001 735 9193      info@financeplus.com      1010 Avenue of the Moon, NY 10018 US.
Categorias: Gestão Empresarial

Saiba como precificar um produto com 5 dicas

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre como precificar um produto. Adotar, sem critérios, os números praticados pela concorrência ou dobrar o valor de compra dos insumos e mercadorias são práticas comuns no meio empresarial, mas que podem ser fatais para o negócio caso o preço estabelecido não seja suficiente para manter as atividades, garantir capital de giro e remunerar os sócios.

Para entender um pouco mais sobre precificação, acompanhe nossas 5 dicas a seguir!

Mensure seus custos

Não é possível entender como precificar um produto sem passar, primeiro, pela mensuração dos seus custos, uma etapa essencial na gestão do estoque.

Nesse momento, a maior preocupação do empreendedor deve ser a apuração do custo de uma unidade de seu produto, mercadoria ou prestação de serviço. Para isso, você precisa conhecer os custos fixos e variáveis.

O custo fixo tem relação com a estrutura de sua empresa e envolve valores que você vai ter de pagar mesmo que não produza ou venda durante o período. São gastos como aluguel ou contas de consumo, que precisarão ser rateados conforme a necessidade do produto. Já o custo variável compreende valores proporcionais ao seu nível de atividade, como os materiais necessários para fabricar um produto.

Para chegar aos custos, analise a linha de operação da sua empresa e contabilize todos os valores incorridos até o momento da disponibilização do produto para venda.

Conheça as despesas

Entenda que o custo refere-se ao esforço da empresa para destinar o produto para venda, enquanto as despesas são os gastos que ocorrem após essa etapa e devem fazer parte da formação do preço.

Entre as despesas, estão incluídos os valores a serem pagos, por exemplo, em tributos, publicidade e propaganda e comissões para vendedores.

Acompanhe a concorrência

O custo, normalmente, é o ponto de partida para compreender como precificar um produto. No entanto, você pode tomar o caminho inverso e aplicar um preço similar ao da concorrência, desde que tenha total ciência a respeito de sua estrutura de custos para que o valor estabelecido seja suficiente para pagar a produção.

Na verdade, a concorrência deve ser sempre um fator de referência na formação do preço. Isso porque, mesmo se o seu cálculo partir do custo, é necessário comparar os seus preços com os do mercado para que o resultado final esteja em sintonia com o que é praticado no seu ramo de atuação.

Considere o valor agregado

Você pode precificar, também, por meio do valor agregado. Nessa metodologia, o ponto central é considerar o valor de aspectos intangíveis, como exclusividade no mercado, diferencial do produto ou retorno garantido e mensurável para o cliente.

Porém, para que você saiba como precificar um produto por meio do valor agregado, é necessário ter o domínio da sua estrutura de custos e conhecer os preços da concorrência.

Use o preço como estratégia

O preço é fator fundamental nas estratégias da empresa, principalmente se seu objetivo é manter um fluxo de caixa saudável. Compreender todo o caminho até a definição do preço permite atuar de forma diferenciada junto ao seu público-alvo, concedendo descontos e divulgando promoções para aumentar as vendas.

Você pode até atuar de forma mais agressiva e manter produtos com margem de lucro zerada (ou que dão prejuízo) no seu mix, de maneira que funcionem como atrativos para que o público compre outros itens mais rentáveis, compensando a venda das “iscas” abaixo do custo.

Você precisa saber como precificar um produto se quiser manter a saúde financeira do seu negócio. Para facilitar a gestão dos custos e formar o preço da melhor maneira, conte com um sistema ERP efetivo no tratamento dessas informações para que a tomada de decisão seja cada vez mais assertiva.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta aqui nos comentários!

Compartilhar
Publicado por
Colaboradores Blog G2

Recent Posts

Energimp atualiza SAP Business One com G2

A Energimp, cearense geradora de energia eólica, atualizou o Business One, software de gestão para…

12 meses atrás

G2 estabelece parceria estratégica com Skyone

A G2 escolheu a Skyone como parceira exclusiva de tecnologias complementares ao SAP buscando aperfeiçoar…

12 meses atrás

Telecomunicações: quatro tendências para ficar atento em 2024

O setor de telecomunicação está entre os que participam ativamente da economia brasileira. Segundo a…

1 ano atrás

Consultorias SAP criam grupo com foco em SAP Business One

Grupo B1 Top Partners esteve presente no SAP Concur Fusion Exchange, que aconteceu no dia…

1 ano atrás

G2 promove evento para debater o momento atual do mercado de energia

O setor de energia no Brasil vive a sua melhor fase. Diante do momento promissor…

1 ano atrás

A Inteligência Artificial vai abrir as portas para hackers?

Já está mais do que claro que, para alavancar os negócios nos próximos meses e…

1 ano atrás

Este site utiliza cookies.