A qualidade dos processos de logística de uma empresa está diretamente ligada à sua capacidade de manter-se lucrativa e com clientes fidelizados. Negócios com uma rotina de entrega de mercadorias eficaz evitam o desperdício de recursos, atendem com mais qualidade as demandas do mercado e são mais competitivos.
Quando uma empresa depende em parte — ou em totalidade — de processos logísticos como meio de sobrevivência no mercado, todas as atenções se voltam para essas atividades, principalmente os investimentos em melhorias. Nesses casos, é importante que os gestores reconheçam o papel da logística para o sucesso da companhia e saibam manter uma rotina de trabalho eficaz e inteligente.
Porém, ainda que outras empresas não trabalhem diretamente com logística, elas também dependem de alguns processos logísticos eficientes para garantir bons resultados. Quando a entrega de mercadorias e outras rotinas relacionadas à área funcionam corretamente, a companhia pode agregar valor aos seus serviços e manter-se com alta lucratividade.
A seguir, falaremos mais sobre o que são processos logísticos e como eles se inserem dentro das pequenas e médias empresas. Confira abaixo e saiba como otimizá-los!
Monitoramento de fornecedores
Ainda que a negociação e o relacionamento com fornecedores sejam processos voltados para a atividade de compras, o monitoramento das entregas dos fornecedores na empresa faz parte dos processos logísticos. Isso envolve diretamente as atividades de recebimento e gestão de estoque.
A eficiência desse processo ajuda a garantir que os prazos serão cumpridos, a garantir níveis mínimos de estoque e evitar que as mercadorias não faltem nas prateleiras. Quando uma empresa não consegue obter as suas matérias-primas dentro dos prazos desejados, as chances do negócio enfrentar atrasos e prejuízos são elevadas além do que é considerado seguro: toda a cadeia operacional pode ser interrompida diante da incapacidade do empreendimento encontrar os recursos necessários para atender às demandas de clientes e parceiros comerciais.
Diante disso, é importante que a empresa mantenha uma comunicação constante com os seus fornecedores. Planeje medidas para evitar atrasos na entrega de produtos e que seja necessário adquirir novas matérias-primas em regimes de urgência. Assim, você evitará que gargalos tornem-se uma situação frequente no ambiente corporativo.
Gestão de estoques
Pequenas e médias empresas também precisam gerenciar estoques, ainda que eles sejam bem pequenos. O controle de estoque é um dos processos logísticos que são mais evidentes em PMEs.
Garantir uma gestão de estoque eficiente ajuda a entender melhor a demanda dos clientes, realizar compras de mercadorias mais condizente com a realidade, evitar faltas ou excessos em estoque e reduzir índices de desperdícios. Além disso, garante que o capital da empresa será bem investido na compra dos materiais e que perdas sejam menos frequentes.
Uma das formas mais eficazes de manter um bom controle de estoque é adotando uma ferramenta de gestão. Ele dá aos profissionais da área um ambiente centralizado para que todos os itens nos estoques da companhia tenham a sua quantidade, validade e disponibilidade mensurada com precisão. Dessa forma, as chances da companhia não conseguir manter um rígido controle sobre os seus recursos internos será a menor possível.
Previsão de demanda
A previsão de demanda está diretamente ligada à gestão de estoques e ao sucesso do negócio. Com uma gestão de estoque eficaz, é possível obter informações a respeito da demanda em períodos anteriores e usar isso como base para as decisões de compra — análise que deve ser aliada ao estudo do mercado.
Avaliando o histórico de vendas da empresa, o gestor pode criar estratégias de vendas mais inteligentes e competitivas. A companhia compreenderá como o mercado demanda pelos seus produtos em cada época do ano. Esses dados poderão ser utilizados para criar novas estratégias, que focam nos itens com maior potencial de venda em cada época do ano.
Além disso, uma previsão de demanda assertiva contribui para deixar a gestão de compras e estoques ainda mais eficiente, garantindo que os itens que serão comprados atenderão à procura dos clientes ao mesmo tempo em que evita excesso ou faltas no estoque. Para a empresa, isso dará mais capacidade para que a entrega de produtos ocorra dentro dos prazos acordados com clientes e parceiros comerciais.
Monitoramento de transporte
Ainda que o transporte não seja a atividade-fim de uma empresa, ela pode depender desse serviço para realizar as entregas de suas mercadorias aos clientes. Quando é o caso, o monitoramento do transporte também é um processo logístico que precisa ser eficiente. Ele ajuda a garantir que os prazos combinados serão cumpridos, garantindo, também, a satisfação dos clientes.
Monitorar todos os fatores envolvidos na entrega de mercadorias também auxilia o negócio a ter mais recursos para investimentos. Avaliando como cada rota interfere nos prazos e gastos com manutenção, o gestor poderá rastrear os percursos mais econômicos e ágeis. Assim, a companhia poderá evitar desperdícios e manter um fluxo de entregas mais eficaz e confiável.
Fortalecendo a cadeia de suprimentos
Processos logísticos envolvem monitoramento dos fornecedores e do transporte, passando pela gestão de estoques e outros processos relacionados a ela — como a previsão de demanda, por exemplo. Com o controle sendo feito de uma ponta a outra, pode-se dizer que há uma integração entre fornecedores, empresa e seus parceiros, buscando melhorar continuamente seus processos.
É disso que trata o gerenciamento da cadeia de suprimentos — a sinergia entre as empresas envolvidas. Quando essa cadeia é fortalecida e as empresas passam a ter objetivos em comum — a otimização de resultados e a satisfação de seus clientes —, todas se fortalecem e passam a competir no mercado como um grupo, em vez de tentar sobreviver individualmente.
É importante que o gestor saiba o que são processos logísticos pois eles fazem parte de qualquer empresa, ainda que elas sejam PMEs. Garantir a eficiência deles é garantir melhores resultados, redução de custos, maior eficiência, redução de desperdícios e contribuir para aumentar a satisfação dos clientes com relação aos produtos e serviços oferecidos.
Em outras palavras, um bom conjunto de processos logísticos dá espaço para que o negócio possa atuar de maneira estratégica. Os seus fornecedores, clientes e parceiros comerciais serão beneficiados por um conjunto de rotinas integradas, com prazos definidos e alta confiabilidade.
Esses fatores, combinados, causarão uma grande mudança no negócio. A capacidade da companhia manter-se competitiva mesmo em momentos de alta demanda será maximizada, uma vez que gestores estarão preparados para tomar as melhores medidas para evitar atrasos e problemas de performance.
Em caso de dificuldades, a companhia também pode contar com um parceiro estratégico para solucionar eventuais problemas de logística. Ele fará uma auditoria completa dos processos internos em busca de possíveis gargalos, riscos em potencial ou rotinas que possam ser otimizadas por meio de novas políticas de gestão. Dessa forma, a empresa poderá manter-se com um fluxo de trabalho mais eficaz e alinhado com as expectativas do mercado.
Agora que você sabe o que são processos logísticos, quer saber mais sobre como essa rotina pode ser executada com mais qualidade com o apoio de um serviço de consultoria? Então entre em contato conosco!