001 735 9193      info@financeplus.com      1010 Avenue of the Moon, NY 10018 US.
Na Mídia

Como a empatia ajuda no relacionamento entre empresas e clientes?

O intuito de toda empresa é sempre crescer e expandir seus negócios. Entretanto, para obter tal ganho, é fundamental estar atento às formas de conduta na hora das negociações. E, para isso, fazer o uso da empatia é um diferencial para fortalecer o relacionamento entre empresas e clientes.

Segundo dados da SuperOffice, para 86% dos compradores, ter uma boa experiência é mais importante que o valor a ser pago pelo que está sendo oferecido. Isso se dá pelo fato de que, em muitas vezes, o consumidor sente falta de uma melhor compreensão e aproximação humanizada por parte da empresa.

Para evitar transmitir essa sensação, a empatia ajuda as empresas na melhor percepção acerca do atual momento. Pois, através desse reconhecimento, é possível identificar se aquela é ou não a melhor hora de abordar o cliente para fazer sua oferta, levando em conta qual é a dor do consumidor a ser solucionada.

Neste aspecto, priorizar o bem-estar do cliente permite a construção de um relacionamento mais efetivo entre ambos. A empresa consegue fortalecer com o consumidor o sentimento de que ele está ali não somente pelo interesse da venda, mas também pelo cuidado em pensar no que será melhor a longo prazo para a parte interessada.

Cabe ressaltar ainda que a empatia não deve ser aplicada somente pela empresa. O cliente também precisa ser empático, dando retorno se deseja continuar um processo de compra ou não, por exemplo. É preciso respeitar o tempo de ambos, buscando gentilezas mútuas.

Muitas vezes, o consumidor se sente envergonhado em dar um retorno negativo por não estar em um momento propício para aceitar a oferta. Essa atitude demonstra a falta de empatia, pois deixa de levar em conta o tempo ali dedicado por parte da empresa para prestar o atendimento solicitado.

A empatia por parte do consumidor é aplicada quando ele se coloca no lugar da empresa, que sempre busca agilidade no atendimento. Desta forma, é demonstrada uma maior transparência, dando assim um reconhecimento no trabalho e dedicação de ambas as partes.

É importante destacar que devemos fazer uso de atitudes empáticas em todos os aspectos no nosso dia a dia – e o mundo dos negócios não fica de fora. Os benefícios conquistados ao desenvolver a prática de se colocar no lugar no outro, gera um relacionamento de comprometimento e fidelização.

A empresa, quando consegue transmitir de forma efetiva sua preocupação e respeito pelo momento do cliente, desperta nele a expectativa positiva na hora de escolher o produto que está sendo ofertado. Da parte do consumidor, quando ele se atenta em dar o retorno brevemente, reflete na valorização e reconhecimento do tempo que foi dedicado para si.

A empatia é a peça-chave procurada por muitas empresas para impulsionarem seus negócios. Investir em ações que levam em conta se colocar no lugar do próximo, partindo do pressuposto de que já esteve naquela posição, auxilia no desenvolvimento de relações efetivas a longo prazo. No fim, todos saem ganhando quando são mais empáticos.

Mídias
Cabresto
Jornal da Mulher
SEGS
Portal do Alto Tiete
Portal Invest NE
Atuais News
Mundo COOP
Portal Splish-Splash

Compartilhar
Publicado por
Colaboradores Blog G2

Recent Posts

Energimp atualiza SAP Business One com G2

A Energimp, cearense geradora de energia eólica, atualizou o Business One, software de gestão para…

11 meses atrás

G2 estabelece parceria estratégica com Skyone

A G2 escolheu a Skyone como parceira exclusiva de tecnologias complementares ao SAP buscando aperfeiçoar…

11 meses atrás

Telecomunicações: quatro tendências para ficar atento em 2024

O setor de telecomunicação está entre os que participam ativamente da economia brasileira. Segundo a…

12 meses atrás

Consultorias SAP criam grupo com foco em SAP Business One

Grupo B1 Top Partners esteve presente no SAP Concur Fusion Exchange, que aconteceu no dia…

12 meses atrás

G2 promove evento para debater o momento atual do mercado de energia

O setor de energia no Brasil vive a sua melhor fase. Diante do momento promissor…

1 ano atrás

A Inteligência Artificial vai abrir as portas para hackers?

Já está mais do que claro que, para alavancar os negócios nos próximos meses e…

1 ano atrás

Este site utiliza cookies.