O PIX já está a todo vapor, agitando o mercado de meios de pagamentos. Há ainda impactos do PIX nas empresas e, consequentemente, nos sistemas de gestão (ERPs). O PIX entrou em operação há uma semana, buscando mais agilidade e praticidade nas transações financeiras. Com uma semana de operação, o PIX movimento cerca de R$ 9 bilhões, no pico mais de R$ 2,5 bilhões em um mesmo dia. Já são mais de 80 milhões de usuários.
O PIX é um sistema de pagamentos e transferências instantâneo que funciona 24h por dia, sete dias da semana. O sistema lançado pelo Banco Central este mês permite transações entre pessoas físicas, jurídicas e pagamento de impostos e taxas, a partir de uma chave de segurança registrada no seu app do banco ou no internet banking. O uso do PIX, elimina a necessidade de troca e cadastro de informações como dados de contas, números de CNPJ ou CPF, como acontece nos já conhecidos TEDs e DOCs. As chaves já estarão vinculadas a todos os dados.
O Banco Central promete alcançar 90% das transações bancárias do país. Toda instituição financeira com mais de 500 mil contas ativa é brigada a disponibilizar o pagamento instantâneo via PIX. E quais serão os impactos na gestão das empresas?
Redução de Custos – O primeiro impacto do PIX deve ser uma redução nas tarifas. Quem opera com muitas transferências, via DOC e TED, sabe que essa uma conta que não é desprezível. Além das taxas, há a possibilidade de reduzir custos de cobrança com a substituição de boletos por QR Codes.
Gestão de Caixa –o fluxo de caixa pode ser o nó górdio de qualquer empresa. O PIX traz a possibilidade de receber pagamentos a qualquer hora, sete dias por semana e de forma instantânea. Na outra ponta, a gestão de pagamentos também precisa de uma organização. Os débitos também poderão ser realizados instantaneamente, a qualquer hora.
Logística e Estoque – aqueles boletos não pagos devem sofrer uma redução drástica. E se o pagamento é instantâneo, o estoque e a logística passam a ser disparados com maior frequência e maior rapidez. Dependendo do negócio, a sua gestão de demanda, dimensionamento de estoque e estrutura de logística pode ser impactada significativamente.
Fim das Maquininhas – não é para já. Mas, em pouco tempo poderemos chegar ao ponto em que está hoje a China, por exemplo, ode se usa o smartphone para tudo. De pagar uma vending machine para pegar aquela garrafa de água até o bilhete do ônibus. Para os negócios, isso poderá eliminar os intermediários de meios de pagamento, agregando mais competitividade e redução de custos. De acordo com o InfoMoney essas empresas cobram 1,7% por transação, em média, podendo chegar a quase 5% por transação. Dá-lhe economia.
Gestão de Clientes – bom, o cerco se fecha para os maus pagadores. Não tem mais falta de tempo, passar no caixa eletrônico, perdeu a hora do internet banking e precisa de novo boleto. Agora, um QR Code está disponível para pagamentos a qualquer hora, de qualquer lugar. E, assim, ficará mais fácil separar o joio do trigo em matéria de cliente que vale à pena manter.
De uma maneira geral, sua empresa poderá se beneficiar de uma boa simplificação das rotinas financeiras, tornando- sua empresa mais ágil, mais enxuta e mais otimizada em termos de custos. Uma boa gestão financeira, além dessa redução de custos do processo, também poderá reduzir a demanda de giro, empréstimos ou antecipações de recebíveis.
A partir do segundo trimestre de 2021, o PIX trará também a possibilidade de estabelecimentos comerciais proverem saques de dinheiro para os clientes. As normas ainda serão anunciadas pelo BC.
É importante pensar ou repensar seus processos internos, os impactos dessa nova modalidade e aquilo que é preciso ser ajustado, inclusive no seu ERP. Certamente, essa é uma evolução que ficará. Um indicativo é que 60% dos brasileiros das classes A, B e C já utilizavam meios digitais de pagamentos, como PayPal, PagSeguro e Google Pay, em 2019, segundo a IDC.
A Energimp, cearense geradora de energia eólica, atualizou o Business One, software de gestão para…
A G2 escolheu a Skyone como parceira exclusiva de tecnologias complementares ao SAP buscando aperfeiçoar…
O setor de telecomunicação está entre os que participam ativamente da economia brasileira. Segundo a…
Grupo B1 Top Partners esteve presente no SAP Concur Fusion Exchange, que aconteceu no dia…
O setor de energia no Brasil vive a sua melhor fase. Diante do momento promissor…
Já está mais do que claro que, para alavancar os negócios nos próximos meses e…
Este site utiliza cookies.