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Auxílio econômico para setores com restrições em SP

E eis que nos deparamos com mais drama, restrições e impactos na economia, decorrente da pandemia da Covid-19. Embora, o alento seja pequeno, nesta quarta-feira (17/3), o Governo de SP apresentou um plano de auxílio para bares, restaurantes, academias, salões de beleza e empresas de eventos. O foco são empresas e estabelecimentos com faturamento mensal de até R$ 30 mil e prevê linhas de crédito, suspensão de tarifas e incentivos fiscais sobre leite e carne.

O Governo de São Paulo liberou R$ 100 milhões em linhas de crédito do Desenvolve SP e do Banco do Povo. No Desenvolve SP, o crédito dispensará apresentação de Certidão Negativa de Débitos e terá prazo de pagamento de 60 meses, um ano de carência e taxa de juros de 1% ao mês mais Selic. Para quem já tem créditos contratados, o Desenvolve SP possibilitou o adiamento por até três meses das prestações.

Coronavírus: como atenuar os impactos na empresa

Já temos os aprendizados da primeira fase da pandemia e quem se organizou da primeira vez e conseguiu superar o impacto, deve ter mais facilidade, ao menos do ponto de vista operacional, para tentar manter receitas e segurar os impactos das restrições. Espero que já tenhamos aprendido a vender pelo WhatsApp (para os negócios em que isso é possível), adequar a produção, organizar a cadeia de fornecedores e otimizar custos. Ou seja, mais uma vez as PMEs – Pequenas e Médias Empresas precisam se adaptar e se virar. Para quem não fez ainda, algumas ideias que não saem mais da mesa:

1) Novo mindset para criar novos produtos, novos canais

A vida continua mais digital. E continuará. É preciso pensar em serviços e produtos com essa nova visão.

2) Investir na interação com o cliente

Seja o contato peloWhatsApp, telefone, seja numa interface de conversação, os BOTs. Se está longe do balcão é necessário ficar mais perto do consumidor.

3) Mais automação

É preciso automatizar ao máximo de processos e tarefas. Não só para reduzir custos, por exemplo de pessoal. Mas, principalmente, para eliminar o trabalho manual de baixo valor agregado.

4) Crédito e ganhos fiscais

Veio a boa notícia hoje. É preciso ficar de olho nas possibilidades de crédito que surgem e na flexibilização ou possibilidades de ganhos fiscais.

5) Não descuidar da gestão financeiro

Já virou mantra, mas planejar, analisar e controlar as atividades financeiras da empresa é crucial. Analisar resultados, planejar as finanças, captar recurso, controlar custos, recuperar margens, conciliar contas a pagar e receber e monitorar o fluxo de caixa como se não houvesse amanhã.

6) Vender mais: agora pelo WhatsApp

A plataforma oferece rapidez de comunicação, atendimento personalizado e praticamente custo adicional nenhum na venda.

7) Vender mais: agora nos Marketplaces

É a forma mais rápida de criar sua loja virtual. Magalu, Americanas, Submarino, Amazon, Mercado Livre. É preciso fazer as contas das taxas, mas os marketplaces resolvem do meio de pagamento à logística da entrega.

8) Vender mais: agora em portais de compras governamentais

E por que não pensar em participar de licitações, pregões dos portais de compra de Governos.

9) Mais Marketing

Investir na comunicação, no Marketing digital e pensar em oferecer produtos e serviços diferenciados

 

E, mais do que nunca, um bom processo de gestão e de ferramentas modernas e flexíveis para auxiliar o empreendedor são fundamentais.  Ao manter processos bem estruturados e ferramentas de gestão com um ERP, o empresário pode garantir tudo saia conforme o planejado e sem surpresas. Além de monitorar toda a operação em tempo real e corrigir desvios.

Um sistema de gestão como o SAP BUSINESS ONE lhe permite enxergar bem todas as áreas da empresa e, em tempo real, projetar cenários futuros, em diversas moedas e tomar decisões munido de informações confiáveis.

 

 

 

 

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