ESG

ESG: o que é e qual o impacto para as empresas

Se você lê sobre investimentos provavelmente já conhece ou ouviu algo sobre ESG. Mas você sabia que a sigla também é usada para se referir às melhores práticas de um negócio? Para entender melhor, reunimos algumas informações para você saber sobre ESG: o que é e por que impacta as empresas. 

O que é ESG?

ESG é a sigla em inglês para “environmental, social and governance”, usada para medir as boas práticas relacionadas a esses temas em uma empresa. Mas, afinal, o que isso significa?

Para entender a ESG, o que é e como funciona para as empresas, conheça o significado de cada letra. 

  • Environmental (ambiental): a primeira letra diz respeito às práticas da empresa relacionadas à conservação do meio ambiente. Ou seja, a atuação sobre assuntos como a poluição, desmatamento, aquecimento global e emissão de carbono, entre outros.
  • Social: a letra S está relacionada às práticas sociais adotadas para lidar com as pessoas que fazem parte da empresa e a comunidade do seu entorno. Nesse tópico, são consideradas atitudes relacionadas à proteção de dados, engajamento da equipe e respeito à legislação trabalhista vigente. 
  • Governance (governança): a última letra, por fim, tem relação com a administração da empresa. Ou seja, a conduta corporativa, a relação com governos e a existência de um canal de denúncias. 

Em outras palavras, ESG está relacionado a atitudes que buscam minimizar os impactos no meio ambiente. Dessa forma busca construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas, mantendo os melhores processos de administração. 

Além disso, também é usado como critério de investimento. Em vez de analisar apenas os índices financeiros, investidores também podem observar fatores socioambientais e de governança de uma empresa. 

Por essa razão, os princípios da ESG ganham cada vez mais destaque no setor empresarial. Afinal, a sociedade tem passado a valorizar cada vez mais os negócios que respeitam o meio ambiente e as pessoas. 

Como surgiu o ESG?

Para entender mais sobre o ESG: o que é e como impacta nas empresas, veja como a sigla surgiu. 

O ESG surgiu em 2005 em um relatório intitulado “Who Cares Wins”, em português “Ganha quem se importa”. 

O artigo queria mostrar como empresas engajadas com causas sociais e ambientais poderiam ter melhores resultados. Dessa forma, os critérios ESG passaram a ser considerados para tomar decisão sobre investimentos. Além disso, servem como incentivo para as empresas adotarem melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

Hoje, os critérios ESG estão sendo cada vez mais utilizados pelas empresas. Por isso, apontam para um caminho sem volta no mundo dos investimentos. 

O que define uma empresa ESG?

Para entender na prática sobre a ESG: o que é e por que ela impacta nas empresas, veja como colocar os critérios em ação. Para ficar mais fácil, vamos dar alguns exemplos de boas práticas e atitudes de acordo com os pilares do ESG.

Princípios ambientais (E): 

  • Empenho da companhia em adotar uma alternativa sustentável, que visam reduzir o impacto do processo produtivo no meio ambiente.
  • Iniciativas voltadas para a redução do uso excessivo de recursos da natureza.
  • Estabelecimento de metas aplicáveis para reduzir a emissão de poluentes. 
  • Adoção de boas práticas com descarte de lixo e de plástico.
  • Desenvolvimento de embalagens sustentáveis.
  • Iniciativas direcionadas a projetos de proteção e preservação do meio ambiente. 

Princípios sociais (S):

  • Atitudes que visam aprimorar o relacionamento com as pessoas e a sociedade.
  • Aderir aos direitos trabalhistas.
  • Posicionamento em causas sociais e beneficentes.
  • Apoio à diversidade e inclusão no meio empresarial.
  • Preocupação com a experiência do consumidor em cada uma das etapas de consumo. 

Princípio de governança (G):

  • Adoção de políticas e práticas direcionadas ao controle da companhia.
  • Composição e diversidade do conselho de administração e diretoria.
  • Relacionamento com os acionistas e com a imprensa. 
  • Política de remuneração dos diretores.
  • Comportamento institucional em relação às políticas anticorrupção e lavagem de dinheiro.
  • Não envolvimento da empresa e diretores em fraudes, denúncias, escândalos e similares. 
  • Valorização da transparência, equidade e responsabilidade corporativa.

Quais são as vantagens para a empresa

Além de vantagens para o meio ambiental e social, o ESG também garante benefícios para as empresas. Para começar, a empresa poderá reduzir custos operacionais e aumentar os ganhos de produtividade. 

Com uma sociedade cada vez mais preocupada com ações voltadas à ecologia e preservação do meio ambiente, a empresa poderá fidelizar mais clientes. Além disso, também é possível melhorar a imagem e reputação do negócio. 

A adoção de boas práticas também possibilita emitir green bonds, que são títulos de dívida com destinação para projetos que promovem impactos positivos no meio ambiente. 

Além disso, é possível ter acesso às linhas de crédito verde, ou seja, aquelas voltadas para o financiamento de projetos sustentáveis. Geralmente, essas linhas contam com taxas de juros menores e prazos mais acessíveis.

Ao adotar as práticas ESG, a empresa terá oportunidades de acessar novos nichos de mercados e desenvolver produtos. Também é possível melhorar os índices de satisfação, atração e retenção de talentos entre os funcionários. 

No ambiente interno, a empresa garante maior equidade e transparência, que serão diferenciais importantes para alocação por parte dos investidores. Além disso, garante mais diversidade social, que permite opiniões e pontos de vista diferentes. Isso contribui de forma positiva em todas as decisões do negócio.

Com tantos benefícios, a empresa também ganha vantagem competitiva frente aos concorrentes no longo prazo. Dessa forma, também há mais segurança para o investidor e ampliação da quantidade de fundamentos disponíveis para analisar a aplicação de um investimento. 

O que são investimentos ESG?

Como falamos anteriormente, o ESG também é usado como critério de investimento. Dessa forma, busca impulsionar os setores mais sustentáveis e induzir boas práticas de gestão corporativa.

Assim, é possível promover o crescimento de organizações que se preocupam com práticas sociais, ambientais e de governança. 

É por essa razão que o ESG assume um papel cada vez mais fundamental no meio financeiro e empresarial. Afinal, está diretamente relacionado a impactos positivos em todo o mundo. 

Além disso, trata-se de mudanças que afetam as regras sociais e que transformam as relações entre pessoas, empresas e tecnologia de forma significativa. Portanto, cada vez mais fundos de investimentos incorporam critérios de sustentabilidade em seus modelos de avaliação das empresas. 

Conclusão

Como visto anteriormente, as boas práticas sociais e ambientais estão diretamente relacionadas ao sucesso da empresa a longo prazo. Além disso, cada vez mais investidores buscam empresas que adotem critérios do ESG. 

Agora que você já sabe mais sobre a ESG: o que é e como atua nas empresas, que tal definir algumas práticas para inserir no seu negócio?

0Shares
0 0 votos
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários
0
Deixe um comentário :)x
()
x