Com o avanço das tecnologias, incluir a empresa no espaço virtual passou a ser um objetivo comum em diversos setores. Para facilitar esse processo, é possível contar com o marketplace, uma plataforma que abrange diferentes marcas.
A seguir, vamos explicar melhor o que é o marketplace e como montar o seu.
Boa leitura!
O marketplace é uma plataforma virtual única que reúne diferentes lojistas de diversos segmentos. O objetivo desse modelo de negócio é conectar vendedores e consumidores, oferecendo uma ampla variedade de produtos.
Em outras palavras, funciona como um grande shopping virtual, onde os consumidores encontram diversas marcas e produtos em um único lugar.
Esse modelo de negócio começou a ser implementado em 2012 e, hoje, muitas empresas já aderiram ao conceito.
Aliás, é possível encontrar marketplaces de vários nichos de mercado, com itens novos e seminovos, além de serviços e vendas a atacado. Alguns exemplos são Americanas, Amazon, Magazine Luiza, Netshoes, entre outros.
Para o consumidor, o marketplace oferece praticidade. Afinal, ele pode conferir diversas opções de um mesmo produto em um único site. Assim, é possível comparar e escolher o melhor preço, prazo de entrega e outras características.
Além disso, o usuário pode comprar produtos de lojas diferentes e efetuar apenas um pagamento.
Já para os lojistas, o marketplace funciona como um modelo de colaboração. Ao anunciar a sua marca na plataforma, ela ganhará mais visibilidade, atraindo mais clientes.
Em relação às vendas, a plataforma oferece algumas vantagens para uma marca. Veja alguns exemplos!
De modo geral, os marketplaces são sites que recebem uma grande quantidade de visitantes todos os dias. Além disso, contam com uma maior relevância no mercado e com consumidores fiéis.
Então, ao anunciar seus produtos na plataforma, você pode se beneficiar dessa autoridade e do grande volume de tráfego que ele recebe. Com isso, poderá atrair novos clientes para o seu negócio.
Em resumo, com a visibilidade e o reconhecimento da plataforma perante o público, o marketplace pode ser uma ótima forma de aumentar o faturamento.
Afinal, seus produtos estarão expostos em uma grande vitrine. Então, ao navegar pela plataforma, o usuário pode se deparar com a sua marca e realizar uma compra.
Em suma, diferente do e-commerce, o marketplace reúne diversas marcas em um só lugar. Logo, toda a infraestrutura para as vendas está pronta para você começar a anunciar seus produtos.
Além disso, a plataforma conta com tecnologia, segurança e meios de pagamentos prontos, assim como estratégias de marketing consolidadas.
Portanto, você terá menos investimentos iniciais para começar as vendas online, já que não será necessário construir um site do zero.
Como o marketplace reúne marcas de diferentes nichos, recebe um público bastante diversificado. Isso significa que, ao disponibilizar suas mercadorias, você poderá atrair novos consumidores, inclusive aqueles que não estavam procurando algo diretamente da sua loja.
Como consequência, ajuda no crescimento do seu negócio. Afinal, já que receberá novas demandas, poderá ter mais oportunidades para inovar e ampliar a sua marca.
A princípio, para começar a vender, o primeiro passo é se cadastrar na plataforma de marketplace. Para isso, entre no site, avalie as informações necessárias e busque os pré-requisitos.
Geralmente são solicitados os dados da empresa, como o CNPJ, a classificação do negócio e informações de contato. Em alguns casos é preciso emitir nota fiscal para poder se cadastrar.
Feito isso, o marketplace analisa todos os dados e documentos, enviando uma resposta sobre a sua aprovação. Se for aprovado, é só configurar a sua loja na plataforma para começar a vender.
Mas atenção: esteja atento à comissão cobrada pela empresa que gerencia o marketplace. Isso porque o valor pode variar de 9.5% a 30% de cada venda realizada.
Essa variação corresponde ao nível de divulgação que você solicita durante o cadastro. Ou seja, quanto maior a visibilidade dos seus produtos, maior também será a comissão.
Além disso, o marketplace também possui um prazo para a liberação dos valores que você recebe em vendas.
O recebimento pode levar de 2 a 45 dias, e o prazo começa a ser contado a partir da data da postagem ou entrega do pedido. Essa política é uma maneira de garantir que você vai atender devidamente aos clientes.
Outro ponto que deve ser avaliado é se a plataforma costuma atrair um público alinhado com o seu perfil de consumidor.
Por fim, leia todas as políticas e termos da plataforma escolhida. Você tem a obrigação de adequar-se a essas condições. Do contrário, pode receber denúncias dos clientes e até ser retirado da plataforma.
Após o cadastro, seus produtos começarão a aparecer em pesquisas de acordo com histórico de buscas e compras.
O consumidor do marketplace pode fechar um único pedido com produtos de mais de uma loja e fazer um só pagamento. A plataforma fará a divisão da transação entre os participantes da venda.
Assim, o cliente recebe uma única cobrança em sua fatura com o valor total, mas cada vendedor recebe a sua parte diretamente em sua conta. Isso facilita tanto o pagamento para o usuário como o recebimento do valor por parte dos vendedores.
Agora que você já sabe como esse negócio funciona, avalie a possibilidade de incluir o seu negócio nesse tipo de plataforma.
Como vimos, o marketplace é um modelo de vendas que tem crescido no mercado digital e pode trazer vantagens para os lojistas. Conheça alguns exemplos!
Mercado Livre
O Mercado Livre é uma plataforma que permite ao usuário anunciar, comprar e vender produtos e serviços. Aliás, é um dos marketplaces mais conhecidos no país e considerado o maior da América Latina.
Amazon
A Amazon é uma das grandes corporações existentes, conhecida por consumidores, vendedores e todo o mercado de negócios. Aliás, é conhecido por praticar alguns dos preços mais competitivos do mercado.
Magazine Luiza
Com boas iniciativas tanto no varejo físico quanto online, o Magalu conquistou um espaço significativo no mercado nacional.
Aliás, hoje o varejo online incorporou o marketplace da Netshoes e da Zattini. Isso torna a marca um dos melhores marketplace para investir no país.
Americanas Marketplace
No marketplace, a marca era conhecida como BW2 e reúne sites renomados como Shoptime, Submarino e Americanas.
A empresa conta com uma grande base de usuários ativos e oferece vantagens e benefícios para os lojistas que desejam se posicionar na plataforma.
Netshoes
A Netshoes é um exemplo de plataforma de nicho, sendo considerada uma referência em artigos esportivos no país. Então, para pessoas que atuam nesse segmento, a plataforma é uma ótima opção, já que atrai pessoas com interesses específicos.
Como visto, o marketplace pode ser uma ótima ferramenta para quem deseja começar a divulgar o próprio negócio online. Com diferentes plataformas disponíveis no mercado, vale a pena avaliar a que melhor atende às necessidades da sua marca.
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