Entenda como funciona o sistema SAP Business One

Entenda como funciona o sistema SAP Business One

Está em busca de integrar as informações de todas as áreas da sua empresa? Então você precisa conhecer o sistema SAP Business One! Ele é um software ERP (Enterprise Resource Planning) e é usado com o intuito de reunir todos os dados da organização em um único sistema, como um planejador dos recursos corporativos.

O SAP Business One é uma solução que simplifica os processos de negócio — desde finanças até a cadeia de suprimentos. Assim, ele se torna um mecanismo unificado de gestão empresarial.

A plataforma permite uma administração integrada de todas as atividades, com uma visão completa dos setores em um único sistema integrado. Ou seja, um meio para tornar o negócio mais competitivo.

Se interessou pelo sistema SAP Business One? Quer conhecer mais sobre esse software e saber como ele funciona? Então vamos lá, continue a leitura!

O que é o sistema SAP Business One?

SAP Business One é considerado, simultaneamente, um sistema e também um negócio! Qual o motivo disso? É simples: ele pode ser definido como a representação lógica da empresa de forma centralizada, permitindo a integração de dados oriundos de todas as áreas em tempo real.

Assim, ele se torna uma solução de gerenciamento para todo tipo de negócio — isso mesmo, até para as pequenas empresas! Muitos gestores acreditam que o SAP não é destinado para PMEs, o que não é verdade.

Esse sistema foi criado especificamente com o intuito de atender à demanda de pequenas e médias empresas. Pela sua funcionalidade e eficiência, ele acabou estendendo seu uso para organizações de maior porte, o que não o torna inviável para PMEs.

Vale ressaltar que esse software de gestão é personalizável e se ajusta aos processos de qualquer negócio, independentemente do porte. Isso acontece pois ele tem a capacidade de se mesclar com outros aplicativos usados na empresa, transferindo e integrando as informações por meio desses sistemas menores.

Em outras palavras, o SAP Business One pode ser visto como uma aplicação para a gestão unificada de todas as rotinas do negócio. As suas funcionalidades tornam mais simples a visualização sobre os indicadores da companhia, as ações dos profissionais e as receitas internas. Assim, a gestão pode ser executada com mais precisão, agilidade e segurança.

Quais as principais características do SAP Business One?

O SAP Business One possui um conjunto de funcionalidades que auxiliam profissionais a solucionarem demandas do dia a dia. Elas são voltadas para o ambiente administrativo do negócio, automatizando rotinas e criando um fluxo de trabalho mais prático e inteligente. Veja alguns dos principais recursos dessa solução!

Integração de profissionais

O SAP Business One é um software que oferece suporte para todas as áreas organizacionais, mesmo nas funções mais críticas do negócio. Isso permite que se tenha uma visão geral da empresa em tempo real.

Esse sistema permite transformar a informação em visão. Integrado a outras ferramentas, a companhia pode avaliar melhor os seus indicadores de performance, ver o funcionamento de rotinas internas e avaliar em um único cenário como os times se encontram.

Além disso, com ele, os usuários possuem acesso aos dados dos mais diversos setores empresariais, sempre atualizados, evitando problemas que resultam da comunicação ineficiente. Logo, se trabalha de forma proativa e eficaz, com indicadores de sucesso elevados.

Gestão unificada de compras

Como já falamos aqui, o SAP Business One é um software que integra todas as áreas empresariais, inclusive o setor de compras. Com ele é possível, por exemplo, criar pedidos de compras e gerenciar documentos relacionados à entrada de mercadorias, sejam elas múltiplas ou individuais.

Dessa maneira, é possível verificar em tempo real qual a situação da sincronização do recebimento de mercadorias, realizando ainda o processamento de faturas e avisos de crédito. E não para por aí: com a gestão única de compras pode-se ainda fazer a gestão de estoque.

O giro de estoque é um dos pontos mais críticos em uma empresa: ele é um indicador de qualidade, pois mensura o fluxo de entrada e saída dos produtos. Devido a isso, os erros nesse setor devem ser nulos ou na menor quantidade possível.

Com as respostas, assegura-se que a aplicação será feita em tempo, com os recursos necessários e a quantidade ideal, evitando excedentes ou faltas. Isso diminui erros, torna gastos mais eficazes e dá mais qualidade para o planejamento de médio e longo prazo.

Planejamento de vendas

Com o SAP B1 a companhia consegue avaliar melhor quando começar a produzir algo. Os seus indicadores permitem que o gestor determine respostas para perguntas como: o que elaborar? Com o que? Quando? Onde? Quanto? Para quem?

