Lidar com o elevado volume de informações e a alta competitividade do mercado tem sido um grande desafio para as empresas, inclusive aquelas que não produzem bens de maneira direta, como as construtoras. Contudo, esse é um problema que tem solução: por meio do uso de um software CRM.
Essa é uma ferramenta que permite uma gestão imobiliária eficiente, com diversas soluções para construtoras, auxiliando no desenvolvimento de uma estratégia comercial adequada para cada cliente.
Porém, porque devo me preocupar com o software CRM? Como ele pode ser benéfico para minha construtora? Quer saber qual a resposta para essas perguntas? Então, não perca mais tempo e comece já sua leitura!
O que é um software CRM?
O Customer Relationship Management ou software de gestão de relacionamento com o cliente é uma ferramenta para estratégia de vendas com enfoque total no cliente.
Apesar de ser uma prática antiga nos mais diversos tipos de empresas, inclusive em construtoras, o relacionamento focado no cliente se tornou uma prioridade no mercado cada vez mais competitivo e amplo.
Imagine que uma negociação não tenha resultado satisfatório pela falta de informações ou, até mesmo, por deficiência na busca pelo imóvel. A credibilidade de sua empresa não seria das melhores, concorda?
Por isso, o software CRM é um software de gestão tão crucial para construtoras. Com ele, o usuário pode acessar o banco de dados e executar diversos processos de maneira integrada, contribuindo, portanto, para o sucesso da negociação.
Vale ressaltar que esse é um sistema em nuvem, ou seja, todas as informações são armazenadas em um banco de dados, com total segurança — o acesso é permitido somente às pessoas autorizadas, mantendo a privacidade dos clientes.
Por que usar o software CRM em construtoras?
Você saberia dizer qual é o fator crucial para que uma venda seja bem-sucedida? Nós te ajudamos nessa resposta: a abordagem comercial.
Isso nada mais é do que uma prática de venda saudável, com foco na satisfação do cliente.
Porém, muitas vezes, essa tarefa se torna um pouco complicada, já que são inúmeros imóveis, para um número ainda maior de clientes, o que dificulta a execução correta dos procedimentos da construtora.
É aí que entra o CRM: essa ferramenta de estratégia permite uma gestão eficiente dos clientes, mantendo o foco da construtora em conhecer detalhadamente cada um deles.
Imagine como seria trabalhoso para uma empresa consultar cada um dos imóveis e verificar qual deles mais se adéqua as preferências de determinado cliente. Ou, ainda, encontrar o imóvel correto, mas ter que procurar em uma planilha ou agenda o contato do cliente que o solicitou.
Além de ser uma tarefa que despenderia muito trabalho, o tempo gasto para encontrar cada imóvel ou cliente seria enorme, reduzindo a eficiência dos processos.
Porém, com o software CRM esse cenário se transforma: todas as informações sobre clientes e imóveis são armazenados em nuvem, podendo ser acessadas a qualquer momento e local.
Além disso, o cruzamento dos dados é realizado pelo próprio software, que o faz em tempo real, de maneira rápida e eficiente.
Dessa maneira, a gestão de relacionamento com o cliente passa a ser uma tarefa automatizada, permitindo uma tomada de decisão lógica, baseada nas informações armazenadas no CRM.
Quais as vantagens do uso do CRM?
Agora que você já sabe como usar o software CRM em uma construtora, é o momento de conhecer alguns benefícios dessa ferramenta e entender porque ela é uma ótima solução. Vamos lá
1. Melhor gestão de clientes
Como já dissemos, o objetivo principal de uma organização, como uma construtora, é o cliente. Por isso, voltar a gestão para garantir o melhor serviço para eles deve ser o coração da empresa.
Porém, muitas vezes, acaba se tornando uma tarefa difícil administrar toda a carteira de clientes em uma construtora, já que eles são inúmeros, com diferentes necessidades.
Então que tal contar com a ajuda do CRM? Com esse software é possível ter acesso detalhado aos clientes, com uma busca rápida e eficiente, sem a necessidade de longas pesquisas em papéis.
Assim, o profissional consegue ter acesso diretamente ao que procura, obtendo todas as informações necessárias — como necessidades e preferências do cliente, além dos seus objetivos de compra.
Isso transforma a sinergia empresarial e a maneira de se relacionar, já que você entregará ao cliente exatamente o que ele deseja, sem ficar andando em círculos até tentar encontrar aquilo que está mais perto do que ele buscava.
2. Otimização do trabalho
Além de um bom relacionamento com o cliente, oferecer um trabalho de qualidade é um diferencial para empresas que desejam se destacar no mercado.
Como não é mais necessário perder tempo pesquisando inúmeras informações, já que a busca é imediata, o trabalho é mais eficiente.
Com um extenso banco de dados, o software CRM armazena as informações valiosas sobre o perfil dos clientes, permitindo que elas sejam acessadas de qualquer lugar.
Imagine que você encontrou o imóvel que determinado cliente buscava, mas não se recorda quem é, então, o que fazer? Com o CRM você pode usar o filtro para fazer a busca por informações específicas, atendendo assim os pedidos com agilidade, independe do local onde estiver.
3. Qualidade na organização
Organizar as atividades em papel é uma tarefa complicada em construtoras, já que são inúmeros afazeres, em diversas áreas. Além disso, esse método acaba causando confusão, pois as tarefas ficam acumuladas, dificultando a sua compreensão.
Mas com o CRM o cenário muda: além de um banco de dados com todas as informações dos clientes e imóveis, é possível organizar as atividades, eliminando a necessidade de verificar regularmente quais são as próximas tarefas.
O software avisa ao usuário qual será a próxima atividade a ser realizada, permitindo que ele se organize, reduzindo os atrasos e falhas causadas pela ineficiência na gestão de desempenho.
E não é só isso: o CRM também é um ótimo aliado quando o assunto é comunicação. Como o usuário possui acesso a informações detalhadas sobre os clientes, ele sabe exatamente suas preferências, adotando a abordagem correta.
Assim, ele poderá se preparar para cada atividade, reunindo inclusive tarefas semelhantes — como, por exemplo, agrupar clientes com as mesmas necessidades para fazer uma apresentação, otimizando o tempo, que poderá ser utilizado para outras atividades.
Percebeu como o software CRM é uma ferramenta extremamente importante para construtoras? Além de permitir uma melhor organização das tarefas, ela possibilita um relacionamento saudável com o cliente, aumentando as chances de fidelização.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o software CRM? Que tal estender o assunto? Então saiba quais as diferenças entre ERP e CRM e qual software e mais adequado para sua empresa!