IBM Think 2018: Personalizando a experiência do consumidor

Somos 24 mil pessoas no 1o. dia do Think 2018 em Las Vegas!

Não foi nada fácil conseguir participar de uma boa sessão com tanta gente faminta por informação, mas consegui ouvir a uma excelente palestra sobre o tema Consumer Experience” por Melissa Geissler, da IBM’s Healthcare Services Business.

Já tenho ouvido e vivido a experiência da personalização de ofertas, da propaganda, do marketing. Uma grande rede de supermercados perto de casa criou um app do tipo “impossível não baixar” porque oferece ofertas só pra mim, analisando os produtos que eu compro e me oferecendo descontos em alguns destes produtos. Faz todo sentido já que a mesma rede sabe o que tenho comprado por lá. Também faz muito sentido que ela me dê wi-fi gratuito dentro da loja para que eu consiga acessar minha ofertas. E a experiência se encerra com perfeição quando passo no caixa e, o mesmo mercado que cerca de 1 ano atrás lidava com reclamações constantes quanto aos erros no preço, reconhece meus descontos.

Olha só como fica fácil falar de big data e analitics, porque o que antes impedia o mercado de obter este tipo de ferramenta era justamente a incapacidade de gerar informação pelo volume de dados a analisar para finalmente criar a oferta final ao cliente. Pensar em personalizar cliente a cliente então parecia muito distante até pouco tempo atrás.

Agora, tá feito!

Melissa apresentou ótimos exemplos de empresas globalmente reconhecidas pela excelência e inovação na experiência do consumidor como:


Pela inovação e design


Uma das melhores empresas no assunto


Por redefinir conveniência


Pela transformação do seu mercado

Para personalizar a experiência do consumidor se faz necessária informação em tempo real baseada nos costumes e perfil do cliente.

Melissa ainda explorou alguns cases de sucesso da IBM sobre o assunto, escolhi 2 deles:

Case Theraflu

Theraflu é um antigripal que criou um aplicativo para mapear e informar seus usuários onde há casos de resfriado e gripe para que seus consumidores protejam sua familía.

 

Case Medtronic

O app Sugar.IQ utiliza monitoramento contínuo de dados de seus usuários para encontrar padrões ocultos em dados de diabetes. O aplicativo fornece informações personalizadas em tempo real em uma única plataforma que reúne dados relevantes, contexto e insights.

 

Inteligência artificial e big data já está sendo utilizada por inúmeras empresas, sendo assim, a mensagem final para sua replexão e para a minha é Re-imagine, porque os meios já existem e é possível realizar projetos tecnológicos como nunca se viu.

Fontes:
https://www.theraflu.com/cold-flu-tracker/
http://www.healthcareitnews.com/news/medtronic-introduces-ibm-watson-powered-sugariq-diabetes-app

Foto: André Luis dos Santos

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