001 735 9193      info@financeplus.com      1010 Avenue of the Moon, NY 10018 US.
Telecom

Digital Telco: inovações do mercado de telecom

Provavelmente, Internet das Coisas, IoT,  é a principal  tendência que vem a sua mente quando se fala em inovação no mercado de telecom. O conceito nasceu em 1999 e 20 anos depois realmente está possibilitando mudanças expressivas na gestão das empresas. Para empresas de telecom, a IoT significa a necessidade de sistemas mais inteligentes, aplicações mais velozes e confiáveis, segurança, pressão por uma tecnologia 5G eficiente e mais. Mas não é só isso.

 

Transformação Digital no mercado de Telecom é mais que IoT

O segmento de Telco certamente é um dos que mais avançam e vão continuar avançando em matéria de tecnologias emergentes, disrupção, mudanças em modelos de negócios e novos paradigmas de gestão e competitividade. Não deixe de baixar nosso eBook DIGITAL TELCO que oferece um overview do cenário.

 

Algumas das tecnologias e tendências que vão moldar essa nova Telecom

 

Customer Experience

Este é o principal driver da mudança nos serviços. No Brasil já temos 306 milhões de dispositivos móveis – e isso inclui celulares, tablets e laptops, de acordo com a FGV. Portanto, é preciso que haja rede, infraestrutura, obviamente. Mas não é só: é necessário, ainda, que haja experiência digital para consumidores.

5G

Os leilões de 5G no Brasil estão prestes a acontecer. Isso proporcionará velocidades de transferência de dados 20 vezes maiores do que o 4G e baixíssima latência, além de uma redução drástica do consumo de energia da rede. Ou seja, tempo de resposta muitíssimo melhor para troca de informações e muito mais aparelhos conectados sem que haja congestionamento. O 5G poderá viabilizar, por exemplo, o carro autônomo e o streaming em 4K.

Blockchain

Nasceu e é sempre muito associado à criptomoeda. Mas o blockchain também mudará muito os serviços e produtos de telecom. Segundo a Markets & Markets, será um mercado de quase US$ 1 trilhão até 2023 – um crescimento de 84% ao ano (CAGR) desde 2018. No mercado de telecom, o blockchain será utilizado no provisionamento de conectividade e no gerenciamento de identidades para evitar fraudes. Além disso, garantirá a confiabilidade e autenticidade de informações trocadas na IoT, e possibilitará a criação de novos serviços como armazenamento centralizado e garantia da autenticidade de conteúdos (barrando, assim, as fake news).

Digital Field Service

O homem que passa os cabos está com seus dias contatos. O consumidor já utiliza serviços em múltiplos devices e canais: laptops, smartphones, SmarTV, TV fechada, Netflix, Amazon, HBO GO etc. Não se trata apenas de uma nova forma de entrega de serviços que aparece e se consolida; os serviços ao consumidor precisarão ser muito diferentes, e o Field Services precisará de aptidão para resolver essa confusão tecnológica. Isso demandará o uso de configurações e manutenção com realidade virtual e realidade aumentada – e, no mínimo, uma “uberização” do técnico e a expansão de seu campo para além do setup box.

Digital Payment e AI

São sistemas que incluem cartões de crédito e débito, smartphones e smartcads , que usa tecnologias como RFID (radio-frequency identification) e NFC (near field communication) para fazer pagamentos seguros. Inovações tecnológicas estão mudando o formato de pagamento, e isso possibilitará transações por meio de IoT, além da comodidade de fazer pagamentos em qualquer lugar e a qualquer hora. Inevitavelmente, os serviços de pagamento terão de incluir estratégias de automação por inteligência artificial para produzir uma experiência de uso em real time e combater fraudes.

Comunicação e Colaboração Cloud

A nuvem continua. E o impulso é a necessidade de transformar CAPEX em OPEX. É inevitável. As comunicações passarão a ser unificadas na nuvem, de forma a oferecer ferramentas de colaboração mais eficazes e efetivas, em tempo real e always connected. Com a latência baixíssima do 5G, este tipo de serviço terá disponibilidade digna de um Datacenter Tier III. A nuvem será a única camada de interação e o único endereço, possibilitando cortar custos de facilities e infraestrutura.

Monitoramento em Tempo Real

Novos serviços, novos produtos, disponibilidade maior, velocidade maior. Tudo isso demandará monitoramento em tempo real das interações, dos equipamentos e dos serviços. A possibilidade de gerar e coletar dados em tempo real será o propósito das empresas de telecom e seus clientes – e um novo serviço com o olhar nos clientes dos seus clientes.

DevOps com Analytics

E se tudo isso parecer futurologia, pense na operação de telecom. A busca por agilidade, flexibilidade e eficiência é inevitável num mercado com margens e receitas oprimidas como o de telecom. DevOps é o principal parceiro na garantia dos serviços e no aumento de share, porque reduz os ciclos de desenvolvimento e permite trazer legados para essa nova realidade. Esse alinhamento entre as equipes de desenvolvimento e operações melhora o time to market e racionaliza o uso de recursos da telecom. O conceito DevOps, associado ao uso de analytics, possibilita identificar os pontos mais críticos ou necessários e definir a escala de prioridades.

 

Enfim, há muito por vir em matéria de evolução das empresas de telecom e isso inclui azeitar os sistemas de billing e gestão. Hora de transformar!

 

Compartilhar
Publicado por
Jimmy Danesi

Recent Posts

Energimp atualiza SAP Business One com G2

A Energimp, cearense geradora de energia eólica, atualizou o Business One, software de gestão para…

11 meses atrás

G2 estabelece parceria estratégica com Skyone

A G2 escolheu a Skyone como parceira exclusiva de tecnologias complementares ao SAP buscando aperfeiçoar…

11 meses atrás

Telecomunicações: quatro tendências para ficar atento em 2024

O setor de telecomunicação está entre os que participam ativamente da economia brasileira. Segundo a…

12 meses atrás

Consultorias SAP criam grupo com foco em SAP Business One

Grupo B1 Top Partners esteve presente no SAP Concur Fusion Exchange, que aconteceu no dia…

12 meses atrás

G2 promove evento para debater o momento atual do mercado de energia

O setor de energia no Brasil vive a sua melhor fase. Diante do momento promissor…

1 ano atrás

A Inteligência Artificial vai abrir as portas para hackers?

Já está mais do que claro que, para alavancar os negócios nos próximos meses e…

1 ano atrás

Este site utiliza cookies.