A Insole, uma fintech pernambucana que oferece financiamento para a instalação de placas solares, implantou o sistema de gestão Business One da SAP rodando na nuvem da Huawei, em um projeto com consultoria da G2.
O novo ERP deve ajudar a startup a deixar para trás as planilhas de Excel, que não vinham dando mais conta de organizar a empresa, que tem hoje cerca de 220 funcionários e vem crescendo em ritmo acelerado.
Nos últimos três anos, o faturamento da startup fundada em 2013 aumentou 150% anualmente. Só no primeiro semestre de 2021, a empresa já ultrapassou o faturamento de 2020 inteiro.
São números acima da média do mercado, que já cresce de maneira acelerada. Segundo a Absolar – Associação Brasileira da Energia Solar Fotovoltaica, o segmento cresceu 40% no primeiro semestre de 2021.
“Quanto mais a gente cresce, mais complexa fica a nossa gestão. Por isso, optamos pelo SAP Business One, que consegue nos oferecer todo o suporte necessário para a expansão”, pontua Ananias Gomes, CEO da empresa.
A Insole já tinha um ERP rodando, cujo nome a SAP, muito educadamente, não chega a mencionar na sua nota, apontando apenas que ele “ não era capaz de suportar todas as necessidades” da fintech.
Hoje, todos os processos da Insole estão integrados, do pedido, passando pela operação até o faturamento.
A Insole já recebeu mais de R$ 150 milhões em capital de fundos de investimentos e tem um modelo de negócio relativamente simples.
Sediada no Porto Digital, endereço famoso do setor de tecnologia em Recife, a Insole adianta capital para instalação de placas solares, fazendo uma espécie de portabilidade em cima da conta de energia do cliente.
O cliente da Insole “transfere” a sua conta de energia para a fintech, passando a pagar um valor fixo para a companhia, por um período de ao redor de 10 anos.
Assim, ele fica protegido dos reajustes na conta da luz, que nos últimos anos chegaram a 10% anuais. Depois de encerrado o financiamento, o cliente passa a ser dono das placas, com uma economia na casa dos 90% frente à conta da luz. A vida útil dos equipamentos é estimada em 25 anos.
A empresa, que hoje atende 5 mil clientes pessoa física e jurídica nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, planeja expandir sua atuação para o país todo.
Esse é o segundo cliente da G2 na área de tecnologias limpas.
Recentemente, a consultoria começou uma implementação do B1 na Moss, plataforma mundial de compra de créditos de carbono.
A startup opera por meio de uma plataforma digital registrada em blockchain e criptomoedas. Entre os clientes, estão nomes como iFood, C6 Bank, Creditas, Cia. Hering e GOL Linhas Aéreas.
A G2 é uma das maiores parcerias da SAP para a linha B1 no Brasil, atendendo 102 grupos econômicos, com presença em nove países. A empresa tem 67 colaboradores e está presente em 25 cidades em seis estados.
A SAP trouxe o B1 para o Brasil em 2005. Hoje são 150 empresas trabalhando com implementação e 7,5 mil clientes no Brasil, o que é uma cifra respeitável em um universo de 70 mil clientes em todo o mundo.
No ano passado, o Brasil foi líder em receita para o B1 no mundo, um feito ainda mais notável tendo em conta a situação atual do câmbio.
Sobre a G2:
A G2 entrega a melhor solução de gestão para pequenas e médias empresas em nuvem, provendo o ERP SAP Business One, totalmente em compliance com a SAP, empresa alemã líder mundial no segmento. A consultoria possui ampla experiência em empresas de tecnologia, além de segmentos como prestação de serviço, importação, exportação, indústria, varejo, e-commerce, telecom, energia, utilities, engenharia e comércio.
Sobre a Insole:
A Insole é a primeira clean fintech do Brasil e faz parte do principal parque tecnológico Pernambucano, localizado no centro do Recife: o Porto Digital. A empresa oferece soluções financeiras por meio da conta de energia. Com oito anos de mercado, a Insole possui um time de experts no desenvolvimento de soluções financeiras, tecnológicas e de energia, além de ser um dos signatários dos 10 Princípios Universais que surgiram a partir da Declaração do Impacto Global das Nações Unidas. A empresa desenvolve várias ações de engajamento socioambiental fortalecendo seu papel de empresa ESG, sigla em inglês que significa Environmental, Social and corporate Governance, ou melhores práticas ambientais, sociais e de governança, em português. A energia solar é uma fonte limpa e renovável. Cada quilowatt (kWp) solar instalado equivale a menos dióxido de carbono (CO2) lançado no planeta e mais árvores preservadas. A Insole tem capacidade para implementar projetos com diferentes tamanhos e em todas as regiões do país. São mais de 5.000 projetos em todo o Brasil. A Insole é uma empresa pioneira, inovadora e líder de mercado de geração solar distribuída.
Sobre a SAP
A estratégia da SAP é apoiar os negócios para que funcionem como empresas inteligentes. Como líder de mercado em software de aplicativos corporativos, ajudamos empresas de todos os tamanhos e em todos os setores a obter o melhor desempenho. Nossas tecnologias de aprendizado de máquina, Internet das Coisas (IoT) e análises avançadas ajudam a transformar o negócio dos clientes em companhias inteligentes. A SAP fornece às pessoas e organizações uma visão profunda dos negócios e promove a colaboração que os impulsiona a ficar à frente da concorrência. Simplificamos a tecnologia para que as organizações possam adotar nosso software da maneira que desejam – sem interrupções. Nosso conjunto completo de aplicativos e serviços permite que clientes públicos e empresas de 25 setores operem com lucro, se adaptem continuamente e façam a diferença. Com uma rede global de clientes, parceiros, funcionários e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas.