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processos operacionais de uma empresa

Como melhorar a Eficiência Operacional da sua empresa?

Não há dúvidas de que o mercado mudou bastante nos últimos anos. A entrada de novas empresas na disputa e a mudança do perfil do consumidor fez com que, em busca de mais eficiência e qualidade, os processos operacionais de uma empresa se transformassem.

Somente os negócios que se preocupam com sua eficiência operacional conseguem sobreviver a esse cenário. Aliás, essa é uma espécie de seleção natural, que faz com que inúmeros empreendimentos percam clientes e fechem as portas.

Nesse sentido, a eficiência operacional no processo de produção contribui significativamente para o melhor desempenho dos resultados e garante o destaque da empresa perante os concorrentes. Afinal, o consumidor contemporâneo busca por uma experiência positiva com os produtos e serviços ofertados.

Por outro lado, sabemos que para se alcançar esse resultado, é preciso reduzir as perdas e aumentar a capacidade dos recursos disponíveis e, por isso, preparamos algumas dicas infalíveis para você! Quer aprender a melhorar sua eficiência operacional? Continue com a leitura!

O que é eficiência operacional?

Antes de apresentarmos as dicas, é importante que você compreenda o que é eficiência operacional. Isso porque, apesar de se tratar de um conceito simples, muitos gestores e empreendedores possuem dúvidas sobre o tema.

A eficiência operacional está relacionada ao fato de uma empresa exercer atividades semelhantes de seus concorrentes com uma qualidade superior e a um preço mais atrativo.

Assim sendo, podemos dizer que alcançar a eficiência operacional não está relacionado apenas a bater suas metas. Pelo contrário, seu negócio deve ofertar o melhor serviço ou produto, pelo preço mais interessante.

A ideia é fazer com que os processos da empresa sejam aperfeiçoados e modernizados para que ela alcance um bom nível de competitividade e entregue aos seus clientes um produto e serviço de melhor qualidade.

Como melhorar os processos operacionais de uma empresa?

Sabendo que para se alcançar a eficiência operacional não basta bater suas metas de produção, é possível que você esteja se perguntando: “afinal, o que devo fazer para conquistar processos realmente eficientes?”.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo e que farão toda a diferença no cotidiano de seu negócio. Acompanhe:

Invista em tecnologia e automatize processos

Para obter a melhoria do desempenho das tarefas e processos de produção da empresa é importante investir em tecnologia. Seja através da implementação de softwares ou da inovação do maquinário, a tecnologia é forte aliada para garantir o melhor aproveitamento dos recursos materiais e humanos disponíveis.

Adquirir um software de gestão empresarial, por exemplo, aumenta a eficiência operacional da empresa. Além disso, o uso de sistemas integrados amplia o fluxo e a precisão das informações, auxiliando os gestores na tomada de decisões.

É interessante ressaltar que a automatização é uma tendência nos dias de hoje. Independentemente do porte e segmento de atuação da sua empresa, é possível reduzir inúmeros processos manuais e alcançar resultados mais expressivos.

Além disso, essa é uma excelente estratégia para reduzir custos, seja em razão da diminuição de erros, retrabalhos e mão de obra ou em razão da maior agilidade e eficiência com que as tarefas são executadas.

Treine a sua equipe

Não basta investir em tecnologia se o seu time de funcionários não possuir capacidade e conhecimento para operá-la. Uma equipe bem treinada está mais preparada para lidar com os desafios do cotidiano empresarial e sabe extrair o máximo dos recursos e ferramentas disponíveis.

Portanto, se você busca uma estrutura organizacional moderna e processos internos de maior qualidade, não se esqueça de montar um calendário de treinamentos e capacitações. Isso permite que seus colaboradores estejam alinhados e preparados para alcançar as metas traçadas.

Distribua as tarefas estrategicamente

Ao implementar novas tecnologias, será necessário adaptar a organização interna da empresa e redistribuir as tarefas que devem ser executadas pelos colaboradores. Afinal, no caso de um software de gestão, por exemplo, boa parte das atividades será automatizada e liberará mais tempo para que os funcionários realizem tarefas mais estratégicas.

