integração via API

Integração via API, o que é?

O avanço tecnológico e a era digital trouxeram grandes mudanças para o setor empresarial. Com a integração via API, por exemplo, é possível automatizar muitos processos, otimizando o uso de dados e reduzindo custos. 

A seguir, vamos explicar como funciona esse sistema e todos os benefícios que ele oferece para o seu negócio. Boa leitura!

O que é integração via API?

A sigla API é a abreviação de Application Programming Interface que, em português, significa Interface de Programação de Aplicativos.

Ou seja, é um conjunto de aplicações que permite a construção de uma interface inteligente, configurando um meio de comunicação entre dois sistemas. 

Essa interface permite ligações entre os recursos necessários para o bom desempenho de um software. Em outras palavras, as APIs fazem a intermediação da comunicação entre os dois sistemas. 

É por meio da integração via API que os dados são trocados, permitindo a automatização de tarefas pré-definidas. Assim, quando uma informação do sistema é obtida, outra ação é iniciada de forma automática.

De forma geral, a integração é usada para que aplicativos interligados via internet conversem entre si, sem a necessidade de intervenção humana.

Benefícios da integração via API

Com o avanço das tecnologias, as APIs têm facilitado diversas rotinas de trabalho dentro das empresas. Isso porque proporciona mais eficiência, acelerando o crescimento do negócio. A seguir listamos alguns benefícios. Confira!

Facilidade para integrar 

A facilidade de integração está entre as principais vantagens das APIs. Com padrões definidos, os desenvolvedores encontram facilidade para integrar o código. 

Por isso, é um sistema completamente acessível para integrar qualquer tecnologia que você utilize em sua empresa. 

Automatização de processos 

O trabalho com as APIs também é uma ótima forma de diminuir as atividades manuais. Isso porque muitas demandas passam a ser automatizada, ajudando a economizar tempo ao lidar com a tecnologia. 

Inovação para sua empresa 

A automação de algumas demandas é uma das maiores inovações para empresas na era digital. Portanto, quando você investe nessas tecnologias, o seu negócio ganha destaque no mercado. 

Com a integração via API, você consegue melhorar a operação de diferentes processos da organização. Como consequência, aumenta a eficiência de serviços, agilizando o desenvolvimento do seu negócio.

Melhora na comunicação 

Um fator chave na integração via API é a comunicação, já que o sistema atua recebendo e transmitindo os dados de uma empresa. 

Logo, isso facilita a comunicação entre os setores, melhorando o aproveitamento de todos os dados que circulam na empresa. 

Outros benefícios são notórios no dia a dia das empresas. Dentre eles, a redução dos gastos operacionais com a área de TI e praticidade para a gestão de diversos processos.

Além disso, outra vantagem que deve ser levada em consideração ao implementar um sistema é o aumento da fidelização dos clientes. 

Isso porque uma conexão via API permite que as empresas customizem os sistemas para agradar cada tipo de consumidor. Dessa forma, é possível aumentar a fidelização e a produtividade na empresa.

Conheça alguns tipos de APIs

Ao todo, existem quatro tipos de APIs que podem ser usadas em aplicativos: APIs públicas ou abertas, privadas ou internas, de parceiros e compostas. 

A escolha dependerá das necessidades específicas de cada negócio. Ou seja, do uso pretendido com a integração via API. Para entender melhor, vamos explicar cada um dos tipos.

API pública ou aberta

Uma API pública pode ser utilizada por qualquer empresa ou desenvolvedor. Ou seja, não é de uso exclusivo da empresa responsável pelo desenvolvimento. 

De modo geral, as APIs públicas podem ser gratuitas ou comercializadas com a opção de compra ou limite de uso. Como exemplos, podemos citar: Google Drive e Google Maps.

API interna ou privada

Diferentemente das APIs públicas, as integrações privadas são de uso exclusivo das organizações para as quais foram desenvolvidas. Essa interface dá acesso a sistemas e dados internos da empresa, por isso, só pode ser acessada pelos próprios desenvolvedores. 

Esse tipo de API é mais utilizado em ambientes corporativos e têm como função integrar sistemas internos ou diferentes setores. Além disso, também pode otimizar a comunicação interna, construir novos sistemas e aumentar a produtividade. 

API de parceiros

Nesse caso, são disponíveis apenas para desenvolvedores externos ou consumidores selecionados e autorizados. Geralmente, são usados para negócios B2B.

A API de parceiros incorpora mecanismos de autenticação, autorização e segurança muito fortes. Por isso, parceiros possuem direitos e licenças para conseguir acessá-la. 

É comum que as empresas não monetizem as APIs de parceiros, pois são pagos pelos serviços específicos e não somente pelo uso da API.

API composta

Esse tipo de API combina duas ou mais APIs, com o objetivo de criar uma sequência de operações relacionadas ou interdependentes.

Nesses casos, são benéficas para lidar com comportamentos de API complexos ou fortemente relacionados. Também podem ser usados para melhorar a velocidade ou desempenho em relação às APIs individuais.  

Por que apostar em um sistema de integração via API?

Muitas empresas adotam a integração via API em seus negócios para ganhar eficiência e agilidade em tarefas que podem deixar de ser manuais. Aliás, essa é a nova realidade para muitos negócios. 

Por meio da integração via API, diversas funções podem ser automatizadas. Por exemplo, emissão de notas fiscais, automação de marketing, questões de logística, entre outras. 

Ao integrar diferentes sistemas, essas ferramentas garantem maior grau de eficiência. Isso porque automatizam atividades burocráticas que levariam muito tempo para serem finalizadas manualmente.

Além da otimização de processos, a integração também reduz os custos da empresa a curto prazo. Por isso, cada vez mais empresas têm apostado nessa estratégia para aproveitar os dados da melhor forma possível.

Portanto, usar a integração via API é uma boa estratégia. Ainda mais se a empresa puder contar com uma boa plataforma, como a Zendesk, por exemplo. 

A plataforma de CRM e open API permite que você conecte os dados de seus clientes com toda a empresa por meio de APIs. Dessa forma, facilita toda a comunicação na empresa. 

Conclusão

Como visto, a automatização de processos é uma realidade na era digital. Isso porque o uso de tecnologias facilita a execução de muitos processos que levariam muito mais tempo para serem feitos de forma manual. 

Além disso, os dados coletados são usados com mais precisão, o que garante inúmeras vantagens para o seu negócio. Por isso, vale a pena planejar e implementar a integração via API na sua empresa. 

0Shares
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários
0
Deixe um comentário :)x
()
x