No inicio do mês, publicamos um artigo “realista-esperançoso” apontando indicadores positivos da atividade econômica no país e elencando 12 prioridades para as empresas nesse momento. Também alertávamos para que a retomada da economia fosse encarada com cautela, sem otimismo exacerbado – uma orientação de muitos economistas e analistas. Mas, essa pergunta é natural: a tecnologia e um bom ERP (Sistema de Gestão) fazem diferença?
Sempre. Mas, o ERP não é a panaceia. Já há algum tempo que vivemos num mundo em que a tecnologia tem papel central na vida das pessoas e na gestão e operação das empresas. O ERP e outras tecnologias promovem automação de processos, dão mais visibilidade e acurácia a números e promovem melhor controle sobre a operação. O resultado são empresas mais eficientes, mais competitivas e lucrativas.
No ano passado, o Portal ERP divulgou a 3ª edição do estudo “Panorama dos Mercado de Software de Gestão ERP no Brasil”, em que 4.857 empresas e 5.208 entrevistados foram abordados. O insight desta pesquisa é o índice de satisfação do público com o ERP chegando a quase 85%. Esse índice era de 77% na pesquisa anterior, de 2016.
Os ERPs ganharam maturidade e incorporaram as especificidades, exigências e melhores práticas de cada segmento da economia – o SAP BUSINESS ONE, por exemplo, possui 550 módulos que o capacita a atender virtualmente qualquer perfil de empresa sem grandes dores ou intermináveis projetos de customização. Ou seja, essa evolução permitiu um maior grau de “estandardização” dos sistemas de gestão e mais aderência “by design”. Além disso, os sistemas e plataformas ganharam a nuvem, o que tornou os projetos menos invasivos e eliminou necessidades de altos investimentos em infraestrutura – redes, servidores, equipes.
A transformação digital das empresas é irreversível e 2020 será marcado como uma espécie de “tipping point”. As empresas que estavam nessa jornada aceleram sua iniciativas digitais e as demais correram atrás do prejuízo (na verdade, do lucro). Isso nos leva ao CFO Research, uma pesquisa global realizada pela Grand Thorthon, em agosto desde ano, que dá uma dimensão de como a tecnologia será fundamental na retomada:
O primeiro aspecto é que o ERP ajuda a melhorar as práticas de gestão. Mas, num momento de retomada um bom sistema de gestão permite ainda controlar melhor os processos e assim verificar rapidamente onde estão os gargalos. Outro ponto é gerir melhor estoques, já que para o negócio funcionar é preciso ter um nível de estoque. E para não perder dinheiro é necessário evitar excesso de estoque. Na outra ponta, o ERP oferece a oportunidade de otimizar equipes, reduzindo ou reaproveitando em outras atividades, a partir da automatização de processos e tarefas.
Um bom ERP irá lhe proporcionar inúmeras facilidades. O SAP Business One é um software de gestão empresarial que atende empresas de todos os setores no mundo inteiro. São mais de 10 mil clientes no Brasil, entre pequenas, médias e grandes empresas. Algumas vantagens do Business One são:
O SAP Business One é um software de gestão empresarial que oferece uma forma única de gerir toda uma empresa – desde vendas e gestão das relações com os clientes até finanças e operações. As funcionalidades do ERP SAP Business One simplificam os principais processos de um negócio, possibilitando a otimização da operação e permitindo operar com base em informações confiáveis. Algumas das funcionalidades são:
Organizar todas as informações que você considera cruciais para entender, monitorar e gerenciar o seu negócios e possibilitar que você:
Ao que tudo indica, há uma janela de oportunidade se abrindo. Não há razão para otimismo exacerbado. Não existirá uma fórmula mágica ou um movimento do “seo ministro” que fará com que o mercado mude da agua para o vinho. O que será necessário é muito foco, determinação e trabalho. E ainda, é preciso estar bem preparado, no controle para suplantar concorrentes e agarrar as oportunidades para crescer. A tecnologia, e isso inclui ferramentas de gestão como o ERP, serão mais fundamentais do que antes.
A Energimp, cearense geradora de energia eólica, atualizou o Business One, software de gestão para…
A G2 escolheu a Skyone como parceira exclusiva de tecnologias complementares ao SAP buscando aperfeiçoar…
O setor de telecomunicação está entre os que participam ativamente da economia brasileira. Segundo a…
Grupo B1 Top Partners esteve presente no SAP Concur Fusion Exchange, que aconteceu no dia…
O setor de energia no Brasil vive a sua melhor fase. Diante do momento promissor…
Já está mais do que claro que, para alavancar os negócios nos próximos meses e…
Este site utiliza cookies.