Quantas vezes passamos horas trabalhando e, mesmo assim, no final do dia sentimos que não tivemos tempo suficiente para executarmos algumas tarefas da forma que gostaríamos? Nesses momentos, precisamos aprender a otimizar o nosso tempo, aumentando a produtividade no trabalho.
Pensando nisso, no post de hoje trouxemos cinco dicas que você pode começar a aplicar desde já e que, certamente, trarão impacto em sua produtividade. Confira!
1. Esteja 100% presente
Quando tiver um trabalho para cumprir, concentre-se nele. Tire da sua mente as preocupações com outros prazos ou resultados anteriores. Isso é muito importante, tanto para que você mantenha o foco, como para que você impeça que frustrações prévias reverberem nos projetos seguintes.
Para isso, deixe ao seu alcance somente aquilo que for necessário para a sua tarefa e, se possível, evite se comunicar com pessoas que não estão diretamente envolvidas com essa atividade enquanto estiver debruçado nela.
Essa dica pode parecer óbvia, mas é importante lembrar-se sempre dela, pois vivemos numa época de multitasking — ou seja, a capacidade de realizar várias atividades ao mesmo tempo — e isso pode sair do controle.
2. Entenda por que você faz o que você faz
Um péssimo hábito que muitas pessoas cultivam no trabalho é o de se concentrar nos objetivos e esquecer do processo. Manter-se inspirado é um grande desafio!
A melhor forma de se manter motivado no seu trabalho é compreendendo os impactos de cada tarefa no resultado final e na busca pelos objetivos da sua empresa e da sua carreira. Você perceberá que encarar a sua rotina com esse tipo de pensamento vai preenchê-la de significado e você se tornará mais focado, naturalmente.
3. Divida suas metas em tarefas
O melhor jeito de se concentrar no presente é dividir as metas em tarefas: dessa forma você transforma objetivos em processo. Pergunte-se quais são as ações que você precisa executar para garantir os resultados que você almeja. Depois, organize essas ações ao longo do seu prazo.
Essa dica te ajudará a manter o foco e te impedirá de se frustrar ainda mais quando não atingir as metas. Você vai parar de enxergar apenas fracasso onde, na verdade, houve muito trabalho duro — e provavelmente muito aprendizado também — seu e da sua equipe.
Terminado o trabalho, utilize o sistema de tarefas para fazer uma avaliação e tentar detectar em quais tarefas vocês acertaram, em quais vocês erraram e por quê. Afinal de contas, todo trabalho é uma oportunidade de se aperfeiçoar.
4. Livre-se da perfeição
O perfeccionismo é o principal inimigo do prazo. Ele faz com que você não consiga tirar uma tarefa das suas mãos, uma vez que a insegurança impede que você enxergue a qualidade atingida em seu trabalho.
Livre-se desse tipo de pensamento! Confie no seu desempenho e no desempenho da sua equipe e elabore critérios objetivos para julgá-los. Enquanto essa avaliação for muito subjetiva, você pode sentir dificuldades para perceber o quão bom é o produto de vocês.
5. Não se preocupe com o que você não pode resolver
Em sua empresa, você muito provavelmente pode contar com pessoas de talentos bastante diferentes. A sua equipe foi composta dessa forma justamente para ser capaz de lidar com as mais variadas situações e buscar as melhores soluções para cada caso.
Sendo assim, confie nela. Delegue as tarefas que a sua equipe puder resolver e se ocupe daquilo que só cabe a você. Mas, atenção: isso não significa que você não deva se informar dos resultados da sua equipe!
Foque em suas atividades e deixe para se preocupar com as incumbências dos outros apenas no caso de elas não terem sido cumpridas corretamente, ou caso eles precisem de alguma ajuda. Para que isso funcione, é importante também que você zele por uma boa comunicação no ambiente de trabalho.
Esperamos que as nossas dicas possam ajudar você a entregar resultados melhores e a garantir mais produtividade no trabalho. Se você já tentou alguma dessas estratégias ou tem algum outro hábito que te faz trabalhar de forma mais eficiente, divida sua experiência conosco, nos comentários!