Conheça 5 erros na gestão de pessoas saiba e como evitá-los

Conheça 5 erros na gestão de pessoas saiba e como evitá-los

Cometer erros na gestão de pessoas pode gerar problemas graves para as organizações, uma vez que são os colaboradores as principais peças para garantir o bom funcionamento de qualquer empresa.

Ter uma gestão de pessoas eficiente e focada no desenvolvimento dos colaboradores auxilia no desempenho dos negócios, pois os profissionais terão mais motivação e vontade de realizar os seus trabalhos.

Para que você não cometa erros na gestão de pessoas e acabe prejudicando a sua companhia, elencamos os principais deles. Veja!

1. Não investir em treinamentos

Os treinamentos são importantíssimos para as empresas, pois de nada adianta investir em alta tecnologia se os colaboradores não souberem operar os equipamentos e softwares contratados, por exemplo.

Imagine que a sua empresa utiliza o sistema SAP Business One como ERP, por exemplo. Nesse caso, é uma boa prática oferecer aos trabalhadores um treinamento, para que eles saibam como operá-lo.

2. Focar apenas nos resultados

É claro que os resultados são importantes e devem nortear os trabalhos de uma organização. No entanto, se preocupar apenas com eles pode caracterizar um dos principais erros na gestão de pessoas.

É preciso ter clareza para entender que os colaboradores são seres humanos e podem cometer falhas ou deslizes que comprometam os seus resultados. Por isso, analise cada situação de maneira individual.

3. Não ter clareza na comunicação

Também é preciso que o gestor de pessoas saiba se comunicar de forma clara e convincente, para que não restem dúvidas sobre as regras da empresa e os valores organizacionais, por exemplo.

Sobre a comunicação, também é importante se atentar à linguagem utilizada para falar com as diferentes ramificações que compõem o público interno. Afinal, uma pessoa da área de TI pode conhecer termos técnicos que não são familiares ao setor de marketing e vice-versa.

Em comunicados gerais, portanto, é preciso que seja adotada uma linguagem neutra e de fácil compreensão para todos.

4. Dar feedbacks inconsistentes

Privar os colaboradores de feedbacks ou dar retornos inconsistentes também faz parte da lista de erros na gestão de pessoas que podem comprometer as equipes de uma empresa.

Todas as demandas levantadas pelos colaboradores precisam receber um feedback, mesmo que seja negativo. Isso fará com que percebam que você se importa com o que eles têm a dizer.

5. Não acompanhar o clima organizacional

É impossível liderar uma equipe sem saber quais são as necessidades e os desejos de cada um dos seus membros. É por isso que os gestores de pessoas precisam acompanhar índices de clima organizacional.

Para isso, é recomendável fazer uma pesquisa para mensurar o nível de satisfação dos colaboradores com a empresa pelo menos uma vez por ano.

Esses são os principais erros na gestão de pessoas. Agora que você já os conhece, faça um estudo para identificá-los e faça o possível para evita-los em sua empresa. Dessa forma, poderá aumentar a produtividade da equipe e melhorar o clima da organização.

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