O que 2023 reserva para o mundo corporativo? Certamente, essa frase acompanhou diversas organizações durante o desenvolvimento do planejamento estratégico para esse ano. Afinal, com os reflexos do fim da pandemia, presenciamos um verdadeiro otimismo em relação a expansão dos negócios. Contudo, avançado mais da metade do ano, é importante seguirmos atentos as novas formatações de mercado, sobretudo, estar a par das novas tendências.
Depois de um ano repleto de reviravoltas como 2022, mesmo em meio as incertezas e instabilidades econômicas que se acentuam no Brasil, ainda assim podemos dizer que as expectativas para o ano vigente se mantiveram altas. Segundo a pesquisa “Agenda”, realizada pela Deloitte, sete em cada dez empresas pretendem investir em expansão em 2023.
O estudo ainda apontou que, dentre as estratégias listadas pelas empresas entrevistadas, 65% irão investir em pesquisa e desenvolvimento, 48% irão buscar por parcerias com startups no apoio para oferta de novos produtos ou serviços e, 87% deverão aumentar seus investimentos em treinamento e formação de suas equipes.
Os dados em si apontam que, diferentemente de três anos atrás, quando o foco era buscar atingir resultados fora da empresa, neste ano, a estratégia das organizações está em alinhar os seus processos internos a fim de obter maior estabilidade. Diante disso, novas tendências vêm acompanhando o atual movimento das empresas. Listo a seguir as seis principais:
Apesar de parecerem distintas, todas essas tendências têm um aspecto em comum: o acompanhamento da jornada de transformação digital das empresas, sendo um fator que vem ganhando atenção nas companhias. Não à toa, de acordo com a pesquisa “Transformação Digital no Brasil: perspectivas e desafios”, realizada pela IDC, o investimento em transformação digital no país deve crescer 20,4% em 2023, chegando a US$ 76 bilhões.
Precisamos enfatizar que, após passado o boom da chegada de novas soluções por meio da tecnologia, o momento agora exige que as empresas mantenham os seus olhares mais apurados internamente, a fim de consolidar os objetivos traçados no início do ano. Até porque, 2023 ainda não acabou e, certamente, ainda há muito a ser feito.
Por Glaucia Vieira é sócia-proprietária da G2, consultoria especializada em SAP Business One.
Mídia
Monitor Mercantil
GS1 Brasil
Economia SP
Portal Yoba
Sindseg SC
O Salim News
Cabresto Blogspot
Sucesso No Campo
Gazeta MT
Blog Jornal da Mulher
A Energimp, cearense geradora de energia eólica, atualizou o Business One, software de gestão para…
A G2 escolheu a Skyone como parceira exclusiva de tecnologias complementares ao SAP buscando aperfeiçoar…
O setor de telecomunicação está entre os que participam ativamente da economia brasileira. Segundo a…
Grupo B1 Top Partners esteve presente no SAP Concur Fusion Exchange, que aconteceu no dia…
O setor de energia no Brasil vive a sua melhor fase. Diante do momento promissor…
Já está mais do que claro que, para alavancar os negócios nos próximos meses e…
Este site utiliza cookies.