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Indicadores KPI: conheça os mais utilizados na manutenção

Ao longo dos anos, os KPIs de manutenção tornaram-se uma das principais formas de identificar o que necessita de mudanças e como a empresa pode otimizar as suas rotinas. Eles fornecem a gestores uma visão precisa sobre a qualidade dos serviços internos e quais são os pontos fracos. Assim, é possível efetuar modificações precisas e avaliar o impacto das medidas tomadas.

No setor de manutenção não é diferente. E para que o negócio possa avaliar os pontos mais importantes da área, o gestor pode investir na criação de indicadores de performance para a área.

Se você quer saber mais sobre o que é um KPI de manutenção e como ele pode impactar a rotina da sua empresa, veja o nosso post de hoje!

O que é um KPI?

Sigla para Key Performance Indicator (ou Indicador Chave de Performance, em português), o KPI é um indicador voltado para mensurar a performance de fatores-chave para o sucesso de um negócio ou setor. No caso das áreas de venda, por exemplo, ele facilita a identificação da taxa de conversão de anúncios e outros detalhes que impactam diretamente no sucesso de campanhas. Já na logística, os KPIs auxiliam na identificação de fatores que influenciam no desperdício de recursos e aumento dos gastos.

Em outras palavras, um KPI é todo indicador que está relacionado diretamente com fatores que afetam o sucesso de uma área. Tudo aquilo que impacta no alcance de uma meta diretamente ou envolve o core business de uma empresa ou setor pode ser considerado um KPI.

Qual a importância do uso de KPIs para a área de manutenção?

O uso de KPIs no setor de manutenção possui um papel-chave para que a empresa possa atuar de maneira estratégica. Eles influenciam na gestão de custos operacionais, na identificação de gargalos internos e dos pontos que possam impactar na rotina de todas as áreas. Bem estruturados, esses indicadores auxiliam a empresa a ter um time de manutenção proativo, que soluciona problemas antes da companhia ter quedas de produtividade.

Quais são os principais indicadores de performance da área?

A implementação de um KPI de manutenção deve ser feita a partir de um processo de análise das rotinas do negócio. O gestor deve identificar o perfil do setor e, assim, integrar indicadores capazes de melhorar o fluxo de trabalho e evitar desperdícios de recursos. Entre os KPIs mais utilizados, destacamos:

MTBF

Sigla para (Mean Time Between Failures ou Tempo Médio Entre Falhas, em uma tradução livre), o MTBF é um KPI de manutenção utilizado para mensurar o tempo médio entre as falhas de um equipamento. Isso permite ao gestor identificar quais são os equipamentos que apresentam problemas com maior frequência ou acima do esperado.

Para calcular esse indicador, use a seguinte fórmula:

MTBF = tempo total de funcionamento sem problemas em um período / número de falhas

Dessa forma, os profissionais podem modificar a configuração de máquinas, melhorar o uso de softwares e avaliar o que pode ser modificado para tornar o empreendimento mais eficaz. O papel estratégico do MTBF está na sua capacidade de mostrar ao negócio aquilo que influência diretamente nos custos da cadeia operacional: dispositivos com falhas frequentes levam a um índice maior de repetições na rotina de trabalho e erros na execução de tarefas, gerando desperdício de recursos.

MTTR

O MTTR (sigla para Mean Time Between Repair ou Tempo Médio Entre Reparos, em português) dá ao gestor uma avaliação mais precisa sobre o tempo médio em que um dispositivo fica sem funcionar após uma falha. Dessa forma, o gestor pode avaliar o tempo necessário para que os times de manutenção consigam retomar o funcionamento de um dispositivo e, ao mesmo tempo, facilita o planejamento de profissionais caso algo ocorra. O MTTR é calculado da seguinte maneira:

MTTR = tempo total de parada de um dispositivo após uma falha / número de falhas

MO

O custo de mão de obra (MO) facilita a visualização dos gastos reais que a empresa possui para manter um time de técnicos completo. Se o valor for muito elevado, a companhia pode optar por estratégias, como o investimento na automação ou mesmo no outsourcing de TI. Ele é calculado da seguinte maneira:

MO = (custo da mão de obra da área / custo total da manutenção) x 100 (%)

CM

O CM (custo de materiais) é um KPI de manutenção voltado para a empresa avaliar os gastos com peças de reposição e demais materiais utilizados na rotina diária do setor. Assim, a companhia pode identificar desperdícios e melhorar a maneira como as suas operações estão estruturadas. Ele é calculado a partir da seguinte fórmula:

CM = (valor total gasto com materiais de manutenção/custo total da manutenção) x 100 (%)

HH Corretiva

Esse KPI permite que o gestor avalie como é a alocação de mão de obra em serviços de manutenção corretiva. Dessa forma, a distribuição de rotinas pode ser otimizada para criar resultados de maior impacto. Ele é calculado com a seguinte fórmula:

HH Corretiva = total de horas programadas para serviços de manutenção preventivas em urgência / total de HHs programados

HH Preditiva

Esse indicador é semelhante ao HH Corretiva. Porém, ele está focado nas atividades de manutenção preditiva e possui um cálculo feito da seguinte maneira:

HH Preditiva = total de HH programados para o time de manutenção preditiva / total de HH programados (ou apropriados para a área)

HH Preventiva

Esse é um KPI de manutenção focado na área de manutenção preventiva, crucial para o melhor funcionamento da infraestrutura do empreendimento. Ele é calculado a partir da seguinte fórmula:

HH Preventiva = número total de HH programados para a equipe de manutenção preditiva / total de HH programados (ou esperados) para o setor.

Fazendo uma boa medição, implementação e planejamento de KPI de manutenção, a companhia consegue melhorar o funcionamento do setor e ter uma rotina de trabalho mais simples e ágil. Problemas no funcionamento de ferramentas serão menos frequentes, assim como o impacto causado por eventuais falhas. Dessa forma, a empresa conseguirá manter serviços de qualidade e livre de riscos que impactem na sua lucratividade a médio e longo prazo.

Como a sua empresa faz para manter times de manutenção eficazes? Compartilhe o post nas suas redes sociais contando as suas estratégias e aproveite para ensinar seus colegas de profissão sobre os KPIs de manutenção!

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Colaboradores Blog G2

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