Imagine um treinador de futebol com uma decisão de campeonato pela frente. Seu time cresceu durante a competição e, por pensar que as táticas usadas deram certo, ele resolve manter o mesmo esquema e escalação usados nos últimos jogos. Ao ignorar as características do adversário, não ter estudado seus pontos fortes e fracos, foi surpreendido na partida e saiu de campo derrotado, perdendo o título.
Mas o que essa situação tem a ver com monitoramento da concorrência? Assim como o técnico que confiou apenas em suas experiências, o empresário que não busca informações sobre os seus concorrentes no mercado terá mais dificuldades de crescimento, de lançar produtos ou serviços inovadores e de criar estratégias que deem certo.
Neste artigo você entenderá quem são seus concorrentes, como funciona esse monitoramento e quais as vantagens dessa prática para aprimorar suas estratégias. Confira:
Os concorrentes da sua empresa são todas as outras em seu segmento de atuação que disputam o mesmo público-alvo. São aquelas com potencial direto de interferir em seu Market Share e na percepção dos consumidores sobre a marca.
Por exemplo, os concorrentes de uma pizzaria de bairro serão todas as outras pizzarias, bares, lanchonetes e restaurantes em localidades próximas. Perceba que não precisam ser somente estabelecimentos que vendem pizzas, porém em comum eles têm o público que busca uma opção para comer perto de casa ou do trabalho.
O detalhe do público-alvo faz toda a diferença mesmo quando duas empresas oferecem o mesmo produto ou serviço. Ex.: uma agência de marketing digital que é focada em PMEs não concorre diretamente com uma voltada para grandes empresas.
O monitoramento da concorrência é um processo de pesquisa de informações, sobre processos, gestão, produtos, serviços, atendimento, resultados e tudo que puder ser analisado em prol da sua empresa. Basicamente, é ter ciência sobre o que pode se transformar em oportunidades e ameaças para suas estratégias, como nas análises de ambiente e de mercado que são feitas ao montar um plano de negócios.
Atualmente, existem diversas formas de acompanhar o que acontece com seus concorrentes. Além de empresas especializadas e ferramentas que automatizam esse processo, os meios de comunicação são excelentes fontes de informações relevantes para o seu negócio. Portanto, é válido o monitoramento por notícias na imprensa tradicional e em portais especializados, publicações nos sites e redes sociais dos próprios concorrentes, interações por canais de atendimento virtuais, telefônicos e pessoais.
É importante que essa busca cubra os institutos de pesquisa e portais que realizam estudos sobre o seu setor de atuação. Toda atenção também com os blogs e sites de áreas complementares, que podem contribuir de alguma forma para o seu negócio, como os de marketing, tecnologia, gestão, etc.
Quanto mais fontes que agreguem conhecimento e valor para o seu empreendimento, maiores as chances de aproveitar uma necessidade no mercado, de emplacar um produto inovador e de gerar ideias que tragam resultados.
Qualquer estratégia para ser lançada necessita de dados reais que embasem qualquer tomada de decisão. Logo, deixar os concorrentes fora dessa análise é um equívoco, pois são com eles que você disputará a mesma fatia do mercado.
Imagine se ao avaliar um concorrente direto você percebe uma deficiência na interação dele com o público nas redes sociais? Essa é uma oportunidade para cobrir uma demanda que busca por mais relacionamento e um contato direto com as empresas nessas mídias.
Viu como é imprescindível contar com um bom processo de monitoramento da concorrência? É uma ação que precisa ser frequente, pois as informações retiradas devem gerar insights valiosos e trazer vantagens competitivas para a empresa. Se o treinador usado de exemplo no início do texto aprendesse um pouco com essa técnica, dificilmente teria perdido o campeonato.
Conhecendo seus concorrentes você e seus colaboradores terão mais produtividade em seus trabalhos, pois sabem exatamente o que fazer para destacar a empresa no mercado. Para complementar essa estratégia, recomendamos a leitura do nosso artigo que mostra outras formas de melhorar a eficiência operacional da sua empresa.
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