Há muito tempo, já sabemos que o uso da Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma novidade. Atualmente, essa tecnologia já se tornou uma prioridade nas organizações, afinal, o recurso detém uma alta capacidade de integrar com diversos sistemas como, por exemplo, o ERP.

O Enterprise Resource Planning, por si só, já uma ferramenta que agrega no dia a dia da empresa, uma vez que contribui com a otimização, agilidade, eficiência e confiabilidade das informações.

Tendo em vista a gama de recursos que o ERP detém, quando combinado ao uso da IA, as empresas podem alcançar um novo patamar de eficiência e inovação, unindo duas ferramentas altamente poderosas no mesmo local.

Essa é uma tendência que deve ganhar cada vez mais força, considerando que, de acordo com a pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, realizada pela McKinsey, 72% das empresas do mundo já adotaram essa tecnologia.

Em paralelo a isso, segundo a Mordor Intelligence, o mercado de ERP deve atingir  US$ 103,95 bilhões até 2029, registrando um crescimento médio anual de 9,76%.

Ambas as pesquisas apontam que tanto a IA quanto o ERP já são uma realidade na maioria das organizações do mundo. Sendo assim, considerando a presença de ambos os recursos, torna-se estratégico uni-los a fim de garantir melhores resultados.

Para entender mais sobre o poder da IA nos ERPs, preparamos esse texto exclusivo. Confira os tópicos que serão abordados:

Vamos começar!

O que é a IA e como se integra aos ERPs?

A Inteligência Artificial, mais conhecida como IA, nada mais é do que um campo da ciência de computação que tem como foco criar sistemas que se assemelhem à inteligência humana. Além disso, essa tecnologia tem a capacidade de aprender, raciocinar, resolver problemas e tomar decisões de forma autônoma.

Enquanto isso, o ERP é uma plataforma de software que integra diversos processos de negócios de uma organização, como vendas, RH, produção, controle de estoque, entre outros.

Nesse contexto, ao integrar a IA aos ERPs, as organizações podem otimizar ainda mais os seus processos e tomarem decisões baseadas em dados concretos e confiáveis.

Esse processo de integração pode acontecer de diversas formas, permitindo que a organização adquira um conhecimento ainda mais preciso das operações através de análises preditivas, bem como maior agilidade com a automatização de tarefas.

Certamente, essa união traz uma variedade de ganhos para a organização que a utiliza. É sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Quais os benefícios da IA integrada ao ERP?

Ao integrar a IA no ERP, naturalmente, a organização passa a obter diversos ganhos, dos quais estão:

Melhora na tomada de decisões

Esse, sem dúvidas, é um dos maiores desafios das organizações. Nesse sentido, a IA torna-se eficaz, pois consegue analisar um alto volume de dados e fornecer insights estratégicos para guiar o processo de tomada de decisões.

Automatização

Tarefas repetitivas são gargalos nas operações, considerando que ocupa a mão de obra e tem mais chances de erros. Sendo assim, a Inteligência Artificial automatiza essas funções, liberando os colaboradores para ações estratégicas.

Aumento da eficiência e produtividade

Complementando o tópico anterior, a IA é eficaz para ajudar a otimizar os processos, reduzindo as chances de erros – uma vez que as operações são automatizadas – assim, aumenta-se a eficiência e produtividade de toda equipe.

Redução de custos

Qual empresa não quer crescer mais, gastando menos? Ao investir nesse recurso, é possível obter esse benefício. Afinal, com os processos bem alinhados, reduz-se desperdícios e, consequentemente, os custos operacionais.

Experiência

A IA contribui na personalização de atendimento e interação com os clientes, agregando para a construção de um suporte mais eficiente, ao monitorar quais as demandas e necessidades da base de usuários.

Embora esses benefícios já sejam conhecidos, a busca por cada um deles é algo constante nas organizações. Sendo assim, ao colocar a IA no uso do ERP, garante-se ainda mais resultados estratégicos e valiosos.

Quais os desafios que essa integração pode causar?

Quando listamos a gama de vantagens, certamente, brilha os olhos de toda organização, não é mesmo? Mas, nem sempre essa é uma jornada fácil.

Isso é, embora a IA não seja uma tecnologia relativamente nova, ainda existem dúvidas quanto ao seu uso, tanto do aspecto ético quanto a segurança, principalmente, considerando que o Brasil é vice-campeão em ataques cibernéticos.

Além disso, é importante destacar que, mesmo sendo uma tecnologia altamente promissora, ainda assim, é preciso estar atento a uma série de aspectos que precisam ser analisados, como observar possíveis gargalos de gestão, pontos de melhorias, ineficiência operacional, entre outros.

Na prática, da mesma forma que o ERP, sozinho, não consegue solucionar todos os problemas, sendo necessário que a equipe esteja engajada em aprender utilizá-lo de forma estratégica, o mesmo acontece com a IA.

E, quando aplicadas juntos, é necessário que haja um direcionamento estratégico a fim de guiar essa jornada, garantindo que a integração entre os dois recursos ocorra de forma eficiente.

Nesse caminho, ter o apoio de uma consultoria é uma estratégia eficaz. Saiba mais no tópico abaixo.

Como uma consultoria pode ajudar nessa integração?

Ter o apoio de uma consultoria é uma ajuda indispensável, afinal, o time de especialistas tem a habilidade de localizar aspectos que precisam de melhorias. Além disso, a equipe consegue direcionar o melhor caminho para tomadas de decisões estratégicas.

No entanto, ter o apoio de uma empresa especializada tanto no ERP quanto na IA é o melhor dos dois mundos. Isso porque consegue concentrar os recursos de ambas as ferramentas de modo que, juntas, consigam trazer resultados ainda mais precisos.

Se sua empresa quer aprimorar o uso da IA no ERP, não perca mais tempo, e conheça a G2!

A G2 é uma consultoria SAP Gold Partner e oferece a melhor solução de gestão para empresas em crescimento, provendo o ERP SAP Business One, totalmente em compliance com a SAP, líder mundial no segmento.

A empresa que é engajada na missão de democratizar acesso à IA, recentemente, firmou uma parceria estratégica com a MyWave, plataforma de Inteligência Artificial generativa projetada para negócios, e a Skyone, líder em simplificar rotinas empresariais e impulsionar a produtividade, irá apoiar na centralização e integração de dados entre sistemas ERPs.

Com o apoio desses parceiros, a G2 oferta um serviço que conecta e disponibiliza diversos recursos. Vale destacar que a empresa se destaca como um caso de sucesso por fornecer consultoria especializada e serviços gerenciados que garantem a implementação eficiente dessas soluções.

Para entender mais sobre o assunto, a consultoria realizou um webinar sobre este tema. Confira na íntegra as partes 1 e 2.

Visite nosso site e saiba mais.

Conclusão

A IA já uma realidade no meio organizacional. No entanto, sairão à frente as empresas que souberem utilizá-la de forma estratégica e eficaz.

Quando integrada no ERP, a empresa pode dar importantes saltos acerca de eficiência, confiança e segurança de dados e informações.

O futuro já começou, e aqueles que estiverem realmente prontos, conseguirão avançar e prosperar os negócios.

Se você gostou deste texto, compartilhe e confira os outros conteúdos disponíveis em nosso  blog, e nas outras redes sociais: FacebookLinkedInInstagram e YouTube.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
X
Telegram

Post recentes: