O mercado de locação de veículos vive um momento de intensas transformações, com projeções de crescimento bastante positivas em 2025 para aqueles que souberem adaptar seu modelo de negócios às tendências que estão remodelando o setor e as necessidades dos consumidores. 

Se, há uma década, a ideia de alugar um veículo, equipamento ou mesmo um notebook era vista como uma solução específica para grandes empresas ou indivíduos em situações pontuais, hoje o cenário é completamente diferente. 

O aluguel não é mais apenas uma alternativa, se tornando um estilo de vida e um modelo de negócio amplamente adotado em que “alugar é o novo comprar”. Essa mudança reflete uma transformação cultural profunda, onde a posse de bens deu lugar à busca pela praticidade e eficiência. 

No final do terceiro trimestre de 2024, como prova disso, a frota total das locadoras nacionais chegou a 1,6 milhão automóveis e comerciais leves, segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla). 

No entanto, especialistas do setor apontam que o crescimento está apenas começando, o que eleva as oportunidades destas empresas crescerem e se consolidarem. Mas, para isso, é preciso agir desde já, se atentando aos desafios do mercado de locação e incorporando as tendências que estão remodelando essa área. 

Neste texto, explicaremos a fundo a realidade deste segmento no Brasil, e quais ferramentas e oportunidades poderão contribuir para dar passos mais firmes em um crescimento sustentável em 2025. 

Confira os tópicos que serão abordados: 

Boa leitura. 

Mercado de locação de veículos no Brasil

No Brasil, o mercado de locação de veículos está em franca expansão. Em 2021, segundo dados divulgados no relatório “Tendências e Previsões de Crescimento para 2025”, ele foi avaliado em US$ 1,7 bilhão, devendo atingir US$ 2,7 bilhões até 2027. 

Na pandemia, contudo, foi um dos setores mais afetados pelo isolamento social, impactando o aluguel de veículos diante da impossibilidade de locomoção. À medida que voltamos à “normalidade”, este mercado começou a demonstrar sinais bastante positivos de recuperação. 

Seu crescimento também foi positivamente impactado pelo turismo nacional, uma vez que o Brasil é um dos grandes destinos turísticos do mundo e tende, dessa forma, a também contribuir com uma maior procura pelo serviço de aluguéis de carros. 

Em janeiro deste ano, como prova disso, mais de 2,8 milhões de turistas internacionais estiveram em nosso território, o maior número da história – o que é visto com muitos bons olhos para a maior demanda do mercado de locação de veículos. 

Existem grandes players que dominam este segmento no Brasil, responsáveis por uma participação significativamente ativa em seu faturamento. E, com os constantes avanços tecnológicos, seu foco principal vem sendo aprimorar seus serviços para conquistar uma maior base de clientes através do universo online e maximizar a lucratividade.  

Hoje, os serviços ofertados pelo mercado de locação de veículos costumam ser bem segmentados por tipo de aplicação, de reserva, de veículo e usuário final, o que expande ainda mais sua capilaridade no Brasil. 

Quais os maiores desafios do mercado de locação de veículos?

Por mais que o mercado de locação de veículos tenha enormes oportunidades de expansão, estas empresas ainda enfrentam desafios significativos que, se não forem devidamente gerenciados, podem prejudicar seu crescimento e desempenho frente aos concorrentes. 

Entenda melhor esse cenário abaixo: 

Baixo preço de veículos seminovos 

Impulsionado pelos altos juros e descontos oferecidos pelas montadoras nos carros zero quilômetro, muitas locadoras sofrem enormes dificuldades devido à depreciação dos seminovos, uma vez que o valor obtido na venda destes veículos é crucial para financiar a compra de novos e manter a frota atualizada. 

Quanto maior for essa baixa dos preços, menor será o valor obtido na revenda dos veículos, diminuindo, assim, a margem de lucro das locadoras, o que pode forçar com que muitas elevem suas tarifas de aluguel, correndo o risco de perderem competitividade.  

Falta de um serviço personalizado 

Os consumidores prezam, cada vez mais, por experiências únicas e personalizadas às suas necessidades, o que demanda do mercado de locação de veículos um olhar constante e cuidadoso para atender essa demanda. 

Porém, diante de tantas empresas de locação despontando no país, como se diferenciar dos concorrentes e atrair a atenção e fidelização dos clientes? Um serviço genérico, em meio a diversas escolhas, pode fazer com que uma locadora perca espaço para outra que se preocupe com uma experiência mais individualizada. 

Alta demanda sustentável 

Ao mesmo tempo em que é uma enorme oportunidade de crescimento, a alta demanda sustentável na locomoção mundial também pode representar um desafio para o mercado de locação de veículos, se não souberem como atender essa demanda mundial. 

