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Gestão de riscos e compliance nas PMEs

Inúmeros aspectos podem influenciar no andamento dos processos e aumentar os riscos da atividade empresarial. Inclusive nas pequenas e médias empresas. O proprietário, o CEO e o CFO precisam estar atentos para que não se materializem e afetem os resultados. Um dos aspectos mais importantes da gestão empresarial e, muitas vezes, negligenciados é a gestão de riscos e a compliance.

Em outras palavras, os gestores devem enxergar o gerenciamento de riscos como um processo que está além de aspectos regulatórios. Nem sempre é possível eliminar todos os riscos. Há riscos que são inerente ao negócio. É preciso, portanto, a atenção e a dedicação para identifica-los, compreendê-los e preparar-se para mitiga-los.

Um dos desafios é incorporar esse pensamento e fazer com que as boas práticas de gestão de riscos permeiem toda a organização. Muitas vezes, a gestão de riscos é vista como uma atribuição muito técnica e relegada a um profissional ou um departamento da empresa.

Falar em gestão de riscos e compliance é promover um amplo entendimento da organização, de sua operação, sua cadeia de valor e, especialmente, manter um bom fluxo e acesso a informações. Parte desse ambiente será resolvido com o investimento em sistemas padronizados de informações que reúnem todos os dados da organização em um só lugar. Não é suficiente. É preciso engajar funcionários de todos os níveis.

Impacto da gestão de riscos e compliance na empresa

Casos de corrupção, risco tributário, multas e uma legislação complexa e confusa que induz ao erro. A máxima atenção aos riscos e problemas internos é crucial para o sucesso. Não se trata de burocratizar, engessar ou encarecer sua operação. Mas, sim, garantir uma boa gestão de forma a ampliar ou, ao menos, proteger o resultado.

Esse é o principal benefício. Mas há que se notar também os impactos positivos na gestão de pessoas;  gestão financeira; relações com clientes e mercado, entre outras.

O mercado ganhou extrema complexidade. Mais concorrentes, tecnologias emergentes, novos modelos de negócio, um consumidor impassível e mutante. Isso significa mais complexidade para gestores que não podem mais focar-se exclusivamente nas planilhas.

Enfim, manter uma trajetória de crescimento de maneira sustentável passa agora também por boas ferramentas e processos na área de compliance e gestão de riscos.

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