Não há empresa que se preze que não tenha o desejo de alcançar o sucesso nas mais diversas áreas, como o atendimento ao cliente, que reflete também em ganhos financeiros. Porém, para que isso se concretize, a melhoria de processos é fundamental.
Dentro desse contexto, os processos precisam ser otimizados de forma estratégica, para que a empresa se torne mais dinâmica e possa trazer resultados positivos para todos que se envolvem com ela de alguma forma, como clientes, funcionários e direção.
A tecnologia tem um papel fundamental em tudo isso, uma vez que os novos recursos, como softwares de gestão, podem fazer com que as atividades sejam realizadas com mais agilidade e eficiência.
Neste post, vamos explicar por que otimizar processos é uma decisão estratégica, como a tecnologia impacta a otimização de processos e se a empresa perde a competitividade quando falha nesse processo. Acompanhe tudo isso nos tópicos a seguir!
O ato de otimizar processos pode ser definido como um conjunto de ações colocadas em prática para eliminar ou reduzir gastos que não são essenciais para a organização. Esses gastos podem ser materiais ou devidos ao uso de equipamentos ou recursos humanos.
No que se refere a recursos humanos, por exemplo, um software de gestão pode fazer com que os colaboradores de uma empresa levem menos tempo para realizar determinadas tarefas.
Os processos devem ser bem estruturados e aderentes à realidade empresarial e cultural. Eles precisam ser ágeis o suficiente para que os clientes tenham o tempo de reposta esperada de acordo com o mercado. Esses fatores são preponderantes para ganhar eficiência operacional e de escala.
Se pegarmos o exemplo de uma startup que tem processos estruturados, verificaremos que essa empresa tem mais chance de sucesso do que outras empresas que também estão em crescimento.
Essa realidade se justifica porque nos processos há questões relativas a auditoria, rastreabilidade e tempo de resposta. E não é só o atendimento que deve ser visto com uma necessidade de mercado, mas também como tudo isso é retroalimentado, pensando em uma logística reversa atrelada a produtos ou serviços.
Outro ponto que deve ser observado de forma estratégica é a compreensão de que existem diferentes níveis de maturação quanto ao tratamento dos processos.
Nesse caso, o grande aspecto a ser observado é o entendimento e a percepção do dia seguinte do mercado, da organização e do modelo colocado.
É preciso compreender como prever situações e analisar como o ambiente em que a empresa está inserida impacta seus processos, pois leva a novas configurações de negócios em um curto espaço de tempo.
A tecnologia impacta a otimização de processos por meio da implementação de ERPs ou softwares de gestão nas organizações. Esses programas, em primeiro lugar, devem apresentar uma boa relação custo-benefício e alto valor agregado.
Um bom exemplo desses programas é o SAP Business One, que já atende a mais de 6 mil empresas em todo o Brasil e 60 mil empresas no mundo. Esse software pode ser implantado por empresas de diversos segmentos e tamanhos, desde aquelas com pouquíssimos usuários, em início de operação, até empresas mais estruturadas, como grandes corporações.
Logo, não é preciso ser uma grande companhia para contar com os benefícios desse ERP. Muito pelo contrário, as empresas menores também precisam fazer esse investimento, para que cresçam de forma mais saudável e organizada.
Ao implantar o uso da tecnologia nas empresas, portanto, é preciso ter em mente que o processo é a base de tudo para a organização. Conhecendo o processo entende-se a necessidade de automação para fazer mais com menos. Ou seja, é possível trabalhar com menos pessoas, mais controle, rastreabilidade e confiança na informação.
Esse fator aumenta a chance de tomar decisões melhores em uma menor quantidade de tempo.
Podemos dizer que a tecnologia é responsável por transformar dados em informação, municiando os empresários para a tomada de decisão. Isso quer dizer que, com o sistema de automação, haverá integridade na informação, levando a uma tomada de decisão e antecipação de movimentos.
A resposta para essa pergunta é sim, uma vez que uma empresa que falha na otimização de processos pode ser ultrapassada pelas concorrentes. Além disso, também deixa de ter um dos principais benefícios que a otimização gera, que é a confiabilidade da operação.
O diretor financeiro ou CFO da empresa, por exemplo, precisa ter conhecimento do fluxo de caixa e acompanhar a margem diária de lucros da empresa, verificar as tendências de mercado e as projeções do fluxo de caixa na organização.
Dessa forma, a melhor solução para não perder a competitividade é ter todas as informações em um único ambiente. Assim, elas podem ser prontamente colocadas em pauta, em qualquer situação. Tudo isso só é possível com um sistema ERP, como o SAP Business One.
O SAP Business One é considerado hoje a melhor alternativa do mercado para empresas em crescimento, proporcionando um melhor custo-benefício, marca e base instalada.
Em resumo, pode-se dizer que o SAP Business One não é somente a compra de uma tecnologia, mas sim de um ticket para uma comunidade de empresas que primam pelas melhores práticas, em troca de informações valiosas, como o conhecimento de mercado e o benchmarking. Isso ocorre porque a SAP faz grandes investimentos na promoção da interação entre as empresas.
Outra vantagem do SAP Business One é que esse programa também pode atuar em conjunto com outras soluções tecnológicas com as quais a empresa já trabalhe. Desse modo, há uma integração de tarefas, gerando melhorias de processos para a organização.
Agora você já sabe como a melhoria de processos pode beneficiar a sua empresa e como o SAP Business One pode ajudar nesse aspecto.
A G2 Tecnologia é uma empresa parceira da SAP, que não só vende, mas também implementa o SAP Business One nas organizações.
Contamos com conhecimento e recursos para proporcionar o melhor serviço para que você possa otimizar os processos e garantir uma maior competitividade e lucratividade. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!
A Energimp, cearense geradora de energia eólica, atualizou o Business One, software de gestão para…
A G2 escolheu a Skyone como parceira exclusiva de tecnologias complementares ao SAP buscando aperfeiçoar…
O setor de telecomunicação está entre os que participam ativamente da economia brasileira. Segundo a…
Grupo B1 Top Partners esteve presente no SAP Concur Fusion Exchange, que aconteceu no dia…
O setor de energia no Brasil vive a sua melhor fase. Diante do momento promissor…
Já está mais do que claro que, para alavancar os negócios nos próximos meses e…
Este site utiliza cookies.