Você piscou, e mais um ano passou. Com a proximidade de um novo ano, cabe a seguinte pergunta: sua empresa já fez o planejamento estratégico 2025?

Realizar essa ação com antecedência é de extrema importância, considerando que o processo ajuda a identificar oportunidades, alinhas estratégias e traçar ações para atingir os objetivos da empresa.

Contudo, o planejamento estratégico não se limita apenas em simplesmente traçar metas, mas sim analisar a organização, entender qual o cenário atual, traçar objetivos e compreender como cada ação irá resultar naquilo que é esperado.

A princípio, para algumas organizações, executar essa tarefa é algo complexo. Afinal, para traçar esse plano, é necessário olhar diversos aspectos da companhia e seguir etapas na construção do planejamento.

Se sua empresa quer preparar o planejamento estratégico 2025, mas está perdida, esse texto é para você! Ao longo desse conteúdo, iremos abordar desde a importância deste tema até o que deve ou não constar nesse plano.

Confira os tópicos que serão abordados:

Vamos começar!

O que é e qual a importância do planejamento estratégico?

O planejamento estratégico nada mais é do que um processo para definir os próximos passos da organização.

A partir desse plano, a empresa traça um caminho a ser seguido, considerando seus pontos forte e fracos, bem como avalia o cenário externo para identificar oportunidades e riscos.

O planejamento estratégico pode ser considerado a base para direcionar a companhia não apenas para seu crescimento, mas também para viabilizar o sucesso dos projetos.

Dessa forma, sua essência está em definir os objetivos e transformá-los em planos práticos. Cabe enfatizar que o plano não é algo fixo. Ou seja, dependendo de quais são as necessidades da empresa, ele pode ser revisado periodicamente, mensalmente, anualmente ou em um prazo maior.

E por que é tão importante?

O planejamento estratégico é importante para que as ações do dia a dia das empresas ocorram em harmonia com os objetivos traçados. Além disso, serve como um guia para que a organização possa alocar os recursos com eficiência.

No entanto, o planejamento não impacta apenas do ponto de vista estratégico, mas também pode engajar os colaboradores na produtividade, assertividade e alinhamento com todas as áreas.

Isso porque todos entendem qual papel desempenha na conquista de resultados e atuam com maior comprometimento nesse sentido.

Do contrário, a ausência do plano estratégico pode deixar a empresa à deriva, sem foco para atingir e metas e, principalmente, sem criar diferenciais para se tornar competitiva no mercado.

Como fazer o planejamento estratégico?

Para fazer o planejamento estratégico, é necessário fazer alguns questionamentos:

  • O que levou a criação da empresa?
  • Qual a atual posição no mercado?
  • Quais os objetivos e como pretende alcançá-los no futuro?

Ao responder essas perguntas, é possível dar início a elaboração do planejamento estratégico, que pode ser dividido em quatro etapas:

Diagnóstico

Antes de tudo, é importante que a empresa realize uma análise detalhada dos aspectos internos e externo. Essa ação pode ser realizada por meio da análise SWOT, que é uma ferramenta eficaz para essa missão, visto que ajuda a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Ao listar esses aspectos, a organização pode obter uma melhor compreensão daquilo que a diferencia dos demais e o que precisa ser melhorado. Além disso, ao mapear oportunidades e ameaças, é possível ter melhor clareza acerca do posicionamento em relação ao mercado.

Objetivos estratégicos

Após ter claro esses pontos, é o momento de definir onde quer chegar. É necessário conectar objetivos estratégicos a missão, visão e valores, sendo realistas e mensuráveis.

Definir a estratégia

Complementando a etapa anterior, aqui é necessário traçar como serão alcançados os objetivos definidos. Neste momento, a empresa toma a decisão de como alocar os recursos, tempo e esforços para atingir os resultados.

Neste processo, é importante incluir desde os colaboradores até a alta gestão, visto que essa parceria pode render insights valiosos, tornar o processo colaborativo, engajar a estratégia e incentivar o comprometimento de todos.

Aplicar e acompanhar as estratégias

De nada adianta planejar sem colocar em prática. Por isso, é fundamental tirar as ideias do papel e transformar em ações concretas.

Além disso, é crucial que o plano seja detalhado e monitorado continuamente, a fim de identificar se há a necessidade de ajustes e correções, garantindo que a estratégia esteja no rumo certo.

Ao seguir todos esses passos, o planejamento estratégico torna-se robusto e equilibrado para ser executado ao longo do período determinado.

Quais os benefícios do planejamento estratégico?

Com a implementação correta do planejamento estratégico, a empresa passa a obter benefícios significativos. Dentre eles, destacam-se cinco principais:

Motivação

Quando todos sabem para onde ir, a motivação da equipe cresce. Ao entender as razões por trás de cada ação, é alinhada a visão de propósito para todos, instigando o desejo em contribuir na conquista de resultados.

Aumento da produtividade

Com o objetivo claro, a equipe torna-se mais focada e eficiente na entrega, o que, consequentemente, ajuda na motivação e performance.

Priorização de tarefas

Com o planejamento, é possível determinar quais demandas são prioritárias e, a partir disso, é organizado o cronograma e facilitado a conquista das metas traçadas.

Tomada de decisão

A visão dos objetivos torna-se clara. Com isso, as decisões passam a ser tomadas de forma segura e alinhada, evitando chances de erros e desperdícios dos recursos alocados.

Engajamento da equipe

Todos passam a trabalhar em prol do mesmo propósito, uma vez que é estabelecida a sinergia e integração entre os times de todas as áreas.

Na prática, o planejamento estratégico traz ganhos não apenas do ponto de vista operacional, mas também do produtivo e organizacional.

Como a tecnologia pode ajudar elaborar o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico demanda uma sucessão de etapas que envolvem desde a análise de dados até o mapeamento das estratégias e, quanto a isso, a tecnologia é uma ferramenta eficaz para ajudar a executá-las.

Isso porque, com o apoio dessas ferramentas, é possível mapear o status da organização e os próximos passos. Além disso, a empresa pode monitorar cada uma das ações em tempo real, bem como traçar estratégias mais efetivas de negócio.

Por meio do uso da tecnologia, todo o processo de planejamento estratégico torna-se eficiente e simplificado, visto que a organização está munida de soluções que apoiem na execução e conclusão de tarefas.

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Conclusão

O planejamento estratégico é uma ação essencial para as empresas mapearem e traçarem os próximos passos ao longo do ano. No entanto, para essa ação, é necessário alinhar processos e efetuar análises.

Entender o momento atual é imprescindível para determinar onde quer chegar. Nessa jornada, a tecnologia é uma importante aliada para administrar dados e informações cruciais para determinar o plano.

À medida que um novo ano se aproxima, é fundamental que as empresas tenham alinhados os seus planos e traçar estratégias que potencializem o seu desempenho e crescimento. Afinal, o que determina o sucesso do futuro é o quão bem alinhado está hoje.

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