Todas as ocorrências econômico-financeiras de uma empresa devem ser registradas. E nessa prática, cada uma delas é representada por um lançamento contábil — ou mais, às vezes — na escrituração.
Além dos livros contábeis serem de elaboração obrigatória por lei aos empreendimentos, eles são de extrema importância para gerenciamento de processos, visão das finanças e planejamento estratégico — e a base deles são os registros. Portanto, erros em lançamentos geram uma série de impactos negativos e induzem gestores e demais profissionais a dados equivocados.
Para que você não corra esse risco, vamos agora esclarecer dúvidas pertinentes sobre contabilidade. Confira:
Cada conta representa um fato generalizado que influencia nos resultados e no patrimônio da empresa. Por exemplo, “Duplicatas a pagar” existe em todos os planos de contas. É utilizada sempre que se registra o pagamento de uma compra feita em parcelas, referenciando a nota fiscal.
São os grupos que classificam e detêm as contas — ativo, passivo e de demonstração de resultados.
Dentro do ativo estão as contas positivas para o patrimônio, como valores a receber, contas bancárias, caixa e bens imobilizados. O passivo abrange as obrigações, com prestações a serem pagas, folha de pagamento e impostos. E o grupo de resultados, como o nome diz, apura o resultante decorrente de receitas e despesas relacionadas a mercadorias ou serviços. No caso das despesas, valores administrativos também fazem parte.
Os lançamentos como fazemos no Brasil, conforme o padrão internacional de escrituração, seguem o método de partidas dobradas — com data e histórico. Ou seja, o mesmo valor é utilizado uma vez em débito e outra em crédito.
Os termos “crédito” e “débito”, no uso para escrituração, não podem ser vistos no sentido literal — quando o valor é debitado em determinada conta não significa que foi debitado da conta. Por exemplo:
No caso, o preço da compra foi atribuída à conta de resultados relacionada a despesas administrativas. Enquanto no caixa, com pagamento da aquisição creditada nele, houve saída de dinheiro.
Em alguns casos, o lançamento contábil pode ter a utilização de duas contas para crédito ou débito. Porém, o valor terá de ser igual no total de ambos.
No exemplo acima, um carro para a empresa foi comprado. Na transação, R$ 10 mil se retirou das disponibilidades do caixa e o restante foi pago com cartão da conta bancária A, à vista. Então, aplicou-se R$ 40 mil na conta do ativo imobilizado e se retirou a mesma quantia de outras duas somadas, também do ativo.
Sempre que o empreendimento adquire algo recebendo crédito em longo ou curto prazo de um fornecedor ou prestador, a provisão deve ser feita. E o mesmo é previsto no caso da carga tributária.
O lançamento acima registrou a compra de um caminhão financiado. O ativo recebeu o valor do bem, provisionado para a conta de obrigação do passivo.
Agora, o registro foi do pagamento de uma parcela, diminuindo a dívida ativa. Ao final de todas as prestações, o montante terá saído das disponibilidades e a conta de obrigação será zerada.
Com uma escrituração de determinado período totalmente concluída, os saldos de débito e crédito na verificação do balancete devem ser os mesmos. No balanço patrimonial, o total de ativos e passivos também precisam ser iguais. Daí a importância de os lançamentos sempre fecharem o valor na partida dobrada.
Além de os relatórios não serem corretamente emitidos, o não fechamento correto dos saldos das operações pode gerar pareceres com dívidas aparentemente não pagas ou com ativo parcialmente não contabilizado.
Tem mais alguma dúvida sobre lançamento contábil ou alguma dificuldade específica em sua escrituração? Compartilhe com a gente nos comentários!
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