Quando se trata de um sistema de gestão ou ERP para pequenas e médias empresas, a melhor opção é aliar a solidez de uma plataforma tecnológica conhecida nacional e mundialmente com funcionalidades que atendam a diversos perfis de empresas . Além de, é claro, apresentar uma boa relação custo-benefício. Isto é um valor de investimento que faça sentido para empresas de pequeno e médio portes.
Como o nome já diz, um ERP é uma plataforma tecnológica, um software que permite organizar, acompanhar e gerenciar os processos e as atividades de seu negócio. Do controle do caixa aos pedidos de fornecedor. Do histórico de vendas à folha de pagamento. Da logística à produção. O ERP concentra as informações do seu negócio e permite de forma mais simples e rápida identificar erros, prever necessidades, reduzir desperdícios e automatizar atividades do dia-a-dia.
Enfim, um sistema de gestão automatiza as atividades da empresa e garante confiabilidade de informações obtidas, o que significa tomar decisões com maior segurança.
O primeiro aspecto é a acessibilidade. Não adianta um ERP ser a maravilha da gestão, se o chamado Custo Total de Propriedade (TCO na sigla em inglês) for alto, encarecendo a operação da PME ou até tornando inviável sua adoção. TCO é o custo financeiro total. Ou seja todos os custos diretos e indiretos necessários: software, hardware, serviços, manutenção etc.
É comum você encontrar soluções que se limitam a atender as atividades administrativas de seu negócio. Porém, é muito importante optar pelos ERP’s que podem ser ser aplicados aos processos produtivos, gestão de fornecedores, logística, estoque, vendas, marketing.
Está muito associado ao TCO. É importante que seja uma plataforma pronta, já acostumada com empresas do seu porte e, eventualmente, do seu tipo de negócio. A partir do momento que você se decidir em adotar, o processo de implantação deve durar dias ou semanas.
Quantos usuários ele tem? Quantas empresas adota? Esta em português? Como é a questão de serviços? Parceiros? Quantos existem? Lembre-se sempre: se a solução é adotada por milhares de empresas e tem uma rede de centenas de parceiros, certamente é uma plataforma “à prova de futuro”. O pior dos mundos é você investir dinheiro tempo e esforço numa solução e depois ficar na mão.
Além desses quesitos, é preciso analisar as funcionalidades fundamentais. Para que você possa gerir sua empresa com facilidade, aceso rápido a informações e mais inteligência e segurança na tomada de decisão, podemos enumerar seis delas: gestão financeira, gestão de clientes e vendas, compras e estoque, planejamento de produção, análise comercial e relatórios.
São as capacidades centrais do seu ERP, que vão lhe oferecer o ferramental para você gerenciar e a agilizar sua operação financeira e automatizar tarefas cotidianas de contabilidade, cálculos e transações. Além disso, vai lhe permitir, dependendo da solução, uma visão em tempo real do seu fluxo de caixa e de suas necessidades financeiras e de vendas futuras. As principais funcionalidades são:
Para gerenciar de forma eficiente todo o processo de vendas e o ciclo de vida do cliente e, assim, aumentar as vendas e a rentabilidade e garantir a satisfação do cliente.
As pequenas empresas também demandam o controle sistemático da aquisição, desde a solicitação de cotações dos fornecedores até a criação de pedidos de compra e pagamento de fornecedores.
Conjunto de funcionalidades que permite obter informações precisas sobre entrada e saída de pedidos, estoque e localização do item.
Além de gerenciar as atividades e oportunidades, permitir que você tenha uma visão inteligente da estratégia comercial. Ou seja: criar seus indicadores de desempenho e permitir que você entenda como está o desempenho de cada linha de produtos em tempo real.
Organizar todas as informações que você considera cruciais para entender, monitorar e gerenciar o seu negócios e possibilitar que você
Se você precisa melhorar a visibilidade do seu negócio ou preparar-se para crescer dentro de uma visão de “non-surprising management”, você deve pensar em implementar ou atualizar seu ERP para uma plataforma que lhe acompanhe nos seus desafios de crescimento e rentabilização.
O ERP com essas características lhe permitirá organizar, otimizar e automatizar as atividades da empresa ao mesmo tempo em que otimiza o tempo e o trabalho dos gestores.
Caro? Não. Vamos tomar um café!
A Energimp, cearense geradora de energia eólica, atualizou o Business One, software de gestão para…
A G2 escolheu a Skyone como parceira exclusiva de tecnologias complementares ao SAP buscando aperfeiçoar…
O setor de telecomunicação está entre os que participam ativamente da economia brasileira. Segundo a…
Grupo B1 Top Partners esteve presente no SAP Concur Fusion Exchange, que aconteceu no dia…
O setor de energia no Brasil vive a sua melhor fase. Diante do momento promissor…
Já está mais do que claro que, para alavancar os negócios nos próximos meses e…
Este site utiliza cookies.