É importante enfatizar que refazer o planejamento pressupõe uma análise da situação anterior e atual da empresa. Dessa forma, é possível identificar as oportunidades e limitações da organização, bem como focar sua atenção em questões que merecem prioridade, enquanto as demais atividades são desempenhadas com o auxílio da tecnologia.

Reavalie o custo e o lucro de cada produto

Conforme dissemos, o consumidor procura por um produto e serviço de qualidade, mas que tenha um preço justo e atrativo. Essa é a nova lei de mercado e sua empresa precisa estar atenta a isso.

Portanto, estude o custo e o lucro obtido com seus serviços e produtos e veja se eles atendem a essa demanda de mercado. É importante que exista um equilíbrio entre esses dois fatores e que a empresa não tenha prejuízos.

A ideia é alcançar processos mais eficientes que sejam, ao mesmo tempo, capazes de ampliar a margem de lucro e reduzir o custo de produção do produto. Ou seja, a máxima eficiência operacional.

Fique atento aos desperdícios

Outra dica muito importante para alcançar processos operacionais mais eficientes é a redução de desperdícios de tempo e de recursos. Em geral, deixar que seus colaboradores percam tempo com tarefas pouco produtivas e que um processo seja mais caro que o devido é uma grande desvantagem competitiva.

Uma empresa que sofre com desperdícios acaba sendo menos produtiva e cobrando mais caro pelo serviço ou produto. Em um cenário altamente competitivo, isso pode ser fatal e representar uma perda considerável de clientela.

Monitore e controle os resultados obtidos

Qualquer estratégia empresarial precisa ser acompanhada. Em outras palavras, você não pode mudar um processo e deixar de acompanhar os avanços ou problemas que isso pode trazer à empresa.

Portanto, após realizar as mudanças necessárias para alcançar a eficiência operacional, procure monitorar e avaliar se os resultados estão de acordo com o esperado. Caso identifique falhas, tenha um plano de ação eficiente para neutralizá-las.

Ao longo deste post você teve acesso às dicas que contribuem para a melhoria dos processos operacionais de uma empresa e que, com certeza, farão toda a diferença em seu negócio. É preciso deixar claro que essa é uma questão vital para os empreendimentos contemporâneos e está de acordo com o perfil do novo consumidor, mais exigente e seletivo. Por isso, não perca mais tempo e comece a colocar em prática tudo o que aprendeu hoje!

Gostou das nossas dicas? Está pronto para começar a melhor a eficiência operacional da sua empresa? Antes disso, que tal compartilhar este post em suas redes sociais? Desse modo mais pessoas terão acesso ao tema!

Vende-se (v. 2017)

Praia de Santo André – BA, Janeiro de 2017.

O tão aguardado 2017 chegou e durante minhas férias de 1 semana, encontrei inspiração pra começar mais um ano de trabalho.

Clamamos tanto pelo fim de 2016 – não foi isso que você tanto viu na sua timeline do facebook? – e agora que 2017 chegou vamos ter que fazer acontecer porque o Zé do Picolé já está fazendo.

O registro da prova é meu, eu na areia repensando 2016, Zé no mar performando em 2017.

O de camisa amarela e chapéu na imagem é Zé do Picolé, claro, os demais, minha família, preservei os filhotes que ficaram como “caras pintadas”. Zé oferecia seu produto na areia como todos os outros sorveteiros até que num certo ponto entrava no mar e oferecia seus sorvetes aos banhistas, deve ter lido sobre estratégias do tipo “oceano azul”e incorporou-as literalmente ao seu negócio, não se intimida quando seus clientes estão lá, no tal do oceano azul, entra nele e fatura mais que a concorrência.

