Dentre as inúmeras inovações tecnológicas das últimas décadas, o big data é umas das mais revolucionárias. Isso porque resolve um problema antigo de analistas e gestores: a concentração e estudo de grandes volumes de informações.
Mas o que isso tem de impactante? Certamente não é só a armazenagem de uma quantidade de dados, mas sim o progresso e a inteligência proporcionada para empresas, indústrias, governos, etc.
Se ainda não está muito claro para você, vamos descomplicar o conceito e o funcionamento do big data. Além disso, mostraremos como ele é aplicado no mercado e suas principais vantagens. Confira!
O big data é um termo que se refere a uma quantidade enorme, variável e veloz de informações processadas em tempo real e que ajudam na gestão de negócios. O principal objetivo desse conceito é fornecer inteligência estratégica para empresas e instituições e, assim, fazer com que elas criem ações mais eficientes.
O big data pode ser “objetificado” em softwares de armazenamento na nuvem, softwares de gestão, CRMs, ferramentas de web analytics (Google Analytics), redes sociais, sites, bancos de dados públicos, servidores de e-mail e em dispositivos como GPS, sensores, smartphones, etc. Enfim, tudo que puder emitir uma grande quantidade de dados, estruturados ou não, pode ser incluído em uma análise de big data.
Suas soluções são capazes de agregar, filtrar, cruzar e organizar esse volume de dados independentemente de suas origens. É como reunir as informações do seu histórico de vendas com as de tendências de consumo para antecipar seu estoque e saber se contratará, ou não, mais funcionários para um determinado período.
Aliás, como isso pode ser processado rapidamente, facilita bastante a vida de analistas e gestores que precisam melhorar sua tomada de decisão.
Atualmente, o big data é aplicado por instituições de diversos tipos, públicas ou privadas, e intenções, gerenciais ou comerciais.
O Google, por exemplo, se aproveita do big data para melhorar seus algoritmos e serviços. Recorde-se de como as pesquisas da ferramenta ficaram cada vez mais certeiras com o passar dos anos. Esse é um trabalho de análise de linguagens dos usuários, de conteúdos dos sites, de adaptação aos novos dispositivos, dentre outros fatores importantes com o objetivo de refinar as buscas em seu motor e entregar os melhores resultados para as pessoas.
Outros exemplos perceptíveis são:
Todas as empresas que têm uma grande quantidade de dados para analisar precisam de soluções em big data. Mas não é só isso, pois trata-se de ter acesso a essas informações em segundos ou minutos e com elas dispostas em um painel — não mais dependente de relatórios produzidos manualmente, sob riscos de falhas humanas e que podem demorar semanas para ficarem prontos.
Com o big data, o tempo entre a análise e a tomada de decisão é encurtado drasticamente. Isso permite detectar e solucionar problemas quase que em tempo real, o que implica em redução de custos e otimização de estratégias.
Graças às tecnologias e seus dispositivos vigilantes, alguns de forma mais velada, as relações sociais, comerciais e econômicas nunca foram tão mensuráveis. Elas são transformáveis em dados, que posteriormente podem se tornar insights estratégicos para o mercado.
E é aí que o big data atua, sendo responsável por organizar essa grande teia de informações. Sendo assim, suas ferramentas servem de suporte para tomar decisões mais inteligentes e melhorar os resultados do seu negócio.
Você gostou da ideia de utilizar o Big Data em sua empresa? Aqui na G2 trabalhamos com o software de computação in-memory Sap Hana, que poderá ajudá-lo com esse tipo de solução. Para saber mais a respeito, entre em contato conosco.
A Energimp, cearense geradora de energia eólica, atualizou o Business One, software de gestão para…
A G2 escolheu a Skyone como parceira exclusiva de tecnologias complementares ao SAP buscando aperfeiçoar…
O setor de telecomunicação está entre os que participam ativamente da economia brasileira. Segundo a…
Grupo B1 Top Partners esteve presente no SAP Concur Fusion Exchange, que aconteceu no dia…
O setor de energia no Brasil vive a sua melhor fase. Diante do momento promissor…
Já está mais do que claro que, para alavancar os negócios nos próximos meses e…
Este site utiliza cookies.