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B2B, B2C, B2B2C e B2B4C – Saiba o que é!

As siglas como B2B, B2C, B2B2C e B2B4C determinam algumas formas de fazer negócio no mundo. Resumidamente, é possível escolher entre dois caminhos: vender para consumidores ou vender para empresas.

No entanto, não há como negar que o comércio se tornou algo muito mais complexo do que essas simples relações. Hoje é possível contar com novas ferramentas e formas de fazer negócio. 

Por isso, é importante conhecer os tipos de modelo de negócio para criar soluções mais eficientes em sua empresa. A seguir, vamos explicar mais sobre esses quatro modelos. Boa leitura!

O que é um modelo de negócio?

Modelo de negócio é a forma como uma organização cria e entrega valor aos seus clientes. Trata-se de uma visão macro de todas as etapas que compõem as ações realizadas pela empresa. 

Embora seja um conceito relativamente simples, muitos gestores ainda ficam em dúvida quando é preciso documentar o passo a passo do negócio.

A metodologia mais amplamente utilizada para estruturar o modelo de negócio de uma empresa é o Business Model Canvas, ou simplesmente Canvas.

Criado nos anos 2000, a metodologia é uma ferramenta gráfica que permite visualizar os pilares do funcionamento da organização. Por exemplo, o segmento de clientes mais atrativos para o negócio, fontes de receita e a estrutura de custo de todas as operações. O Canvas também propõe a definição de outras cinco áreas de ação fundamentais para o funcionamento do negócio. Ao identificar os tipos de modelo negócio, como B2B, B2C, B2B2C e B2B4C, é possível esclarecer dúvidas e trazer bons insights para sua organização.

Quais são os principais modelos de negócios (B2B, B2C, B2B2C e B2B4C)?

Antes de tudo, os tipos de modelo de negócio existentes não têm a ver somente com o tempo de implementação no mercado. Isso porque existem e são formados desde antes da era digital.

Isso implica e muito na forma como eles foram criados, desenvolvidos e aplicados. Aliás, os modelos de negócios mais disruptivos também acabaram usando esses primeiros modelos como base para explorar novas possibilidades de negócios. A seguir, vamos explicar os modelos B2B, B2C, B2B2C e B2B4C.

Modelo de negócio B2B 

Nesse modelo, o foco é a venda de soluções de empresas para empresas, e não envolve o consumidor final. Por exemplo, atacadistas, fornecedores do ramo industrial, mineradoras, prestadores de serviços, entre outros. 

Existem também várias empresas B2B no setor de serviços, como terceirizadoras, assessorias, consultorias e agências.  

Sendo assim, o processo de compra e venda tem a finalidade de suprir uma necessidade da empresa para que esta sim atenda o consumidor final.

No business to business, a empresa que vende deve ser capaz de demonstrar que o seu produto ou serviço é bom. Em seguida, é preciso encontrar formas de convencer o comprador de que oferece o melhor custo-benefício para uma relação de longo prazo.

Modelo de negócio B2C 

Nesse caso, o produto ou serviço destina-se ao consumidor final, como lojas de vestuário, salão de beleza, supermercados, restaurantes, entre outros. Diferente do B2B que tem relação focada no racional, no B2C a ação de venda tem maior apelo emocional. 

Esse modelo é conhecido também pelo termo “vendas diretas”, já que envolve uma operação de consumo feita diretamente para o consumidor. Aliás, é o tipo de negócio mais comum, já que abrange todo o varejo e seus inúmeros segmentos, inclusive o e-commerce do varejo.

No B2C é possível segmentar os consumidores em grupos, criar personas e pensar em ofertas que atendam às necessidades dos públicos específicos. Além disso, é possível contar com vários canais de comunicação para dialogar com eles. 

Modelo de negócio B2B2C 

B2B2C é a junção das duas siglas anteriores: B2B e B2C. Em outras palavras, define uma empresa que tem como público-alvo outras empresas.

Em outras palavras, é quando uma empresa oferece o produto ou serviço diretamente ao consumidor, mas com um canal intermediário, como um marketplace. Como exemplo, podemos citar Mercado Livre ou Submarino. 

Ao pagar uma taxa comercial e de serviços, as companhias utilizam essas plataformas para chegar ao consumidor final. Ou seja, aproveitam de toda a estrutura do espaço virtual e se beneficiam de campanhas de marketing e atratividade de outras marcas. 

Resumidamente, uma empresa B2B2C é um tipo de negócio em que as transações comerciais acontecem de empresa para empresa e, então, para o público-alvo.

Modelo B2B4C

O modelo de negócio B2B4C existe para ajudar outras empresas, mas também acaba beneficiando o consumidor. A missão é resolver problemas do dia a dia dos operadores, garantindo uma melhor experiência ao cliente final. 

Nesse modelo de negócio é fundamental conhecer a jornada do consumidor, ou seja, todas as etapas que ele enfrenta até finalizar uma compra. Com esses dados, ficará mais fácil otimizar todos os setores da empresa, garantindo mais qualidade na entrega final. 

Com isso, aumenta as chances de se destacar no mercado e atender um consumidor cada vez mais exigente. 

Como saber o melhor modelo de negócio para a minha empresa?

Como visto, B2B, B2C, B2B2C e B2B4C são modelos que definem mercados e formas de monetização, a partir de soluções atentas às necessidades dos usuários. 

Portanto, um bom planejamento estratégico é fundamental para a implementação do modelo de negócio dentro de uma empresa. A partir dessa definição, a empresa terá mais sucesso para alcançar seus objetivos a curto, médio e longo prazo. 

Aliás, o modelo de negócio permite que a empresa seja capaz de adaptar-se ao cenário no qual ela se insere. Permitindo mais assertividade em períodos incertos, como o da pandemia de Covid-19. 

Portanto, para definir o modelo ideal é fundamental investir tempo e estudo sobre a geração de valor, monetização e outros aspectos. Ou seja, além de conhecer os tipos de modelo de negócio, é importante entender como eles impactam todo um mercado. 

Esse processo ajudará gestores e empreendedores a dominar os principais desafios do setor de atuação, alinhando oportunidades para atuar de forma mais eficiente. 

Conclusão 

O comércio tornou-se algo muito mais complexo do que a relação cliente-loja. Portanto, gestores e empreendedores precisam se adaptar e buscar novas formas de vender e se relacionar com o consumidor. 

Por isso, vale a pena estudar mais sobre os tipos de modelo de negócio, como B2B, B2C, B2B2C e B2B4C. Dessa forma, é possível encontrar a melhor opção para criar e entregar mais valor ao cliente, destacando a sua marca diante dos concorrentes. 

Independente do seu modelo de negócio, nós temos a melhor solução em ERP para uma gestão mais eficiente do seu negócio. Conheça nossos segmentos!

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