Software de gestão: conheça algumas razões para a sua clínica contratar o serviço

Pagar contas, agendar pacientes e controlar o fluxo de funcionários: essas são somente algumas das diversas funções essenciais que devem ser executadas em clínicas. Mas como fazer tudo isso com qualidade? Usando um software de gestão!

Esse sistema se tornou uma realidade não somente para as empresas, mas também para clínicas e laboratórios. É uma ferramenta extremamente importante para gerenciar empreendimentos, pois serve como auxiliar para uma melhor administração, tornando a clínica mais organizada e rentável!

Mas por que trazer um software de gestão para a clínica? Para saber a resposta continue a leitura deste post!

Por que contratar um software de gestão?

Como você já sabe, esse sistema otimiza os procedimentos em setores diversos, inclusive da saúde.

O software de gestão permite que clínicas e hospitais realizem os procedimentos com mais agilidade, resultando no aumento da eficiência — pois os dados podem ser acessados de forma rápida e simples, fazendo uma busca completa pelo histórico do paciente em poucos segundos.

Além disso, há mais segurança no armazenamento e na transmissão de informações, já que são realizados backups constantes do sistema, evitando que os dados sejam perdidos.

Ou seja, com o software de gestão é possível automatizar procedimentos que antes eram realizados somente de forma manual, como o cadastro de pacientes, o agendamento de consultas, a prescrição e o prontuário eletrônicos, tendo como resultado procedimentos mais rápidos e seguros.

Como funciona o processo de contratação desse sistema?

Agora que você já sabe quais são os motivos para contratar um sistema de gestão, vamos explicar como fazer isso!

Apesar de ser um procedimento simples, é importante que o gestor da clínica ou do laboratório tenha alguns cuidados para evitar futuras decepções com o desempenho do software de gestão.

É importante, em primeiro lugar, levar em consideração quais são os principais procedimentos realizados na clínica, como atendimento de pacientes, realização de exames e agendamento de consultas. Isso permite que o gestor possa ter um norte para se guiar durante a escolha do sistema.

Com os objetivos claramente definidos, pode-se iniciar o processo de contratação do software de gestão!

Vale lembrar que a maior parte dessas ferramentas possui funções parecidas, como otimização de tarefas, melhorias no controle de atividades e redução de custos operacionais. Por isso, o que o gestor deve levar em consideração antes de contratar esse sistema são diferenças pontuais, que serão essenciais para o melhor desempenho da clínica.

Caso julgue necessário, é possível utilizar o software por um período de testes, experimentando o sistema e avaliando se ele é compatível com as necessidades da clínica, evitando, dessa maneira, surpresas desagradáveis.

Além disso, é necessário verificar como é a usabilidade do software. Muitos deles apresentam funções complexas, exigindo que se percorra longos caminhos para realizar procedimentos simples. Isso acaba levando à necessidade de um período para capacitação e treinamento dos funcionários.

Mas qual é o problema com os softwares mais sofisticados? Imagine que todos os colaboradores da clínica já tenham realizado o treinamento e estejam aptos a utilizar o software de gestão, mas um funcionário acabou deixando a equipe.

Logo, ao contratar um novo profissional para essa vaga, o gestor deverá realizar um novo treinamento, o que resulta em um tempo extra para que ele aprenda como usar esse sistema, reduzindo sua produtividade.

Por isso, ao contratar essa ferramenta, certifique-se que é um sistema simples e de fácil compreensão, podendo ser utilizado por todos os funcionários sem deixar de atender as necessidades da clínica.

Quais são os benefícios do software de gestão para a clínica?

Ainda não está convencido sobre o uso do software de gestão na sua clínica? Então conheça já alguns benefícios desse sistema!

Otimização dos procedimentos

Já imaginou cadastrar todos os dados do paciente e ter acesso a eles instantaneamente? Ou então verificar a disponibilidade para consultas de maneira dinâmica, sem a necessidade de ficar analisando quais horários já estão ocupados?

É exatamente isso que o software de gestão faz! Com ele é possível otimizar as atividades realizadas na clínica, abandonando de vez o uso do papel.

A agenda passa a ser eletrônica, os prontuários são personalizáveis e oferecem com acesso fácil e rápido a todas as informações do paciente e as consultas podem ser agendadas de maneira instantânea.

E não é só isso: fazer a gestão financeira se torna uma tarefa fácil, já que o sistema organiza todas as informações de maneira intuitiva.

Assim, o profissional poderá acessar todos os dados que necessita, como fluxo de caixa e controle de estoque, sem precisar pesquisar em diversos locais. Isso permite que se tenha uma visão geral sobre a situação financeira da clínica, resultando em decisões coerentes, já que são baseadas em dados concretos.

Segurança das informações

As transmissões de dados feitas pelo software de gestão possuem alta segurança, pois são criptografadas. A ferramenta utiliza o sistema em nuvem para armazenar todas as informações, sendo que elas só podem ser acessadas por pessoas autorizadas.

Além disso, o sistema possibilita gerar resultados automaticamente — ou seja, sem a intervenção do usuário. Os dados são altamente confiáveis, pois levam em consideração somente o histórico do paciente, sem nenhuma intervenção humana.

Redução dos erros

Quando as informações são transmitidas via oral ou escrita, as chances que algum erro ocorra são elevadas — já que muitos dados podem se perder nesse caminho.

Porém, com a automatização dos procedimentos da clínica, as chances que falhas aconteçam são drasticamente reduzidas. Como todos os dados ficam armazenados no sistema, não é necessário consultar um profissional específico para obter informações sobre o paciente, evitando que as informações sejam repassadas erroneamente.

Além disso, esse software é um grande aliado na organização e na gestão de dados da clínica. Todos os departamentos podem ser monitorados, otimizando a transmissão de informações entre eles e reduzindo as chances de falhas nesse procedimento.

Comunicação mais eficiente

Como já dissemos no tópico anterior, com o software de gestão é possível manter todas as áreas da clínica interligadas, otimizando o processo de comunicação entre elas.

Assim não será preciso se deslocar até determinado setor somente para obter uma informação — todos os dados ficam disponíveis no sistema, com acesso imediato e em tempo real.

E não é só isso: a comunicação com o cliente também se torna mais ágil, pois a clínica passa a ter um canal de comunicação.

Dessa forma não é mais preciso ligar e falar com diversos profissionais somente para remarcar uma consulta, por exemplo. O cliente poderá acessar o sistema e verificar todos os seus dados, além de interagir com os funcionários da clínica.

Esse canal de comunicação auxilia ainda os profissionais da clínica, que não perderão horários devido à ausência dos pacientes, reduzindo as lacunas na agenda.

Percebeu como o software de gestão é importante em uma clínica? Então não deixe essa ferramenta de lado e contrate o serviço agora mesmo!

Não sabe como? Entre em contato com a gente!

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