Tive lá o meu papel no episódio mesmo estando na areia, após Zé distribuir os picolés no mar à minha família, faltava o que? O pagamento. Logo sou apontada por meu marido e entendo, sou o endereço de cobrança. Zé segue vendendo para praticamente todos os banhistas que estão na água e depois vem ao meu encontro, me chama de “neném”, pede para eu “por favor” segurar o menu de picolés pra ele e assim que eu faço o “favor”, pede para que eu aproveite e já peça um picolé pra mim também. Escolho o sabor Tapioca, Zé então incrementa sua venda, me diz o valor da conta e eu efetuo o pagamento. Fim do ciclo de venda. Oportunidade “Win”.

Inspirado(a) pra faturar? Então vamos aproveitar a vibe para checar algumas das tendências indicadas pela Forbes para este ano:

  1. Um novo personagem: Subject Matter Expert, o SME
    A estratégia de venda do Zé funciona para o Zé, carismático que só, mas dependendo do seu business, o clássico vendedor precisa de um upgrade, os clientes se encantam com os Experts. Anote aí! Você vai mandar ao cliente um Expert no assunto e não um Vendedor, essa é a nova!
  2. Vendas e Conteúdo totalmente integrados
    Ah, isso eu quero fazer melhor em 2017! Acho que é o estado da arte, quando você consegue apoiar seu lead/cliente com informação adequada e a qualquer momento prover de forma fácil o “carrinho de compras” caso ele esteja decidido a comprar.
  3. E-mails? Somente para comunicação externa!
    Também gosto, preciso convencer o pessoal lá da empresa, não faz todo sentido? Nós já usamos muito na G2, por sermos parceiros Google todo mundo fica on line utilizando o Hangouts e comigo sempre funciona melhor se me deixam um recado por lá, respondo muito mais rápido!
  4. Receita recorrente, ai que bom!
    Se você pensa em receber investimentos, receita recorrente é bom, se você quer previsibilidade, recorrência é bom, se você quer se atualizar no mercado, recorrência com prestação de serviço é bom! Nós fazemos isso atualmente, foi difícil a mudança mas hoje oferecemos nosso produto como serviço e já temos nossa preciosa recorrência.

Voltando ao Zé me rendo em concordar que o atrevido está mandando bem no início do seu 2017, mesmo que ele não saiba se o picolé de tapioca tem um bom sabor ou não seja um SME, me conquistou.

Que ele seja uma inspiração pra você também fazer que o seu ano seja muito melhor que o tal finado 2016.

Axé do Zé!

Fonte: Forbes

Boletos sem registro deixarão de existir em breve, você sabia?

Olá pessoal,

Ano Novo e com ele sempre tem algumas novidades… na verdade, nem tão novas assim.

Há algum tempo atrás a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) em conjunto com a rede bancária liberou uma nota onde diziam que estavam desenvolvendo uma nova plataforma para emissão e controle dos boletos emitidos e para que isso ocorra com sucesso as empresas que emitem boletos sem registro serão notificadas para que troquem a carteira bancária passando a emissão de seus boletos sem registro para uma carteira registrada.

Essa alteração tem um cronograma que segue alguns patamares de valores.

Segue link com todas as informações.

Febrabam – Nova Plataforma de Boletos

Abraços e ótimo inicio de ano a todos.

SAP Business One: Produção utilizando Recursos

Boa tarde pessoal,

No vídeo abaixo demonstro de forma bem resumida o que podemos fazer utilizando o módulo de Produção e de Recursos juntos.

Na demonstração estou utilizando a alocação de colaboradores da empresa, porém, podemos utilizar essa funcionalidade para alocar máquinas a uma ordem de produção, agregando assim o valor hora dessa máquina ao custo final do produto acabado.

Espero que gostem e passem a utilizar no dia a dia de vocês.

Forte abraço. Até a próxima!

Fazer do limão uma limonada e do quarter um ano inteiro

Trabalhamos duro neste ano, todos nós, os afogados mas sobreviventes.

E você não tem esta mesma impressão? Este quarter é o que temos pra hoje, terá que salvar um ano todo de faturamento completamente irregular.

