001 735 9193      info@financeplus.com      1010 Avenue of the Moon, NY 10018 US.

Tira teima! Afinal, o armazenamento em nuvem é seguro?

O armazenamento em nuvem traz consigo vantagens interessantes para empresas de todos os tamanhos, como redução no uso de espaço físico, economia, mobilidade, rapidez e segurança. Esse último quesito, porém, ainda é bastante questionado por aqueles que desconfiam da segurança de suas informações sigilosas e estratégicas armazenadas em nuvem.

Se você faz parte desse grupo ou está inseguro acerca da proteção dos seus dados, acompanhe este artigo para saber se você realmente tem motivo para ficar desconfiado. Mostraremos as razões para o armazenamento em nuvem ser considerado tão seguro e o que você pode fazer para reforçar ainda mais essa proteção.

Por que o armazenamento em nuvem é imune a ameaças?

Os serviços baseados em Cloud Storage geralmente seguem normas internacionais rígidas de segurança, muitas vezes assegurada por certificações ISO e criptografias avançadas. Mas os fatores que tornam essas soluções seguras vão muito além dessas questões protocolares e tecnológicas, que podem ser de difícil entendimento.

Para você ter uma ideia melhor, vamos listar alguns pontos mais práticos da segurança de um armazenamento em nuvem. Confira:

Gestão de acesso nas suas mãos

Enquanto a segurança é garantida pelas empresas que comercializam as soluções na nuvem, quem tem o controle para determinar o nível de sigilo dos arquivos armazenados é você, ou o gestor da sua empresa. Os administradores da conta, por contrato, são os responsáveis por definir quem tem acesso aos dados.

Camadas de privacidade

O controle do acesso aos dados que acabamos de citar é possível graças às camadas de privacidade ou segurança. São elas que dão a liberdade para o gestor da conta definir como as informações armazenadas são vistas e alteradas. Você pode, por exemplo, proibir um certo grupo de funcionários de acessar o sistema de forma remota por seus smartphones pessoais.

Eliminação do risco de acidentes físicos

Quando se guardam arquivos em HDs ou pastas, você assume o risco de perder essas informações em incêndios, enchentes, problemas elétricos ou roubos. Esses problemas não afetam os seus dados na nuvem, mesmo que aconteçam nos servidores do seu fornecedor.

Informações fragmentadas

Cada um de seus arquivos depositados na nuvem é fraccionado em diversas partes. Isso significa que, mesmo nas raríssimas chances de ataques de hackers, os dados não terão utilidade, pois eles não terão todos os fragmentos e, com isso, não terão acesso às informações.

Recuperação e portabilidade dos arquivos

No armazenamento em nuvem, os backups são feitos automaticamente. Como se isso já não bastasse, caso a fornecedora venha a falir, você pode reaver e migrar seus dados para outros servidores sem custos.

O que você pode fazer para otimizar a segurança dos seus dados?

Escolher um software de gestão e segurança na nuvem

Esse é o primeiro passo para começar a contar com todas as vantagens do Cloud Storage. Lembre-se de fugir das opções gratuitas (pois existe o risco de venda das informações) e de estabelecer cláusulas de privacidade no contrato.

Caso você não queira ter nenhuma preocupação quanto a esses detalhes, a G2 tecnologia pode ser uma solução. Nossa nuvem IBM preza por uma estrutura segura e automatizada, que traz mais economia e confiança para você focar em seu negócio.

Excluir arquivos inúteis

O sistema de segurança torna-se mais eficiente e focado quando informações desnecessárias são apagadas. Essa tarefa cabe a você, pois a nuvem não identificará se aquilo terá importância ou não em seu trabalho.

Dificultar as suas senhas

As suas senhas devem ser mais complexas de acordo com a importância de manter seus arquivos sigilosos e longe de possíveis invasões. Não seja óbvio e atualize-as mensalmente.

Manter seus antivírus ativos

Os serviços na nuvem em si já são muito seguros, mas um reforço vindo de um bom e atualizado antivírus é muito relevante para dobrar a proteção aos seus arquivos. Assim, você se prevenirá de malwares e possíveis invasores.

A nuvem é um ambiente com diversos recursos contratuais, normativos e tecnológicos para garantir a proteção das suas informações. Mas o mais interessante é que você pode contribuir para fortalecer a segurança da sua empresa com algumas ações essenciais, como as questões das senhas e do antivírus. Dito isso, podemos afirmar que sim, o armazenamento é seguro e sua empresa pode preservar seus arquivos sem medo de perdê-los.

Você ainda tem dúvidas de sobre a segurança do armazenamento em nuvem? Conte-nos a sua impressão nos comentários!

Compartilhar
Publicado por
Colaboradores Blog G2

Recent Posts

Energimp atualiza SAP Business One com G2

A Energimp, cearense geradora de energia eólica, atualizou o Business One, software de gestão para…

12 meses atrás

G2 estabelece parceria estratégica com Skyone

A G2 escolheu a Skyone como parceira exclusiva de tecnologias complementares ao SAP buscando aperfeiçoar…

12 meses atrás

Telecomunicações: quatro tendências para ficar atento em 2024

O setor de telecomunicação está entre os que participam ativamente da economia brasileira. Segundo a…

1 ano atrás

Consultorias SAP criam grupo com foco em SAP Business One

Grupo B1 Top Partners esteve presente no SAP Concur Fusion Exchange, que aconteceu no dia…

1 ano atrás

G2 promove evento para debater o momento atual do mercado de energia

O setor de energia no Brasil vive a sua melhor fase. Diante do momento promissor…

1 ano atrás

A Inteligência Artificial vai abrir as portas para hackers?

Já está mais do que claro que, para alavancar os negócios nos próximos meses e…

1 ano atrás

Este site utiliza cookies.