Dropshipping: o que é

Dropshipping: o que é, como funciona, por onde começar

O avanço tecnológico trouxe muitas mudanças para a comercialização de produtos e serviços. Hoje, é possível ter uma loja virtual ou site, vender em marketplace ou atuar como um intermediário nas vendas por dropshipping

A seguir, vamos explicar o que significa esse termo, quais são as vantagens e como começar esse modelo de negócio. Boa leitura!

O que é Dropshipping?

Se você quer começar um negócio online, mas busca uma opção fácil de administrar, o dropshipping pode ser uma boa escolha. 

Esse modelo de e-commerce permite que o lojista atue como um intermediário das vendas pela internet. Desse modo, o controle de estoque e envio dos produtos não serão responsabilidades do lojista, mas dos fornecedores. 

Por esse motivo, não exige grandes investimentos, já que não é preciso definir uma estrutura para o estoque. Além disso, não é necessário se preocupar com a logística de entrega e devoluções.

O lojista, portanto, será responsável por atrair clientes, receber os pedidos e repassar para os fornecedores. É desse processo que retém a sua parcela sobre o valor da venda.

Essa relação entre lojista e fornecedor é imperceptível aos clientes. Para eles, o vendedor é o mesmo que gerencia o estoque e faz o envio. Mas, para garantir o sucesso, é preciso escolher fornecedores confiáveis. 

No dropshipping, a relação com o fornecedor é determinante para que a experiência de compra seja positiva e para manter a imagem da loja. Afinal, qualquer problema com a compra ou entrega pode recair sobre o vendedor. 

Qual a diferença entre outros formatos de e-commerce?

A principal diferença do dropshipping para outros modelos de e-commerce é a forma de funcionamento. Isso porque consiste na divisão das demandas entre o lojista e os fornecedores, oferecendo uma boa experiência ao consumidor. Para ficar mais claro, veja como funciona o processo de vendas.

#1 O cliente faz o pedido na loja 

O processo começa quando o usuário encontra a sua loja virtual ou marketplace e faz o pedido. Nesse momento, você recebe o valor da compra, conforme definido para a venda.  

O pagamento é feito na plataforma do vendedor, que deve aprovar a transação para dar seguimento ao pedido.

#2 O pedido é enviado ao fornecedor 

Após receber o pedido, o lojista deve encaminhá-lo ao fornecedor e fazer o pagamento do produto no preço de atacado ou conforme foi definido. O valor recebido pelo lojista será o lucro entre o preço da venda ao cliente final e o preço do produto no atacado. 

Vale ressaltar que esse contato entre lojista e fornecedor não é visível ao cliente. Para ele, quem está providenciando tudo é o próprio lojista. 

#3 Fornecedor envia o produto

A partir desse momento, o fornecedor é quem assume o processo. Afinal, como o produto está armazenado em seu estoque, é ele quem separa o pedido, embala e envia à transportadora. 

Quando o produto chega ao cliente, o processo de venda pode ser finalizado. Porém, caso seja necessária a troca ou devolução, é com o lojista que o contato será feito. Ou seja, é ele quem deverá repassar a solicitação ao fornecedor que, por sua vez, dará continuidade à logística reserva. 

Portanto, podemos concluir que o lojista assume um papel de intermediador entre o comprador e o fornecedor. No entanto, ele também assume importantes funções nesse modelo de negócio. Por exemplo:

Cria uma plataforma de vendas

No dropshipping o lojista que criará a plataforma online, seja uma loja virtual, um marketplace ou outros canais. É nela que todo processo deverá ser feito, como gerenciamento dos produtos, pagamento online e envio dos pedidos aos fornecedores. 

Encontrar bons fornecedores 

Uma das etapas mais importantes do vendedor é encontrar bons fornecedores. Além de produtos de qualidade, é importante contar com fornecedor organizado, ágil e que ofereça um bom serviço ao cliente.  

Definir o preço de venda

O lojista será o responsável por definir o preço de cada produto, mas isso também pode ser acertado na negociação com o consumidor. 

Nessa etapa, é importante definir um preço estratégico, que garanta uma margem de lucro ao lojista, mas que seja atrativo ao consumidor. 

