A maioria das empresas deseja otimizar seus processos, assim como aumentar sua produtividade. É por isso que, na busca por soluções para esses problemas, muitos gestores se deparam com os conceitos da metodologia lean.
Em português, a palavra “lean” é traduzida como “enxuta” e busca representar a capacidade que toda empresa tem de produzir com qualidade. O princípio é simples, uma vez que um dos motivos que levam um negócio a parar de crescer não é, necessariamente, ter problemas para conquistar clientes, mas desperdiçar os recursos que possui.
Por isso, a ideia busca constantemente a eficiência do negócio e a integração entre os colaboradores. Preparado para saber mais sobre como a metodologia lean funciona? Então, continue a leitura!
O conceito surgiu no Japão nos anos 80, em que os japoneses aplicavam o termo “lean manufacturing” para fabricar carros de maneira mais produtiva. De uma forma simples, a metodologia visa reduzir o desperdício de recursos de uma empresa.
Logo, tudo o que não estiver agregando valor ao serviço ou produto deve ser removido do processo — já que representa um gasto que pode ser evitado, como desperdício de materiais, tempo, mão de obra etc.
Em outras palavras, a metodologia lean se dedica a manter o foco no corte de custos desnecessários, aumentar a produtividade e, consequentemente, ampliar o valor agregado ao cliente.
A metodologia segue a ideia de criar o máximo de valor com o mínimo de recursos possível. Por isso, a empresa deve compreender o que é importante para o consumidor e dedicar seus esforços em satisfazê-lo adequada e continuamente. No final, o negócio precisa entregar um serviço ou produto que supere as expectativas, proporcione valor e que não gere desperdício.
Para atingir esse propósito, as organizações precisam ajustar seus processos, gerenciamento de tecnologias e ativos para criar valores de maneira integrada em todas as etapas e em todos os setores. Com essa integração, cria-se um padrão de processos que precisa de menos capital, esforços, espaço físico e tempo para produzir produtos e serviços — gerando menos custos, defeitos e desperdícios.
Implementar a metodologia lean não precisa ser algo complicado. Pelo contrário, essa tarefa pode ser facilitada com a ajuda de um ERP (Enterprise Resource Planning). Esse sistema de gestão empresarial auxilia e apoia os processos de colocar a filosofia em prática. Veja a seguir, com mais detalhes, como o ERP pode ajudar você.
De acordo com a metodologia, toda atividade que não gera valor à empresa deve ser eliminada. O ERP centraliza todos os processos do negócio por meio de rotinas e fluxo de trabalho e, por isso, é capaz de apontar as oportunidades de melhoria.
Além disso, integrar essas ferramentas pode auxiliar na redução de tempo de espera por informação. De forma geral, o sistema serve como uma fonte de informação para mapear as melhorias, documentar os novos processos e medir o desempenho.
A colaboração entre pessoas (mesmo de setores diferentes) é um dos pilares da metodologia lean e o ERP pode melhorar muito a comunicação e o compartilhamento de informações dos funcionários.
Essa ação não só reduz os retrabalhos e tempo de espera por informação, como ajuda a melhorar o atendimento ao cliente, que é um dos objetivos principais de todo negócio.
A metodologia lean não é um projeto com data final, mas uma filosofia que foca na melhoria contínua. Mesmo com algumas metas definidas inicialmente, os resultados devem ser continuamente revisados para que novas metas surjam e se crie o ciclo de melhoria contínua.
Um sistema de ERP ampara a implantação e o acompanhamento de novos processos com a emissão de relatórios e Business Intelligence, que podem criar alertas quando uma atividade não está saindo como o desejado.
Como você viu, ao adotar a metodologia lean sua empresa pode se concentrar no que é mais importante, cortar custos, evitar desperdício e, sobretudo, obter maior produtividade. Agora que você conhece esse conceito, pode começar a aplicá-lo para colher todos os seus benefícios.
Gostou deste post? Então assine a nossa newsletter e receba outras informações relevantes que compartilhamos por lá!
A Energimp, cearense geradora de energia eólica, atualizou o Business One, software de gestão para…
A G2 escolheu a Skyone como parceira exclusiva de tecnologias complementares ao SAP buscando aperfeiçoar…
O setor de telecomunicação está entre os que participam ativamente da economia brasileira. Segundo a…
Grupo B1 Top Partners esteve presente no SAP Concur Fusion Exchange, que aconteceu no dia…
O setor de energia no Brasil vive a sua melhor fase. Diante do momento promissor…
Já está mais do que claro que, para alavancar os negócios nos próximos meses e…
Este site utiliza cookies.