Você sabe o que é storytelling? Essa técnica, utilizada por muitas empresas modernas e em ascensão, nada mais é do que a prática de contar histórias com uma narrativa que chame a atenção do público, fazendo com que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo produzido pela empresa e, consequentemente, gerando mais pessoas interessadas em adquirir seus produtos e serviços.
Se você achou essa ideia interessante, continue a leitura e saiba como desenvolver um bom storytelling pode ajudar sua PME a se conectar com seu público-alvo.
A ideia de contação de histórias vai além de uma simples peça publicitária, de modo que você pode utilizar do storytelling para narrar todos os processos realizados para a fabricação de um produto, por exemplo. Há também empresas que utilizam da técnica para contar a sua própria história.
O uso do storytelling vem crescendo cada vez mais, justamente pelo fato de a publicidade clássica já não ter o mesmo efeito persuasivo nas pessoas como acontecia até as décadas passadas.
Assim como em contos, novelas, romances ou quaisquer outros gêneros literários, devemos ter como base para o storytelling a ideia de início, meio e fim.
Desse modo, ao desenvolver um conteúdo desse tipo, é preciso desenvolver uma introdução, que dê as informações básicas da história para o cliente ou para a pessoa que tiver acesso ao conteúdo.
Em seguida, deve-se explorar o conceito principal e desenvolver o clímax da história, envolvendo o leitor com aquilo que está sendo contado. A última parte do storytelling empresarial deve apresentar o desfecho daquilo que está sendo contado, surpreendendo a pessoa que está visualizando o conteúdo.
Não necessariamente. A técnica de storytelling pode ser utilizada em diversos tipos de mídia. Você pode criar um livro, um texto publicado em um site, posts em mídias sociais, um podcast, um programa de rádio, um vídeo, ou qualquer outra mídia que permita a contação de histórias de alguma forma.
Além disso, vale ressaltar que o storytelling pode, também, ser trabalhado em formato transmídia. Isso quer dizer que uma história que se inicia em um post do Facebook, por exemplo, pode ter continuidade ou ser contada de forma paralela na televisão ou no site da empresa.
Não existe uma receita mágica para criar um storytelling. Apesar disso, alguns aspectos devem ser levados em consideração no momento de contar a sua história.
Saber usar o senso de humor a seu favor, segmentar bem a história, definir um tempo adequado para a duração do conteúdo desenvolvido, saber dosar a emoção que deseja passar para o público… Tudo isso deve ser levado em conta quando se pensa em arquitetar uma estratégia de storytelling.
Conseguiu entender bem o que é storytelling? Que tal, agora, criar uma estratégia desse tipo bem bacana para a sua empresa? E para continuar aprendendo, que tal ler nosso artigo com 5 pontos essenciais no plano de marketing de uma empresa?
A Energimp, cearense geradora de energia eólica, atualizou o Business One, software de gestão para…
A G2 escolheu a Skyone como parceira exclusiva de tecnologias complementares ao SAP buscando aperfeiçoar…
O setor de telecomunicação está entre os que participam ativamente da economia brasileira. Segundo a…
Grupo B1 Top Partners esteve presente no SAP Concur Fusion Exchange, que aconteceu no dia…
O setor de energia no Brasil vive a sua melhor fase. Diante do momento promissor…
Já está mais do que claro que, para alavancar os negócios nos próximos meses e…
Este site utiliza cookies.