Com a crescente conscientização da população acerca da preservação ambiental, a preferência por veículos mais sustentáveis e ecologicamente amigáveis também ganhou força, exigindo do mercado um maior investimento em modelos elétricos e híbridos com menor emissão de gás carbônico. 

Os custos envolvendo manutenção, recarga e substituição de baterias, contudo, ainda é um grande desafio não só para o mercado de locação de veículos, como para todas as montadoras, até que encontrem uma solução economicamente mais viável de atender essa demanda mundial sem prejuízos financeiros. 

Não ter a tecnologia como aliada 

Pode parecer surpreendente diante de tantos avanços tecnológicos, mas ainda existem muitas locadoras que não utilizam essas ferramentas como aliadas estratégicas para seu desempenho e destaque competitivo. 

Em um mercado orientado por dados, a falta deste investimento pelo mercado de locação de veículos pode ocasionar em processos burocráticos, lentos e pouco intuitivos para o cliente, indo desde a reserva até a devolução do veículo. 

Além de prejudicar a experiência do consumidor, pode danificar a eficiência operacional da montadora, insistindo em processos lentos e desatualizados que elevem os riscos de inconformidades, retrabalho e maior custo operacional. 

Isso, sem falar da falta de proteção nos dados de seus consumidores, o que abre margem para ataques cibernéticos e vazamentos de informações valiosas que irão comprometer sua confiança no segmento. 

Como impulsionar o crescimento do mercado de locação de veículos em 2025?

Apesar das dificuldades que impactam o mercado de locação de veículos, há muitas expectativas positivas para o crescimento deste setor em 2025, principalmente diante de tendências que estão remodelando essas operações e que podem contribuir ainda mais com essa prosperidade. 

Confira abaixo dicas fundamentais do que as locadoras devem se atentar para impulsionar seu crescimento e destaque competitivo neste ano: 

Invista na tecnologia 

A tecnologia não é apenas um suporte operacional, ela está no centro das novas oportunidades do setor. A Internet das Coisas (IoT), combinada com inteligência artificial, como exemplo, já permitem que locadoras implementem a manutenção preditiva em seus ativos mais valiosos, como máquinas pesadas.  

Imagine um técnico no campo, coletando amostras de óleo de uma máquina e usando essas informações para prever a necessidade de reparos antes que o equipamento pare de funcionar. Esse nível de sofisticação não apenas reduz custos, mas aumenta a confiabilidade das operações – um diferencial competitivo em um mercado cada vez mais exigente. 

Os veículos poderão ser rastreados e acompanhados em tempo real, monitorando de um modo mais efetivo sua manutenção, controle de custos e a otimização da utilização da frota. 

Tudo isso contribuirá para que o mercado de locação consiga prever demandas, identificar padrões de uso e personalizar ofertas, aumentando a eficiência e a rentabilidade de seu modelo de negócios. 

Para o cliente, essas ferramentas também otimizam o processo de locação, ajudando na busca, comparação de preços, reserva e pagamento de veículos de forma muito mais rápida, conveniente e acessível. 

Escassez de veículos novos 

A escassez de veículos novos, consequência da pandemia e da crise de semicondutores, obrigou as locadoras a repensarem seus modelos de negócios. Muitos recorreram à extensão da vida útil das frotas, prática que ao mesmo tempo que requer um planejamento criterioso para evitar prejuízos, também pode ser uma oportunidade a ser explorada. 

Afinal, com a dificuldade em encontrar veículos novos disponíveis, muitas pessoas estão optando pela locação como uma alternativa viável para suprir suas necessidades de mobilidade, o que vem aquecendo a demanda por este mercado. 

Se adapte à Reforma Tributária 

O ano de 2026 será marcado pela entrada da Reforma Tributária, cujas mudanças prometem equiparar a carga fiscal das locadoras à de outros setores, eliminando vantagens históricas, como a isenção de ISS e ICMS. Com isso, empresas que não estiverem preparadas para essa nova realidade poderão enfrentar sérios desafios.  

Para que o mercado de locação de veículos consiga alavancar seu crescimento já se preparando para essas mudanças, a profissionalização da gestão tributária será indispensável, e a integração de sistemas tecnológicos com a contabilidade surgirá como uma necessidade, não apenas uma escolha. 

Na prática, isso precisa se refletir em uma análise detalhada dos impactos da reforma nestes negócios, considerando as mudanças na carga tributária, na apuração de créditos e na competitividade do setor. 

Isso servirá de base para a reestruturação do planejamento tributário das locadoras em conformidade com as novas regras, se mantendo em compliance e identificando como fomentar seu destaque neste cenário. 