As coisas começaram a andar, só que estamos precisando correr uma maratona num curto período de tempo, 3 meses. Tome fôlego.

correndo

Estamos aqui diariamente discutindo nossas estratégias e tentando entender pra quem estamos vendendo atualmente, quem está comprando, qual mercado está aquecido e o principal: onde encontramos mais destes compradores tão legais, hein?

Já que está dada a largada, posicione-se melhor e faça um checklist mental de como sua empresa está posicionada nestes temas:

Estrutura de Vendas

O Vendedor
Vendedores são o básico da estrutura de vendas, atualmente, os melhores que vejo são os que entendem bem o produto que vendem, os que estão sempre bem preparados para as explicações que um cliente possa precisar e seduzem pela venda consultiva, pelo bom atendimento, alcançando assim suas metas. Ele pode ser um vendedor de balcão, de telemarketing ou consultor, depende do seu negócio, mas ele sempre está lá no seu organograma.

Dependendo do que sua empresa faz e metas propostas, talvez seja necessária setorizar a equipe de vendas, por exemplo, por região, produto, setor ou cliente.

Processo de Vendas
Sobre o processo, deixo aqui um Plano de Vendas do Sebrae pra você analisar se está tudo coberto por aí na sua empresa:

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O Gerente
Voltando às pessoas, gerentes também são atores comuns e necessários do setor de vendas e, muitas vezes, um sócio da empresa é quem cumpre este papel. Ele precisa estar alinhado com as metas, atento ao treinamento da equipe, considerando premiações e algumas vezes apoiando os vendedores nos fechamentos das vendas.

O Cobrador
Este ano tivemos uma figura especial na nossa estrutura: o cobrador. Infelizmente aconteceram inadimplências, nós entendemos e fomos abertos a negociação, mas quando você renegocia, alguém da empresa tem que estar atento para que a renegociação seja cumprida, caso contrário, nenhum fluxo de caixa no mundo aguenta e sua empresa passará certamente a ser uma inadimplente também. Já vou parar com esse assunto indigesto agora mesmo! 🙂

O Sucesso do Cliente 
Outro ator que gostamos e implantamos na G2 foi o responsável pelo Sucesso do Cliente . Basicamente é alguém experiente no que vendemos e que tem como objetivo ajudar o cliente a ter sucesso com o serviço e produto que adquiriu da nossa empresa, assim o retemos mais tempo conosco e mantemos um bom diálogo com ele.

Concluindo
Em resumo, o que se precisa mesmo como estrutura mínima é alguém que venda, e para seguirmos com a nossa lista, este alguém precisa ser organizado, repassar informação à empresa, estar em dia com os compromissos que faz com os clientes e ter apoio da equipe técnica e administrativa para cumprir bem o seu papel.

Planejamento de Marketing e Comunicação

A esta altura do ano você já fez seu planejamento de vendas, não tenho dúvida, mas como anda o de marketing? Não adianta dizer que sua empresa é pequena demais pra isso, é só se lembrar de todos os blogueiros, youtubers, adolescentes, crianças e donas de casa que já fazem isso bem. Você pode então reclamar da sua falta de tempo, ok, há profissionais e agências especializadas em conteúdo que podem te ajudar também.

Comece criando seus canais de marketing, site, blog, e-mail, buscador, mídia social, o que for, e alimente-os corretamente com conteúdo adequado e com alguma frequência. Tudo bem não conseguir 1 conteúdo incrível por dia da semana mas e 1 por semana? E 1 por mês? Você consegue! 😉

fb

A comunicação da sua empresa influencia tudo no seu negócio, portanto não a menospreze e acerte o tom. Tome cuidados básicos como, por exemplo, o de não se esquecer que Código de Defesa do Consumidor existe e funciona, cuidado com as propagandas enganosas. As mídias sociais são ferramentas aplicadas para o bem e para o mal, se sua comunicação é assertiva, ótimo, o resultado pode vir muito rápido, assim serve para o contrário também, se você erra, a manifestação negativa também vem a galope e sua empresa precisa estar pronta pra resolver a situação o mais rápido possível. A grande mudança que veio com as mídias sociais foi a possibilidade de diálogo com o seu público, esteja bem preparado para esta interação.

