ser seguido. E para começar, qual tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais? Assim, seus amigos vão saber que você está sempre indo atrás de novidades para a sua empresa!
A Energimp, cearense geradora de energia eólica, atualizou o Business One, software de gestão para…
A G2 escolheu a Skyone como parceira exclusiva de tecnologias complementares ao SAP buscando aperfeiçoar…
O setor de telecomunicação está entre os que participam ativamente da economia brasileira. Segundo a…
Grupo B1 Top Partners esteve presente no SAP Concur Fusion Exchange, que aconteceu no dia…
O setor de energia no Brasil vive a sua melhor fase. Diante do momento promissor…
Já está mais do que claro que, para alavancar os negócios nos próximos meses e…
Este site utiliza cookies.