Quais os benefícios do marketing digital para PMEs?

A tecnologia digital e a popularização da internet trouxeram diversos benefícios e facilidades para as pequenas e médias empresas. Desde ferramentas de ERP, até os mais diversos softwares para gerenciar processos, as inovações não ficam restritas à apenas uma área dentro da empresa. Um dos setores mais afetados pela tecnologia definitivamente foi a comunicação e o marketing, com o nascimento do segmento conhecido hoje como o marketing digital.

Os motivos para se investir em marketing digital

A comunicação e a propaganda sempre foram essenciais para qualquer tipo de empresa. Acontece que, antes do marketing digital, essas atividades muitas vezes eram inacessíveis para pequenas e médias empresas, já que o alcance estava diretamente relacionado ao valor investido.

O que acontecia era que no fim das contas custava caro conseguir uma boa audiência, e por isso PMEs acabavam dependendo muito das indicações e recomendações dos próprios clientes. Na internet, a realidade rapidamente se mostrou bem diferente, e aqui nós começamos com alguns bons motivos para você investir no marketing digital.

Acessibilidade e facilidade

Diferente de qualquer área do mercado tradicional, no marketing digital a maioria das plataformas tem acesso disponível para qualquer usuário, sem necessidade de ser um profissional ou empresa especializada. Além disso, a maior parte destas plataformas de publicidade online possui manuais de instrução e tutorias justamente para ensinar usuários comuns a criarem campanhas efetivas rapidamente, e com facilidade.

Segmentação do público

Outro bom motivo de fácil observação, e que rapidamente se torna um benefício, é a segmentação do público. No marketing digital, a lógica da publicidade off-line não funciona, onde um anúncio é exibido para uma gama grande de públicos com objetivo de atingir apenas um.

Na internet é possível escolher para quem anunciar com uma assertividade nunca antes vista. A segmentação é baseada em diferentes variáveis, como idade, gostos, atitudes, formação, estado civil, entre outros.

Baixos custos

Juntando os dois motivos anteriores, chegamos ao terceiro: o baixo custo das iniciativas. Depois de falar sobre acessibilidade e segmentação fica fácil enxergar o baixo custo. Quando as campanhas têm segmentação, elas se tornam muito mais assertivas.

Sendo assertivas, elas trazem um retorno melhor com um investimento menor, já que um anúncio para o público certo, demanda menos alcance para o mesmo resultado. Resumindo: custos baixos e um ROI — ou, retorno sobre investimento — muito melhor.

Alguns exemplos de iniciativas de marketing digital

Marketing de conteúdo

Uma das áreas mais novas do marketing digital e que tem sido muito falada, o marketing de conteúdo é a metodologia que prevê a produção de conteúdo útil e relevante para atrair atenção de potenciais clientes para a empresa. Em geral, é encabeçado por um blog da empresa, com materiais ricos para download, com foco grande em SEO, e dentro de uma estratégia de inbound marketing.

Links patrocinados e SEO

Toda compra começa com uma busca no Google, e se os consumidores estão lá, sua estratégia de marketing digital também precisa prever a presença da sua empresa. Dentro do buscador é possível trabalhar o marketing digital de duas formas.

A primeira delas é através dos links patrocinados — ou Google AdWords. Neste formato, é possível escolher as palavras-chave para exibir seus anúncios, e então, toda vez que alguém fizer uma busca que contiver a palavra seu anúncio poderá ser exibido.

Já o SEO é o trabalho de produção de conteúdo, de acordo com as regras que o buscador usa para classificar um conteúdo como relevante. Em ambos os casos, sua empresa estará posicionada na página de resultados da busca, no momento em que o potencial cliente está interessado em temas relacionados ao seu produto ou serviço.

Redes sociais

Utilizadas por uma grande parcela da população, as redes sociais são as plataformas perfeitas para manter um bom relacionamento com seus atuais e futuros consumidores. Assim como o Google, seus potenciais clientes estão nas redes, e por isso é fundamental que sua empresa também esteja. Nesse sentido, conteúdo relevante e anúncios pagos bem segmentados devem funcionar bem juntos.

Agora que você já sabe quais os benefícios do marketing digital para PMEs, chegou a hora de implementar uma estratégia na sua empresa. Se você ficou com alguma dúvida ou quiser compartilhar sua experiência, deixe seu comentário!

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