Querendo se aprofundar mais no assunto, recomendo ainda a leitura destes posts:

5 passos para criar um marketing estratégico em sua empresa

5 dicas de como sua empresa deve se comunicar em mídias sociais

Dispense isso!

folhas

Eu focaria em 3 coisas pra você dispensar imediatamente:

  • Pessoas que não funcionam dentro da companhia, não insista, há bons profissionais desempregados no mercado, aproveite o momento e renove o quadro;
  • Leads com comportamento claro de despreparo para compra precisam ser descartados para que novos entrem no funil de vendas, por mais doloroso que pareça não vale a pena manter o follow-up, seja objetivo no que chamamos de road map to close que traduzindo para o bom português significa “preciso combinar com vocë a data que vamos fechar esta venda“, se não está sendo possível chegar neste ponto, vá para o próximo, lembre-se, faltam menos de 3 meses pro ano acabar;
  • Elimine as ações de marketing com baixa eficiência, se não te traz leads novos, corra logo atrás de informações mais relevantes para seu público, não desista, mas não insista. Marketing digital te facilita substituir estratégias de forma rápida sem impactar agressivamente em custos como acontece na mídia off line.

Aprofunde-se nisso!

livro

Marketing Digital
Sem dúvida alguma, se você não começou a fazer isso, comece! Ótimo e barato tem a cara da PME. As ações são eficientes quando você é criativo, tem bom senso e as pratica com alguma frequência, logo sua empresa alcançará a autoridade necessária para produzir os conteúdos que seu público considera relevantes.

Flexibilização de preços
Talvez você pense exatamente ao contrário, agora que o mercado está aquecendo deixo de aplicar qualquer desconto para alcançar a meta de venda que tracei. Repense para não perder oportunidades, talvez seja melhor focar no volume, tenha uma política de descontos clara na empresa que pode incluir:

  • Preços promocionais: Reduções planejadas de curto prazo para criar um incentivo para os consumidores;
  • Preços por segmentos diferentes: Por aqui, dependendo do mercado, se temos experiência já deixamos um modelo pronto para atendê-lo mais rapidamente, com isso consigo oferecer um valor menor pelos meus serviços;
  • Por regiões geográficas: Dependendo da região, os preços variam devido ao transporte, impostos, entre outros fatores;
  • Por sazonalidade: Guarda-chuva e óleo de bronzear têm preços baixos no inverno, pois a demanda por esses produtos é menor nessa época do ano;
  • Personalizados: Variações significativas de preços de acordo com o perfil de compra do consumidor. Uma agência de turismo pode elaborar um pacote personalizado e cobrar pelas variações nos serviços adicionados. Uma empresa pode diferenciar seu preço de acordo com o potencial de compra de um determinado cliente;
  • Descontos para pagamentos antecipados ou à vista;
  • Descontos por volume de compra;
  • Concessões para promoções de vendas: Descontos que varejistas recebem por colocarem os produtos do fabricante em locais estratégicos ou promover os seus produtos.

Filtro solar
Sei que você gosta de relaxar vendo mídia social mas em algum dia/horário da semana você precisa ler o que te atualiza e te acrescenta algo. Tem gente brilhando por aí e só te distraindo então, de vez em quando aplique um filtro e foque em conteúdo de relevância para o seu negócio. Tem muita gente contando coisas interessantíssimas que você precisa saber. Deixe nos favoritos aquelas páginas que valem a pena sua visita 1 vez por semana para saber das novidades, depois você volta sem filtro para aquela gente brilhante, sem problema! E inclua nosso blog nos favoritos!

