Um processo de vendas bem elaborado é extremamente importante para qualquer empresa. Ele funciona como um guia, uma forma de direcionar o diálogo entre o vendedor e o comprador. É composto por algumas etapas que um comprador passa ao tomar sua decisão de compra.
Cada uma dessas etapas deixará o futuro cliente mais próximo de fechar o negócio. Quer saber como funciona essa técnica e que etapas são essas? Criamos esse post para falar um pouco sobre o tema e ajudar você a melhorar cada vez mais suas vendas!
Essa é a primeira etapa, antes do início da interação com os clientes. Nessa fase devem ser feitas pesquisas sobre quem são os clientes em potencial, aqueles indivíduos que de fato precisam dos seus produtos e serviços e podem pagar por eles.
A prospecção consiste em encontrar potenciais clientes para iniciar um novo processo de vendas. Pode envolver pesquisas online e em outras fontes e tem o objetivo de identificar quem são as pessoas ou empresas que estão dentro do perfil traçado e começar a entrar em contato.
Essa é uma etapa muito importante que, se bem executada, pode facilitar muito o processo de vendas. É aqui que será feita a apresentação da empresa e dar uma boa primeira impressão é fundamental. Deixe claro quem é a empresa e o que ela pode fazer pelo cliente.
Essa etapa permite entender bem o comprador, saber que problemas ele possui e como sua empresa pode solucioná-los. Fazer as perguntas certas e ouvir o cliente são duas coisas fundamentais para gerar as informações que você precisa para fechar uma venda.
Agora que você já apresentou a empresa e sabe quais as soluções que devem ser ofertadas ao cliente, chegou o momento de começar a oferecê-las. Fale dos benefícios que os seus produtos e serviços trarão para o cliente e faça com que ele perceba que aquela compra pode ser um bom negócio.
Finalmente, chegou a hora da venda propriamente dita. Caso o comprador não tenha nenhuma dúvida, seja direto e ofereça os produtos, informando preços e formas de pagamento.
Após a venda fechada, chegou a hora de tornar aquele cliente fiel à sua empresa. Isso será feito com um serviço ou produto de qualidade, que satisfaça as expectativas do cliente, e com um atendimento atencioso e pronto para esclarecer as dúvidas e solucionar os problemas que podem surgir após a compra. Existem ainda diversas técnicas para manter contato com o cliente, informando-o a respeito das novidades que sua empresa tem para oferecer.
As etapas podem variar de negócio para negócio, então, na hora de desenhar o processo ideal para sua empresa é importante ter paciência e observar as necessidades de melhora que podem surgir com o decorrer do tempo. Em alguns casos, dependendo da interação com cada cliente, algumas etapas poderão até ser puladas. O importante é ficar atento ao diálogo com o comprador e ser ágil na hora de dar as respostas mais certeiras para o fechamento da venda.
E então? Preparado para implementar um processo de vendas de qualidade ou ainda tem dúvidas? Deixe aqui seu comentário e nos conte o que achou desse post! Queremos ouvir você!
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