001 735 9193      info@financeplus.com      1010 Avenue of the Moon, NY 10018 US.
Categorias: Gestão Empresarial

Disruptiva, eu também quero ser!

Anoto alguns temas pra escrever aqui no blog e este há meses ocupa minha lista. Tenho ouvido o termo “disrupção” com mais frequência há pelo menos 1 ano. É uma tendência, uma forma de inovar, de se destacar, é a criação de uma ideia genial de negócio que rompe com um modelo tradicional de se ofertar um produto ou serviço.

Então. Eu também quero ser disruptiva! Como é que faz? Onde programo isso no meu cérebro?
Pois é. Quem não quer ter uma ideia genial de negócio? Haja pesquisa, imaginação, poder de persuasão e espírito empreendedor, é por aí.

Quando se busca exemplos de negócios disruptivos, as empresas citadas são, na maioria das vezes, as mesmas. Quer dizer que não é tão fácil assim.
Dependendo do seu nível de otimismo você julgará o feito difícil demais ou que há espaço a beça pra encontrar a bendita ideia disruptiva pra chamar de sua.
Eu fico no 2º grupo! Por aqui já não comercializamos nossa solução na modalidade antiga, compra de licenças com instalação em servidor local (On Premise), somos mais nuvem, somos SaaS (Software as a Service), somos ERP na nuvem, somos SAP como SaaS, nós demos um passo adiante, mas ainda há muito espaço pra inovação, opa, para disrupção.

Uma destas empresas disruptivas estava citada hoje numa matéria com mais uma novidade, foi o empurrão que eu precisava pra escrever sobre o assunto.
O Uber tem contratado deficientes auditivos como motoristas. Um componente relevante nos casos de sucesso de disrupção nos negócios é o foco em um grupo de pessoas negligenciado, neste caso não foi um grupo de clientes mas a ideia não deixou de ser genial, rompeu com os padrões. Os motoristas com deficiência auditiva do Uber usam seus próprios veículos já adaptados às suas necessidades especiais. Como se sabe o negócio do Uber é apoiado em tecnologia, então os clientes informam o endereço do percurso antes e são avisados de que seu motorista tem a deficiência. Os motoristas se utilizam do Waze, comunicam-se à sua maneira para oferecer as balas e água e são sempre elogiados pelos clientes. O Uber criou uma oportunidade de trabalho para os deficientes auditivos. Golaço!

Outro exemplo é o Quinto Andar que desburocratiza o mercado imobiliário. Airbnb também é outro caso sempre citado, quem nunca entrou no site pra dar uma espiada? É um sucesso no mundo todo.

Encerro aqui com uma lição de casa “5 dicas para criar um negócio disruptivo”, vamos fazê-la juntos porque ainda não me veio nenhuma idéia genial enquanto escrevia este post:

  1. Não deixe de incluir a tecnologia como fator importante para o sucesso da sua ideia de negócio disruptivo, ela sempre ajuda no controle e facilidade de gestão do negócio além de poder simplificar o acesso do seu público alvo à sua oferta
  2. Desburocratizar ou transformar um mercado já estabelecido são critérios relevantes, considere
  3. Outro ponto é se sua ideia rentabiliza ou compartilha recursos subutilizados
  4. Se o negócio é voltado a um público negligenciado atende a um outro quesito de sucesso do negócio disruptivo
  5.  Prepare-se para o sucesso mas também para possíveis novos inimigos, só se lembrar do caso Uber novamente, ainda temos uma guerra entre os taxistas e eles. Esta reportagem sobre o Quinto Andar x Corretores imobiliários descreve o mesmo problema. Acho que será um padrão, então, leve em conta e previna-se!

Votos de novos negócios disruptivos pra mim e pra você, até breve!

Compartilhar
Publicado por
Glaucia Vieira

Recent Posts

Energimp atualiza SAP Business One com G2

A Energimp, cearense geradora de energia eólica, atualizou o Business One, software de gestão para…

5 meses atrás

G2 estabelece parceria estratégica com Skyone

A G2 escolheu a Skyone como parceira exclusiva de tecnologias complementares ao SAP buscando aperfeiçoar…

5 meses atrás

Telecomunicações: quatro tendências para ficar atento em 2024

O setor de telecomunicação está entre os que participam ativamente da economia brasileira. Segundo a…

6 meses atrás

Consultorias SAP criam grupo com foco em SAP Business One

Grupo B1 Top Partners esteve presente no SAP Concur Fusion Exchange, que aconteceu no dia…

6 meses atrás

G2 promove evento para debater o momento atual do mercado de energia

O setor de energia no Brasil vive a sua melhor fase. Diante do momento promissor…

8 meses atrás

A Inteligência Artificial vai abrir as portas para hackers?

Já está mais do que claro que, para alavancar os negócios nos próximos meses e…

8 meses atrás

Este site utiliza cookies.