Ir para o conteúdo
  • Soluções
    • Consultoria SAP
    • SAP para Empresas em Crescimento
    • G2 Business Cloud
    • SAP para Telco
    • SAP para Varejo
    • SAP para Energia
    • SAP para Indústrias
  • INSTITUCIONAL
    • Quem Somos
    • Selos e Certificações
    • Notícias
  • CONTEÚDOS
    • Blog da G2
    • E-books
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Suporte
    • Trabalhe Conosco
    • Parceiros
Faça um Diagnóstico
Facebook-f Instagram Linkedin-in Twitter Youtube

Como surgiu o ERP?

Deixe um comentário / Gestão Empresarial, Tecnologia / Por Paulo Vieira
O que hoje conhecemos como sistemas integrados de gestão, ou ERPs, são o reflexo imediato da evolução das empresas e da forma de se fazer negócios.
Não quero aqui descrever a história da TI, mas vale lembrar que os grandes saltos evolutivos dos sistemas de gestão sempre foram resultado de grandes mudanças no mercado e, consequentemente, das empresas.
Vamos lá!


1945 – 1950 – A bonança
Com o fim da Segunda Grande Guerra, a demanda por produtos  no mundo era gigantesca e as empresas já não conseguiam atender aos clientes de  forma satisfatória, tendo estes que esperar muitas vezes mais de um ano pela produção de seus pedidos.
As empresas só precisavam se preocupar em produzir e produzir. Nada mais.
Meados dos anos 1950 – A queda da demanda
Obviamente a demanda diminuiu e, como consequência da demora de tal percepção, as empresas continuaram a produzir e produzir, o que começou a gerar grandes estoques, uma vez que o volume de pedidos já não era mais como antigamente.
As empresas começam a trabalhar com previsões de procura e desenvolver técnicas para não superlotarem seus estoques.
1959 – 1969 – A busca pela eficiência
Diante das inúmeras técnicas para produzir não muito mais do que o necessário, a Bosch, aliada à IBM e à Unisys, decidem desenvolver um sistema que gerencie o processo como um todo. Ou seja, considerando a capacidade produtiva, as ordens de produção e um rigoroso controle de inventário, o sistema consegue planejar a produção de maneira muito mais eficiente.
As empresas passam a se preocupar em utilizar seus recursos da melhor forma possível a fim de tornar mínimo o tempo desperdiçado, atendendo ao máximo de pedidos possível, mas tornando o trabalho processual e mantendo seus estoques em  volumes mínimos.
1970 – 1980 – É preciso mais
Num cenário mundial de expansão econômica, o chão de fábrica já não é mais suficiente para buscar a eficiência, então os sistemas invadem os processos que antecedem e precedem a produção em si. Primeiramente o processo de compras deve ser envolvido, pois precisa adquirir os insumos necessários à produção e, para pagar às tais compras, é preciso que o processo de pagamentos também esteja integrado e assim cada vez mais processos são “amarrados” ao todo.
As empresas percebem que suas áreas não podem permanecer isoladas e a integração é inevitável para se manter competitivo.
1990 – 2000 – O boom tecnológico
Com o acesso a computadores pessoais, acessíveis e interligados, o uso da tecnologia para otimizar processos empresariais se torna mandatório e a queda das barreiras internacionais promove a disseminação de modelos de gestão tornando as empresas cada vez mais competitivas e o mercado extremamente agressivo.
As empresas precisam estar tecnologicamente equipadas para sobreviver num cenário como este.
Hoje em dia
A tecnologia dos ERPs chega às pequenas e médias empresas conferindo-lhes potencial ilimitado para participar do mercado junto às grandes, mas a eficiência operacional é mandatória e, para isso, conhecer seus custos em detalhes e acompanhar suas variações em tempo real é fundamental.
As empresas devem estar sempre atentas ao comportamento de seus clientes, antevendo suas necessidades e devem ser ágeis a ponto de levar ao seu público soluções para os novos desafios que surgem a cada dia.
O cliente torna-se cada vez mais exigente e se não estivermos preparados para responder às suas demandas com a qualidade e preços adequados, ficaremos para traz e, certamente, uma empresa que não utiliza todos os recursos humanos e tecnológicos à disposição em nosso tempo, integrados, em harmonia e em uma estrutura eficiente, sucumbirá à evolução dos mercados.
Ebook Planejamento de Viagens Internacionais
Leia também:
6 PERGUNTAS RESPONDIDAS SOBRE SISTEMA SAP PARA PMES
PROFISSIONALIZAÇÃO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
0Shares
Post navigation
← Post anterior
Post seguinte →
0 0 votos
Article Rating
Subscribe
Login
Notify of
Por favor faça o login para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários

Empresa parceira SAP, fornecedora do ERP SAP Business One para gestão de pequenas e médias empresas em nuvem.

Facebook-f Icon-instagram-1 Icon-linkedin Icon-twitter Icon-youtube-v
  • +55 (11) 3744-9697
  • contato@g2tecnologia.com.br
  • Av. Giovanni Gronchi, 6.195, Conj. 1414, CEP 05724-003, São Paulo-SP

Mapa do Site

Início
Quem somos
Selos & Certificações
Notícias
Blog da G2
E-books
Parcerias
Fale Conosco
Suporte
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Soluções
Consultoria SAP
SAP para PME's
SAP Cloud
SAP para Telco
SAP para Varejo
SAP para Energia

Nossa newsletter

Faça parte da nossa comunidade e acompanhe as últimas técnicas e tendências em gestão, finanças, CRM e marketing.

Copyright © 2021 | G2 Tecnologia SAP Partner
wpDiscuz
0
0
Deixe um comentário :)x
()
x
| Responder
Gerenciar Consentimento de Cookies
Usamos cookies para otimizar nosso site e nossos serviços.
Funcional Sempre ativo
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferências
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes. The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Preferências
{title} {title} {title}