Mercado aquecido pra você

agua
Vamos supor que você já esteja fazendo tudo certo, você faz marketing digital, você se comunica bem com seu público, suas informações estão organizadas. Que ótimo! Então talvez o melhor a fazer agora é aprofundar-se nos resultados dessas ações e entender quais mercados estão mais aquecidos para o seu produto, quais estão comprando atualmente, assim você pode focar nestes mercados e preparar ações específicas pra eles.

Vai funcionar, é matemático.

Boa sorte com seu quarter, que venham ótimos resultados! Me conte depois como foi 😉

Fonte de pesquisa sobre política de descontos e organograma: Sebrae
Imagens: Tony Futura e Romain Laurent

Vídeo: Ordem de Produção no SAP Business One

Olá pessoal,

Vamos abordar neste vídeo o módulo de Produção do SAP Business One.

Perceba como é fácil e muito útil para sua empresa trabalhar com as Ordens de Produção:

Vantagens: 

  • Relaciona todos os componentes e etapas necessárias para a fabricação.
  • Inicia o processo de fabricação do produto.
  • Permite visualizar a necessidade de requisições dos materiais.
  • Controle de estoque.
  • Tempo de produção.
  • Custo da produção.

 

Quais números o empreendedor deve monitorar em sua empresa?

Há muitos números na minha empresa para os quais olhamos o tempo todo. Alguns são essenciais e básicos, como os que se referem diretamente à Receitas e Despesas, e justamente estes, em tempos revoltos, tem se comportado de forma bastante irregular por aqui.

O bom de ser uma PME é que criamos e colocamos em prática novas estratégias com mais agilidade, se algum número deixa de corresponder às expectativas, logo inventamos algo para alcançar o resultado esperado fazendo outra coisa, falando com outro mercado, vendendo de outra forma. Mas tudo é questão de monitorar constantemente resultados para se tomar a ação certa, no tempo certo, caso contrário, pode ser tarde demais.

Temos clientes de todos os segmentos e fui perguntar a 2 deles, daqueles bem exigentes que nos fazem extrair do Sistema de Gestão que implantamos o seu máximo:

Para quais dados, relatórios, números você tem olhado no seu negócio?

“Eu olho sempre para indicadores que consigam me mostrar o equilíbrio do negócio: PESSOAS, Clientes, Resultados, e Processos.

Os que mais observo são:
  • Pessoas (valores éticos, morais, sociais, entre outros e clima organizacional)
  • Custos para produzir determinada receita (margens)
  • Consumo x Cliente
  • Resultado operacional
  • Experiência do meu cliente com meu negócio (satisfação).”

Executivo de um dos restaurantes mais conhecidos de São Paulo

Este restaurante, além de comida e bebida, vende também experiência. Independente de crise, o executivo que gerencia a casa não deixou de preocupar com um índice que faz do seu restaurante ser o que ele é, uma experiência especial para seu cliente.

  • Valor faturado on-line, por produto, cliente, tipo de serviço, com o líquido e a margem líquida de cada venda
  • Quanto em estoque eu tenho agora que poderia ser faturado hoje, em função de pedidos de venda já recebidos
  • Quais clientes que estão atrasados nas faturas, em quantos dias e em quais valores
  • Qual  meu saldo bancário neste momento em cada banco, qual o valor que está aplicado e qual não está
  • Fluxo de caixa detalhado e confiável, contendo as Despesas Recorrentes já lançadas de forma automática em meses futuros, as datas renegociadas de Recebimento dos Clientes em Atraso, os Pedidos de Vendas Fechados e Não Entregues com as datas e  valores previstas de recebimento do cliente e as datas previstas de Pagamentos aos Fornecedores destes respectivos pedidos
  • Para cada Invoice de Compra do Fornecedor Estrangeiro, conseguimos ver a taxa do dólar no desembaraço, a taxa do dólar no faturamento ao cliente daqueles produtos contidos na invoice, para assim tomarmos a decisão HOJE, se antecipamos o pagamento ao fornecedor estrangeiro em função da taxa do dólar HOJE, ou se compramos hedge cambial

Pedro M. Bicego
Sócio Diretor da 2S

Este é um cliente que sabe mais do SAP-B1 do que nós. O seu negócio é complexo então ele aprendeu a extrair o máximo de informação possível para monitoramento de resultados.

