Por que usar relatórios gerenciais para nortear a tomada de decisão?

Por que usar relatórios gerenciais para nortear a tomada de decisão?

Grande parte da nossa população sonha (ou já sonhou) em abrir o próprio negócio. Mas um empreendimento só atinge o sucesso caso o administrador saiba lidar com rotinas como a escolha por novos investimentos e a criação de novos produtos.

Existem diferentes fatores que influenciam na qualidade de suas escolhas, como a leitura correta de um relatório gerencial ou mesmo a análise de mercado baseada em dados confiáveis e robustos.

Nesse sentido, o relatório gerencial pode ter um papel de destaque no dia a dia do gestor. Ele auxilia o profissional a avaliar diferentes fatores que interferem na competitividade do negócio e, assim, fornece as bases para os times atingirem os resultados esperados com mais facilidade.

Quer saber mais sobre como tal documento impacta no sucesso da empresa? Então, confira abaixo a importância do relatório gerencial para seus processos de tomada de decisão!

Por que os dados são importantes para o processo de tomada de decisão?

No cenário atual, escolhas ruins podem ter um impacto fatal no sucesso da empresa. Gestores trabalham diariamente para definir estratégias de gestão mais eficazes, escolher investimentos com bom custo-benefício e atingir mais consumidores.

Isso é algo a ser considerado especialmente no Brasil, um país em que a maioria das empresas fecha as portas após cinco anos. Nesse cenário, o uso de informações é a chave para o sucesso do empreendimento.

Com bons dados, o gestor pode otimizar o seu processo de tomada de decisão e, assim, evitar prejuízos. A visão sobre o estado do negócio, o mercado em que ele atua e os seus consumidores será mais transparente e objetiva.

Para o CFO, por exemplo, as informações disponíveis são cruciais. Sem que o profissional tenha dados atualizados e precisos em mãos, ele corre o risco de executar um planejamento de baixa qualidade e ter dificuldades em encontrar falhas ou mesmo negociar melhores preços com fornecedores.

Ou seja: um bom conjunto de informações permite que a companhia se posicione na direção do sucesso econômico esperado a médio e longo prazo facilmente.

Quais informações você pode extrair de um relatório?

O relatório gerencial traz um conjunto de dados que orienta o profissional a tomar melhores decisões e, assim, evitar ações que causem prejuízos para o empreendimento. Em outras palavras, trata-se de um mecanismo simples e objetivo para visualizar o funcionamento e os indicadores de toda a empresa.

Entre os registros que podem ser incluídos nesse tipo de documento, podemos apontar:

  • informações sobre o histórico de venda de um produto;
  • variação sazonal dos indicadores de venda da companhia;
  • dados obtidos em pesquisas de mercado e com clientes;
  • registros de reclamações;
  • objetivos de médio e longo prazo da companhia;
  • estratégias de mercado adotadas para atingir metas;
  • indicadores de performance internos;
  • influência das mudanças na legislação dos processos do negócio;
  • alterações nas metodologias e rotinas adotadas pela empresa.

Com tais informações, é possível definir a melhor hora de comprar um novo equipamento, estocar matéria-prima ou vender determinado produto com desconto. Também ficará mais fácil orientar profissionais, criar novas rotinas de trabalho ou avaliar o que pode ser otimizado pela empresa.

Além disso, será viável traçar estratégias inteligentes e alinhadas com as demandas do mercado. A empresa terá mais inovação no dia a dia, colocando seus serviços e produtos em uma posição de destaque perante os concorrentes.

Quais são as vantagens de optar pela tecnologia para tomar decisões?

A rotina de tomada de decisão faz parte do dia a dia de qualquer empresa. Para otimizar esse processo, gestores contam com o apoio de empresas de consultoria, estratégias de pesquisa e entidades de apoio, como o Sebrae, que auxiliam na visualização de tendências e possíveis caminhos.

Além disso, há a possibilidade de investir em novas tecnologias e sistemas que facilitem a gestão corporativa, como os ERPs. Esse tipo de aplicação reúne todos os dados administrativos do empreendimento em um único ambiente, reduzindo falhas e agilizando rotinas.

Praticidade na gestão de informações

Todo o processo de gestão de informações ocorre a partir das melhores práticas do mercado. Assim, a companhia pode manter dados, como os de compras recentes, contas a pagar, fornecedores, estoque de produtos e tributos a pagar, em apenas um local.

Esses registros serão atualizados em tempo real. Com o apoio de APIs e integrações, os vários sistemas e bancos de dados utilizados pela empresa podem trocar informações rapidamente, sem erros ou brechas de segurança.

Para o negócio, trata-se de um fator estratégico. Com registros precisos e atualizados, é possível definir uma rotina de trabalho mais inteligente: não serão liberadas as compras de produtos que não estão disponíveis no estoque, ao mesmo tempo em que o número de erros na gestão de pagamentos cairá.

Insights inovadores

Para o gestor, a criação de relatórios gerenciais contará com insights realmente inovadores. Dados de todas as áreas podem ser cruzados para avaliar quais são as melhores decisões que a companhia conseguirá tomar e, assim, criar condições para o sucesso da empresa a médio e longo prazo.

O mercado muda rapidamente. Variações cambiais, tendências e produtos afetam profundamente o modo como companhias lidam com as demandas de seus consumidores. Por isso, é importante que o gestor tenha sempre os dados certos para definir os rumos que a empresa terá no futuro.

Em geral, isso é feito com o apoio de um relatório gerencial. O documento une dados obtidos em sistemas de gestão integrada, pesquisas de mercado, planilhas com históricos de vendas e mais informações estratégias que o negócio tenha em suas mãos.

Tais dados dão ao gestor, no seu processo de tomada de decisão, meios para ver o passado, o presente e o futuro da organização. Em outras palavras, o relatório gerencial mostra para o analista o que está funcionando, aquilo que será executado e o aprendizado obtido com experiências passadas, melhorando a qualidade da orientação do negócio e de suas decisões.

Gostou do nosso artigo e quer saber como utilizar tecnologias como o sistema de gestão integrada no seu processo de tomada de decisão? Então, entre em contato com a gente agora mesmo!

0Shares
0 0 votos
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários
0
Deixe um comentário :)x
()
x