De acordo com dados apresentados pelo 38º Webshoppers, do Ebit/Nielsen e divulgado pelo portal e-commerce Brasil, apenas no primeiro semestre de 2018, o e-commerce apresentou um crescimento de 12,1% em nosso país. Esse número deve ser ainda mais expressivo em 2019, uma vez que mais pessoas terão acesso à internet, com o tráfego no mundo chegando a 2 zettabytes, conforme mostra uma reportagem do portal ITF 365.
Por conta disso, é interessante que os proprietários de lojas virtuais fiquem atentos para as tendências de e-commerce no ano de 2019. Confira as principais delas, a seguir!
A presença de chatbots para o esclarecimento de dúvidas dos clientes em sites de compra deve ser ainda mais presente em 2019. As pessoas já estão se habituando a esse tipo de ferramenta e a inteligência artificial se desenvolvendo de tal forma, que a linguagem das respostas é muito natural.
O comércio eletrônico automatizado, também chamado de a-commerce, portanto, é uma tendência, que gera economia de tempo e menos despesas para os clientes.
O portal Tecmundo apresentou um estudo que aponta um crescimento de 3% na venda de dispositivos mobiles em 2019. Isso quer dizer que mais pessoas estarão conectadas de forma móvel, por meio de smartphones e tablets.
Como mais indivíduos terão esses equipamentos, mais compras serão feitas por eles. É imprescindível, portanto, que você tenha um site responsivo para favorecer os resultados e o crescimento do seu e-commerce.
As inovações tecnológicas, como o pagamento por bitcoins ou os pedidos feitos por voz, embora de forma um pouco tímida, também devem despontar no ano de 2019.
Nos Estados Unidos, por exemplo, os consumidores podem pedir produtos do supermercado Walmart por comandos de voz. Em breve essa novidade também pode chegar por aqui.
As ferramentas de big data são relevantes para estratégias de marketing personalizadas e outras finalidades. Elas podem ser ainda mais utilizadas no comércio virtual em 2019.
Já a realidade aumentada deve ser cada vez mais inserida, para que os clientes possam ter uma visão mais ampla dos produtos que pretendem adquirir. Isso pode ser feito com vídeos mostrados por meio da leitura de QR Codes, aplicativos que veiculam a experiência de outros clientes de forma interativa etc.
Conforme destacamos anteriormente, haverá um crescimento nas compras feitas por meio de dispositivos móveis. É por isso que os e-commercers também poderão desenvolver aplicativos próprios, como ferramentas dos seus sistemas de gestão.
A ideia é que sejam desenvolvidos apps que exibam os produtos e facilitem a compra para os usuários. Podem ser oferecidas opções, como deixar salvo os números de cartões de crédito de forma segura.
Essas são algumas das principais tendências de e-commerce para o ano de 2019. É importante que você fique sintonizado com elas, para não sair perdendo diante da concorrência. Pelo contrário, procure colocar tudo em prática para estar um passo à frente.
E para que você possa começar o ano aperfeiçoando a sua loja virtual, recomendamos que leia o nosso post com “5 dicas para aperfeiçoar a gestão do e-commerce”. Não deixe de conferir!
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