Como otimizar a gestão de orçamento da sua PME? Confira!

Como otimizar a gestão de orçamento da sua PME? Confira!

A gestão de orçamento é uma atividade muito importante para as empresas, pois envolve os custos da organização. É por meio desse processo que são desenvolvidas atividades para otimizar os gastos e direcionar os valores para as áreas corretas da empresa.

Desse modo, podemos dizer que a gestão de orçamento tem o objetivo de analisar as finanças da empresa, verificando, assim, a saúde financeira do negócio. Caso a organização esteja “no vermelho”, por exemplo, devem ser tomadas medidas para reverter essa situação, como o corte de gastos em áreas menos importantes.

Para otimizar a gestão orçamentária de uma PME, no entanto, devem ser seguidos alguns passos. Veja os principais deles a seguir!

Tenha uma boa ferramenta de apoio

Hoje em dia, é praticamente impossível controlar os gastos de uma empresa na ponta do lápis. É por isso que ter ferramentas tecnológicas de apoio é fundamental, pois, somente assim, haverá um acompanhamento efetivo das receitas e despesas da PME.

Um software de gestão é o mais indicado para esse tipo de situação. Com um programa desse tipo, é possível controlar o setor financeiro da organização de forma prática e rápida, sem ter que perder muito tempo organizando tabelas, por exemplo.

Divida o objetivo dos gastos

O objetivo dos gastos precisa ser muito bem planejado e dividido em um projeto de orçamento de uma PME. O setor de marketing, por exemplo, pode ter o seu orçamento dividido em verbas para mídias tradicionais e para mídias digitais ou, então, para atrair novos clientes ou fidelizar os antigos. O mesmo pode ser aplicado em todas as outras áreas.

Essa divisão é importante para que possíveis gargalos possam ser identificados, e os problemas, sanados mais rapidamente. Isso evita que a empresa fique “sangrando” por muito tempo, o que pode causar até mesmo a sua falência ou problemas financeiros graves.

Faça um planejamento orçamentário

O planejamento orçamentário é um documento que serve para que as empresas possam guiar os seus investimentos. Ele deve conter itens como os listados a seguir:

  • previsão de vendas para determinado período;
  • previsão de gastos com impostos;
  • orçamento geral de custos de vendas;
  • orçamento de contracheques dos colaboradores;
  • orçamento para despesas gerais;
  • valores para investimentos;
  • demonstrativos de resultados do exercício (DRE);
  • projeção de fluxo de caixa;
  • previsão do balanço patrimonial.

No planejamento financeiro, devem ser elencados todos esses fatores. Assim, com base neles, a empresa saberá se pode ou não investir em uma determinada área ou se é melhor aguardar um pouco, por exemplo.

Assim, os investimentos são feitos de forma mais segura e sem o risco de serem cometidos erros que prejudiquem muito a pequena empresa.

A gestão de orçamento, de forma resumida, engloba tudo o que envolve a área financeira de uma empresa. É nesse processo que devem ser analisados os recursos que a PME tem e como eles devem ser utilizados.

Em nossas redes sociais, sempre publicamos vários conteúdos interessantes como este. Quer acessá-los? Estamos no Twitter, no Pinterest, no Facebook, no Google+ e no LinkedIn. Encontre-nos por lá!

0Shares
0 0 votos
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários
0
Deixe um comentário :)x
()
x