Se você é dono do próprio negócio, muito provavelmente já ouviu falar sobre o que é IPO (Initial Public Offering, em inglês). Essa sigla representa nada menos do que a entrada do seu estabelecimento no mundo das ações.
Na tradução para o português, IPO significa Oferta Pública Inicial, e ocorre quando a empresa vende ações para o público pela primeira vez. Ao longo dos anos e em diferentes lugares do mundo, organizações puderam arrecadar milhares de dólares com a abertura de capital.
Preparamos este conteúdo para que você entenda com mais detalhes o que é essa prática, como ela funciona e como ela pode servir para o seu negócio. Acompanhe!
Primeiramente, é preciso entender que, ao disponibilizar ações da empresa para a compra pública, os sócios também estão renunciando de parte da sua propriedade. Sendo assim, ela passa a ter acionistas que possuem, com os donos, uma pequena parte da mesma.
Geralmente, as ações são vendidas na bolsa e distribuídas entre pequenos investidores, com um preço que pode variar de centavos a milhares de dólares.
Porém, pode acontecer de investidores adquirirem uma grande quantidade de ações daquele negócio e, efetivamente, começarem a tomar decisões dentro da organização.
No Brasil, as ações são comercializadas na Bolsa de São Paulo, a Bovespa. Quando uma empresa inicia o processo de IPO, ela se torna uma Sociedade Anônima, ou S.A.
Basicamente, quando você já tem um negócio estruturado, rentável, com bons funcionários e operações sólidas e está pronto para levar sua empresa a um novo patamar.
Dito isso, é importante considerar dois pontos na hora de realizar um IPO: o valor monetário recebido e o reconhecimento do seu negócio.
O primeiro porque, quando você vende uma parte da sua empresa para novos investidores, você pode gerar uma boa quantia em dinheiro e, dessa maneira, realizar novos investimentos e aquisições. No fim das contas, esses são pontos essenciais para que o negócio continue crescendo em direção ao sucesso.
Já o segundo é pelo fato de seu empreendimento aumentar percentual de crescimento anual, o que significa que é um bom negócio. Consequentemente, isso atrai a atenção de mais investidores e faz com que eles comprem suas ações.
O IPO representa um grande passo para qualquer organização. Afinal, somente consegue realizá-lo negócios bem-sucedidos e com chances de crescimento. Porém, todo processo tem suas vantagens e desvantagens. Acompanhe, agora, cada uma delas.
A primeira das vantagens é o aumento natural dos lucros da empresa. Ao colocar as ações para a compra pública, o crescimento do lucro é quase imediato.
Toda empresa que entra no mercado de ações deve seguir às regras e práticas estabelecidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela Bovespa.
Sendo assim, toda a gestão de negócios precisa se tornar ainda mais rigorosa, a fim de acompanhar o que é determinado.
Uma gestão mais otimizada é acompanhada de uma maior transparência nas atividades. Isso gera um fortalecimento da imagem da companhia e melhora a relação com os investidores.
O processo de abertura do capital da empresa depende da contratação de um banco financeiro, o que é bastante burocrático e custoso.
Por envolver outros investidores, com o IPO, você e seus sócios originais podem passar a ter uma menor flexibilidade na tomada de decisões e um menor controle da propriedade dos negócios.
O IPO é uma ótima alternativa para empresas que querem conquistar o sucesso e colher mais frutos. É verdade que seu negócio pode levar alguns anos para arrecadar milhares de reais, mas, definitivamente, vale a pena entender como a abertura de capital pode ser benéfica para sua organização.
Agora que você sabe o que é IPO e como ele funciona, certamente, quando a hora chegar, sua empresa estará mais do que preparada para entrar com o pé direito no mundo das ações.
Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o com seus amigos que possam se interessar pelo assunto nas suas redes socais!
A Energimp, cearense geradora de energia eólica, atualizou o Business One, software de gestão para…
A G2 escolheu a Skyone como parceira exclusiva de tecnologias complementares ao SAP buscando aperfeiçoar…
O setor de telecomunicação está entre os que participam ativamente da economia brasileira. Segundo a…
Grupo B1 Top Partners esteve presente no SAP Concur Fusion Exchange, que aconteceu no dia…
O setor de energia no Brasil vive a sua melhor fase. Diante do momento promissor…
Já está mais do que claro que, para alavancar os negócios nos próximos meses e…
Este site utiliza cookies.