Ações de marketing e comunicação estão entre os caminhos mais comuns para empresas que buscam aumentar os seus resultados de negócio. Dentro desse contexto, quando falamos de marketing digital, esse investimento faz ainda mais sentido. No entanto, de nada adianta investir se a organização não for capaz de mensurar o retorno gerado.
Nesse sentido, o Retorno Sobre Investimento (ROI) é uma das principais métricas utilizadas para calcular o quanto a empresa está ganhando com suas campanhas. Neste post, nós vamos mostrar a você o que é ROI, porque ele é importante para sua estratégia e de que forma pode ser feito o seu cálculo. Confira!
O que é ROI?
Como você pôde perceber na introdução do post, ROI é a sigla para Return On Investment — em português, Retorno Sobre Investimento. É o indicador mais utilizado para avaliar o quanto uma organização obtém de retorno a partir de um investimento em comunicação ou marketing. Ou seja, um número que indica se o seu negócio perdeu ou ganhou em relação àquilo que investiu.
Normalmente, ele é analisado apenas no que diz respeito às campanhas de marketing e a sua otimização. No entanto, é sempre bom lembrar que saber o que é ROI pode ser também importante para outras decisões da empresa, como os investimentos futuros ou até mesmo a captação de novos recursos.
Por que é uma métrica importante para sua empresa?
Independentemente do tipo ou do tamanho, empresas costumam ter dois tipos de gastos financeiros: os custos e os investimentos. A maior diferença entre eles está justamente no resultado que cada um proporciona. O primeiro tem relação com tudo aquilo que a empresa gasta para se manter em funcionamento. O segundo, por sua vez, inclui os gastos que trazem melhorias e mais rentabilidade para o negócio.
Diante desse contexto, entender o que é ROI e fazer seu cálculo é uma atividade essencial, pois é dessa maneira que você poderá avaliar se tudo o que está investindo não está apenas servindo para aumentar o gasto em vez de trazer resultado.
Ou seja, essa é uma análise que vai gerar uma lista de atividades futuras que têm o objetivo de trazer melhorias para o indicador. Ações como a otimização de campanhas, ou até mesmo o redirecionamento de investimentos, são algumas das possibilidades.
Como calcular o ROI?
Nós sabemos que apenas entender o que é ROI não basta para a compreensão do papel dessa métrica em sua estratégia. Por esse motivo, vamos entender agora também como calcular o ROI. Diferente do que você deve estar pensando, essa é uma métrica bastante simples de se calcular.
Para fazer isso, basta subtrair o valor do investimento da receita obtida no período, dividindo o resultado novamente pelo valor investido. Vejamos um exemplo para facilitar o entendimento: digamos que no primeiro mês do ano sua empresa investiu R$2 mil em campanhas e iniciativas de marketing digital, trazendo uma receita para empresa de R$7 mil.
Se usarmos a fórmula citada acima, o resultado da subtração do valor investido da receita obtida (R$7 mil – R$2 mil) será de R$5 mil. Se dividirmos esse número pelo investimento (R$2 mil), o resultado será um ROI de 2,50. Ou seja, para cada R$1 investido nesta estratégia, a empresa obteve um retorno de R$2,50. Simples assim.
Entender o que é ROI e como calcular essa métrica é o primeiro passo para saber como sua empresa está investindo. Afinal de contas, é esse indicador que vai mostrar se o esforço está sendo bem aproveitado pela organização.
Insira esse cálculo no dia a dia do seu negócio e, se restar alguma dúvida durante o processo, é só fazer o seu comentário abaixo!