Preze pela sustentabilidade 

A sustentabilidade é outro pilar da transformação do mercado de locação de veículos, intensificada pela aceleração da agenda ESG ao redor do mundo. Apesar do custo elevado de veículos híbridos e elétricos, há uma crescente demanda por soluções ambientalmente responsáveis, especialmente entre grandes corporações que buscam reduzir suas pegadas de carbono.  

Isso vem fazendo com que muitas montadoras estejam investindo em materiais recicláveis, combustíveis alternativos e processos fabris menos poluentes, em aderência não apenas às regulamentações mundiais, como também às demandas dos próprios consumidores que também preferem marcas responsáveis ecologicamente. 

Segundo dados divulgados na pesquisa da Descarbonize Soluções, como prova disso, 66% dos brasileiros engajam com ações sustentáveis e 70% consideram o comprometimento ambiental das marcas um critério importante para decidirem a compra de um produto. 

Embora ainda seja uma tendência incipiente, iniciativas envolvendo frotas mais verdes, aliadas a programas de crédito de carbono, têm o potencial de reconfigurar o mercado nos próximos anos. 

Cuide da experiência do cliente 

Segundo um levantamento conduzido pela Offerwise, nove em cada dez brasileiros consultados passaram a pesquisar antes de adquirir um produto, o que inclui a locação de automóveis. 

Em um cenário completamente digital, o mercado de locação de veículos precisa reforçar atenção e cuidado em oferecer uma experiência enriquecida a seus consumidores, assegurando sua satisfação, fidelidade e, com isso, expansão da marca no segmento. 

Invista nos canais digitais da locadora para facilitar toda a jornada de locação, conciliando com sua finalização nas lojas físicas para que tenham uma maior agilidade na escolha do veículo, burocracia e locação adequada. 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada 

A tecnologia aliada a um planejamento estratégico serão cuidados cruciais para que o mercado de locação de veículos prospere este ano. 

Sistemas integrados, como o LOC1 em conjunto com o SAP Business One, como exemplo, permitem monitorar cada ativo individualmente, gerando dados financeiros, fiscais e operacionais em tempo real – todos cruciais para decidir, por exemplo, o momento certo para trocar um carro ou realizar uma manutenção preventiva. 

Para que haja maior precisão nisso, recorrer ao apoio de uma consultoria especializada será algo fundamental, uma vez que ela terá expertise nas ferramentas mais robustas do mercado que elevem a segurança na tomada de decisões estratégicas. 

Esse é o caso da G2, consultoria SAP Partner que oferece a melhor solução de gestão para empresas em crescimento, provendo o ERP SAP Business One, totalmente em compliance com a SAP, líder mundial no segmento.   

A organização possui ampla experiência em diversos mercados, como prestação de serviços, importação, exportação, indústria, varejo, e-commerce, telecom, energia, utilities, engenharia, comércio e outros.  

Especializada em plataformas de processos de negócios, a G2 oferece soluções completas para todo o ciclo de sistemas de gestão empresarial, garantindo qualidade e cumprimento das obrigatoriedades fiscais e financeiras, por meio de uma equipe altamente qualificada e em constante atualização.  

Visando guiar para um melhor preparo, a consultoria oferta o Checkup, serviço que analisa e diagnostica o negócio, revisando dados como cadastros, planos de contas, aspectos contábeis e tributários, processos orçamentários e consolidação de sistemas.  

Visite o nosso site e saiba mais. 

Além disso, a consultoria conta com importantes parceiros no mercado, como a AuditLocOne 

A AuditLocOne lidera o mercado de auditorias especializadas para o setor de locação, com serviços que garantem precisão, segurança e compliance regulatório. Com soluções personalizadas e foco em integridade financeira, a AuditLocOne apoia locadoras na tomada de decisões estratégicas e na melhoria contínua de seus processos. 

Conclusão 

Diante de um cenário tão promissor, o mercado de locação brasileiro está repleto de oportunidades a serem exploradas. Crises podem ser catalisadoras de inovação e crescimento, e empresas dispostas a investir em tecnologia, conhecimento e parcerias estratégicas estarão bem-posicionadas para liderar essa transformação.  

Afinal, o futuro da locação não é apenas uma questão de superar desafios, mas de se antecipar a eles, construindo um setor mais resiliente, eficiente e sustentável. E, nessa jornada, aqueles que tiverem o apoio e orientação de uma consultoria especializada, certamente conquistarão frutos muito mais maduros. 

Se você gostou deste texto, compartilhe e confira os outros conteúdos disponíveis em nosso blog, e nas outras redes sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
X
Telegram

Post recentes: