ERP-para-pequenas-e-médias-empresas-sistema-de-gestão-PME

As capacidades do ERP para pequenas e médias empresas

Quando se trata de um sistema de gestão ou ERP para pequenas e médias empresas, a melhor opção é aliar a solidez de uma plataforma tecnológica conhecida nacional e mundialmente com  funcionalidades que atendam a diversos perfis de empresas . Além de, é claro, apresentar uma boa relação custo-benefício. Isto é um valor de investimento que faça sentido para empresas de pequeno e médio portes.

E por que um sistema de gestão ou um ERP para pequenas e médias empresas

Como o nome já diz, um ERP é uma plataforma tecnológica, um software que permite organizar, acompanhar e gerenciar os processos e as atividades de seu negócio. Do controle do caixa aos pedidos de fornecedor. Do histórico de vendas à folha de pagamento. Da logística à produção. O ERP concentra as informações do seu negócio e permite de forma mais simples e rápida identificar erros, prever necessidades, reduzir desperdícios e automatizar atividades do dia-a-dia.

Enfim, um sistema de gestão automatiza as atividades da empresa e garante confiabilidade de informações obtidas, o que significa tomar decisões com maior segurança.

Quatro pontos imprescindíveis no ERP para pequenas e médias empresas

TCO Compatível.

O primeiro aspecto é a acessibilidade. Não adianta um ERP ser a maravilha da gestão, se o chamado Custo Total de Propriedade (TCO na sigla em inglês) for alto, encarecendo a operação da PME ou até tornando inviável sua adoção. TCO é o custo financeiro total. Ou seja todos os custos diretos e indiretos necessários: software, hardware, serviços, manutenção etc.

Solução Completa

É comum você encontrar soluções que se limitam a atender as atividades administrativas de seu negócio. Porém, é muito importante optar pelos ERP’s que podem ser ser aplicados aos processos produtivos, gestão de fornecedores, logística, estoque, vendas, marketing.

Fácil de Implementar

Está muito associado ao TCO. É importante que seja uma plataforma pronta, já acostumada com empresas do seu porte e, eventualmente, do seu tipo de negócio. A partir do momento que você se decidir em adotar, o processo de implantação deve durar dias ou semanas.

Base Convincente

Quantos usuários ele tem? Quantas empresas adota? Esta em português? Como é a questão de serviços? Parceiros? Quantos existem? Lembre-se sempre: se a solução é adotada por milhares de empresas e tem uma rede de centenas de parceiros, certamente é uma plataforma “à prova de futuro”. O pior dos mundos é você investir dinheiro tempo e esforço numa solução e depois ficar na mão.

Além desses quesitos, é preciso analisar as funcionalidades fundamentais. Para que você possa gerir sua empresa com facilidade, aceso rápido a informações e mais inteligência e segurança na tomada de decisão, podemos enumerar seis delas: gestão financeira, gestão de clientes e vendas, compras e estoque, planejamento de produção, análise comercial e relatórios.

Entendendo as principais funcionalidades de um Sistema de Gestão para PMEs

Gestão Financeira na Pequena e Média Empresa

São as capacidades centrais do seu ERP, que vão lhe oferecer o ferramental para você gerenciar e a agilizar sua operação financeira e  automatizar tarefas cotidianas de contabilidade, cálculos  e transações. Além disso, vai lhe permitir, dependendo da solução, uma visão em tempo real do seu fluxo de caixa e de suas necessidades financeiras e de vendas futuras. As principais funcionalidades são:

  • Contabilidade – automatiza os principais processos de contabilidade, como lançamentos diários, contas a receber e contas a pagar.
  • Controle – permite gerenciar o fluxo de caixa com precisão, monitorar ativos fixos, controlar orçamentos e monitorar custos de projetos.
  • Gestão simplificada de ativos fixos, a função virtual de ativos fixos libera você do repetitivo lançamento manual.
  • Bancos e conciliação – permite processar rapidamente conciliações bancárias, extratos bancários e pagamentos por meio de vários métodos, inclusive cheques, dinheiro e transferências bancárias.
  • Relatórios e análises financeiras – para gerar relatórios padrões ou personalizados a partir de dados em tempo real para revisões de planejamento comercial e de auditoria.

 Gestão de Clientes e Vendas na PME

Para gerenciar de forma eficiente todo o processo de vendas e o ciclo de vida do cliente  e, assim, aumentar as vendas e a rentabilidade e garantir a satisfação do cliente.

  • Gestão de vendas – para controlar oportunidades e gerenciar as atividades de vendas.
  • Gestão de campanha de marketing – para criar, gerenciar e analisar atividades de marketing.
  • Gestão de clientes – armazenando e organizando informações sobre o relacionamento com cada clientes.
  • Gestão de serviços – para gerenciar o pós-venda. Ou seja, registrar e responder chamados de serviço com mais eficácia.
  • Relatórios e análises – para gerar seus relatórios, tais como: previsão de vendas, estoque, produção e muitos outros

Compras e Estoque nas PMEs

As pequenas empresas também demandam o controle sistemático da aquisição, desde a solicitação de cotações dos fornecedores até a criação de pedidos de compra e pagamento de fornecedores.

  • Aquisição – gerar solicitações de compra, ordens de compra e recibos de mercadorias; vincular documentos de compras e visualize trilhas de documentos para fins de auditoria; e gerenciar devoluções, despesas adicionais e várias moedas.
  • Gestão de dados mestres – gerenciar dados detalhados e visualizar o balanço, informações detalhadas de aquisição de mercadorias com listas de preço e informações tributárias.
  • Integração entre depósito e contabilidade – sincronização em tempo real de recebimento de mercadorias e níveis de estoque em depósito.
  • Processamento de faturas a pagar, cancelamentos, e notas fiscais
  • Relatórios atualizados em tempo real

Planejamento de produção para Pequenas e Médias Empresas

Conjunto de funcionalidades que permite obter informações precisas sobre entrada e saída de pedidos, estoque e localização do item.

  • Gestão de estoque e depósito – gerenciamento do estoque usando vários modelos de custos, unidades de medida e preços.
  • Gestão de localização no depósito – gestão e otimização do movimento de estoque.
  • Controle de entrada e saída de mercadorias – registro de entradas e saídas de mercadorias, e inventário de estoques.
  • Planejamento de produção e material – controle e liberação de ordens de produção; controle de preços de materiais.

Gerenciamento comercial

Além de gerenciar as atividades e oportunidades, permitir que você tenha uma visão inteligente da estratégia comercial. Ou seja: criar seus indicadores de desempenho e permitir que você entenda como está o desempenho de cada linha de produtos em tempo real.

Análises e relatórios

Organizar todas as informações que você considera cruciais para entender, monitorar e gerenciar o seu negócios e possibilitar que você

  • elimine a entrada de dados duplicados, custos e erros relacionados.
  • Crie alertas baseados no fluxo de trabalho
  • Automatize respostas a situações que tenham sido detectadas
  • desencadeiam respostas automáticas quando ocorrem eventos de

Se você precisa melhorar a visibilidade do seu negócio ou preparar-se para crescer dentro de uma visão de “non-surprising management”, você deve pensar em implementar ou atualizar seu ERP para uma plataforma que lhe acompanhe nos seus desafios de crescimento e rentabilização.

O ERP com essas características lhe permitirá organizar, otimizar e automatizar as atividades da empresa ao mesmo tempo em que otimiza o tempo e o trabalho dos gestores.

Caro? Não. Vamos tomar um café!

parceiro-sap.-erp-pme-sap-business-one-sap-b1

0Shares
0 0 votos
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários
0
Deixe um comentário :)x
()
x