Definir ações para atrair clientes 

O vendedor também é o responsável por divulgar a sua loja e despertar o interesse pelos produtos. Nesse caso, é importante ter conhecimento sobre ações de marketing para e-commerce ou contar com o auxílio de um profissional da área. 

Fazer o atendimento 

Como a relação entre lojista e fornecedor é invisível ao cliente, todo o atendimento é feito pelo vendedor. É ele que será responsável por tirar dúvidas e oferecer as melhores opções antes, durante e após a compra. 

Aliás, é fundamental criar um bom relacionamento com os usuários, para que voltem a fazer negócio outras vezes e indiquem a loja para outras pessoas.

Alinhar a operação de vendas

Por fim, o lojista deve alinhar a operação de vendas. Afinal, não basta receber e encaminhar o pedido, é preciso verificar se todo o processo está ocorrendo da melhor forma. 

Quais as vantagens desse estilo de venda?

Como visto acima, o modelo dropshipping oferece muitas facilidades ao lojista, especialmente às pessoas que desejam começar um negócio. Entre as principais vantagens podemos citar:

Terceirização do estoque e logística 

Tanto o estoque quanto a logística são fundamentais no processo de venda online. Afinal, é preciso cuidado para não entregar o produto errado ou não cumprir o prazo de entrega. 

No dropshipping, essas duas etapas são terceirizadas para os fornecedores, que possuem maior expertise. Então, eles lidam com o custo do armazenamento e o planejamento de envio da compra. 

Baixo investimento 

A principal vantagem do modelo de negócio é começar um negócio sem precisar de uma estrutura física. Todo o trabalho pode ser feito em casa, pelo computador.

Aliás, você não precisa comprar os produtos e nem adquirir um espaço para armazenar. Então, não é necessário fazer altos investimentos no início. 

Além disso, no dropshipping o lojista também se beneficia da economia operacional. Afinal, toda a logística é responsabilidade do fornecedor. Com isso, pode aumentar seu lucro sem ter grandes gastos com o negócio. 

Amplitude 

Uma loja que trabalha com dropshipping pode negociar com diferentes fornecedores. Dessa forma, é possível oferecer um mix de produtos com diferentes categorias para seus clientes. 

Com isso, o lojista pode atender diferentes perfis de consumidor, sem contar que pode oferecer mais opções de fretes e prazos de entrega para que o consumidor escolha a melhor opção. 

Como começar seu dropshipping?

Agora que você já sabe o que é dropshipping, veja quais são os passos para começar esse modelo de negócio. 

Faça uma análise do mercado

O primeiro passo é entender o mercado no qual vai atuar. Para isso, faça uma análise dos consumidores, defina o público-alvo e conheça seus concorrentes. Uma dica é conhecer outros vendedores que atuam nesse modelo para estudar suas estratégias. 

Formalize o seu negócio 

Para legalizar a sua empresa, faça o cadastro no CNPJ. Veja qual é a melhor definição para a sua atuação no mercado e qual regime tributário. Dessa forma, você poderá emitir notas fiscais de venda. 

Conheça os produtos antes de vender

Como já falamos anteriormente, contar com bons fornecedores no dropshipping é fundamental. Por isso, antes de adicionar o produto à loja, compre alguns itens para o seu próprio uso.

Dessa forma, você verifica a qualidade e o nível de serviço da entrega. Assim, não correrá o risco de fechar negócio com fornecedores que podem prejudicar a sua reputação. 

Defina política de troca e devolução

O Código de Defesa do Consumidor prevê que o cliente tem até 7 dias após a entrega para desistir da compra feitas pelos meios digitais. Portanto, é preciso estar preparado para essa possibilidade. 

Além disso, é fundamental oferecer informações claras sobre as trocas e devoluções aos usuários. Lembre-se também de conhecer os procedimentos dos fornecedores na logística reversa.

Estabeleça formas de avaliação e controle

O modelo do dropshipping oferece pouco controle ao vendedor. Por isso, é importante adotar formas de monitorar o serviço que está sendo oferecido aos clientes.

Para isso, você pode fazer uma pesquisa de satisfação, questionando sobre o processo de compra, prazo de entrega e se o produto atendeu às expectativas, por exemplo.  

Conclusão

Diante dos benefícios e facilidades oferecidas, o dropshipping tem se tornado cada vez mais popular. Então, se você deseja começar um negócio online, essa pode ser uma boa opção. 

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