Tem-se um painel em tempo real da quantidade de produtos em estoque e a estimativa, sendo isso uma base para a tomada de decisões. Todas as políticas de vendas e compras ganham com isso, uma vez que elas terão uma visão abrangente sobre as variações de estoque sazonais da companhia. Em outras palavras, a empresa deixará de direcionar recursos para a criação de produtos que não serão vendidos.

Melhoria na experiência de compra de clientes

Com o SAP Business One a empresa consegue ir além das vendas tradicionais, proporcionando uma experiência única aos clientes, a qualquer hora e de qualquer lugar. Mas, como isso é possível?

Por meio da implementação em nuvem e da solução móvel de CRM, os vendedores conseguem gerar relatórios e fazer análises em tempo real, evitando perdas e até mesmo a negociação de maneira incorreta devido à falta de informações. Assim, a experiência de compra é otimizada e o negócio pode ser mais competitivo.

Flexibilidade

A modelagem do software é flexível, ou seja, oferece suporte a diversos modelos de negócio. Isso ocorre até mesmo naqueles com alto nível de complexidade operacional.

Como consequência, a companhia pode se adaptar rapidamente a mudanças no mercado e, assim, se manter a frente de seus concorrentes. Além disso, a integração da solução com o dia a dia da empresa é muito mais prática e ágil.

Gestão do time de vendas

Manter um time de vendas bem estruturado é crucial. Se os vendedores não possuem um bom suporte, a companhia pode ter dificuldades para atingir os resultados esperados. Com o SAP B1, esse objetivo pode ser atingido facilmente.

Os gestores podem quantificar as metas de cada time. Existe o suporte para a avaliação da performance da empresa com o apoio de indicadores que trabalham por meio da receita planejada de custos e da margem de contribuição.

Dessa forma, o gestor consegue medir qual o nível de sucesso das vendas de cada colaborador. A longo prazo, essa funcionalidade abre espaço para a companhia ter uma rotina de vendas mais inteligente, com menos erros e maior capacidade de converter clientes.

No SAP Business One, vendas e CRM permitem, por fim, que se faça um planejamento colaborativo, onde várias áreas podem participar em conjunto, por meio de um portal integrado à web, prevendo como decisões futuras desse campo podem afetar a empresa como um todo.

Como o sistema SAP B1 torna o negócio competitivo?

Você já sabe o que é um sistema ERP e quais os principais subsistemas do software SAP B1, mas ainda tem dúvidas em implementá-lo na sua empresa? Então é o momento de conhecer algumas vantagens desse sistema!

Custo-benefício

Vamos começar pelo custo-benefício, pois essa é uma das grandes dúvidas de quem deseja aderir a esse software — especialmente para PMEs. Ao contrário do que muitos acreditam, encarar o SAP B1 como um sistema de gestão é um grande investimento, pois ele permite muita economia.

Quer um exemplo? Com esse software, as pequenas e médias empresas conseguem eliminar o retrabalho e a duplicação de dados, o que resulta em uma gestão e atendimento ágeis, precisos e eficazes, sem gastos extras para corrigir informações.

Processos padronizados

A padronização de rotinas é fundamental para a empresa. Se os times não estão padronizados, o número de erros é maior, levando a custos mais altos e atrasos. Ou seja, ter uma aplicação que auxilia esse fator é crucial para o sucesso da companhia.

O SAP Business One permite que o negócio padronize todos os processos operacionais. Isso gera maior produtividade e aprimora a qualidade dos serviços, melhorando o fluxo de informações, pois elas podem ser acessadas em tempo real, de qualquer setor.

Gestão operacional mais simples e fluida

Outro benefício da solução SAP B1 é que esse ERP melhora a gestão, a fluidez dos processos e aumenta as vendas. Ele centraliza as informações de todos os procedimentos e diversos departamentos em um único banco de dados. Dessa forma, o negócio terá meios para diminuir o número de gargalos operacionais e etapas em suas rotinas.

Toda empresa moderna necessita da tecnologia para ganhar competitividade e atingir os seus objetivos comerciais. Aplicações de cloud computing, por exemplo, solucionam demandas por mais flexibilidade e mobilidade. Já a Internet das Coisas torna o ambiente operacional mais eficaz e dinâmico.

As soluções de gestão integrada, como o SAP Business One, podem ser vistas como um investimento estratégico pela sua capacidade de tornar todo o negócio mais inteligente e integrado. As rotinas administrativas ficam mais automatizadas e com um maior nível de integração. Dessa forma, os profissionais da área conseguem atingir melhores resultados a médio e longo prazo, tanto por evitar erros quanto por terem meios para serem mais produtivos e inovadores.

Gostou deste post sobre o sistama SAP Business One? Então, compartilhe-o com os seus contatos nas redes sociais!

parceiro-sap.-erp-pme-sap-business-one-sap-b1

 

 

 

0Shares
0 0 votos
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários
0
Deixe um comentário :)x
()
x