Como a variação cambial afeta diretamente seu negócio, olha a lista de números e visões precisam ser monitorados diariamente. Sem Sistema de Gestão seria impossível e mesmo assim, o negócio exige que olhe a operação no detalhe, transação por transação.

Resumindo, com crise ou sem crise, não é permitido aos empresários basearem-se somente em suas próprias experiências ou intuições. As empresas se profissionalizaram e importam-se cada vez mais com as pessoas – funcionários, colaboradores e clientes – e com a saúde financeira e estabilidade de seus negócios para garantir alguma segurança em suas transformações e inovações.

Vídeo: Fluxo de Caixa no SAP Business One

Olá,

Hoje o assunto é muito interessante, vamos falar de Fluxo de Caixa.

Você sabe efetivamente se a saúde financeira da sua empresa está boa? Como mensurar?

Uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas é sem a menor dúvida, o Fluxo de Caixa. Com ele você consegue enxergar e entender por onde o dinheiro está entrando na empresa e por qual meio e finalidade o dinheiro está saindo.

No vídeo abaixo demonstro como usar essa ferramenta no SAP Business One e como tirar todo proveito que ele oferece.

Abraços e até a próxima.

Empresário deve ter cuidado com assinaturas falsas! Saiba como se prevenir

Ter um negócio próprio significa também acumular responsabilidades e ficar encarregado pela tomada de importantes decisões. Isso faz com que, ao longo dos dias, o empreendedor tenha que assinar uma quantidade quase incalculável de documentos, para dar legalidade em suas ações.

Porém, a assinatura pessoal pode acabar se tornando uma dor de cabeça, diante dos casos de fraudes de documentos particulares e públicos.

Ao todo, existem seis tipos de falsificação de assinatura mais comuns. A primeira chama-se exercitada e é quando o criminoso pratica até que sua assinatura fique igual a original. Há a com decalque direto, quando um papel é colocado sobre a assinatura original; e o decalque indireto, quando é feito o uso de carbono ou grafite para fazer a cópia.

Também há a impressão ou escaneamento da assinatura; e a falsificação sem imitação, no qual a pessoa desconhece a assinatura original, mas cria uma falsa. Por fim, existe ainda a falsificação por memória, em que, de tanto ver a vítima assinar documentos, o falsificador a guarda na memória.

Para se prevenir desses atos criminosos, o diretor do Instituto de Criminalística da Polícia Civil de Minas Gerais, Marco Paiva, confere dicas de assinaturas.

“Muitas autoridades fazem assinatura simples e isso não é o ideal. A assinatura tem que apresentar elementos que dificultem a falsificação. Quando você faz uma assinatura pequena, você pode constatar que ela é falsa, mas é muito mais complicado. Se for mais longa, vamos ter mais chances e grandes possibilidades de comprovar a falsificação”, explica. “Quanto mais elementos gráficos ela tem, mais fácil de identificar a autoria e mais difícil de falsificar”, prossegue.

Com o passar do tempo, ainda de acordo com Paiva, a assinatura ganha toques pessoais de seu dono. “Ao longo do tempo, você automatiza a escrita e aí deixa algumas características suas, dificultando o trabalho do falsário”.

A falsificação de documentos públicos pode render uma pena de dois a seis anos, enquanto que, para documentos particulares, fica entre um e cinco anos.

Já o delegado Hugo Arruda conta o procedimento tomado para esse tipo de crime. “Procure uma delegacia e faça um boletim de ocorrência. Imediatamente, será instaurado inquérito e as investigações serão iniciadas. Acionamos o Instituto de Criminalística para realização da perícia e ouvimos todos os envolvidos. Normalmente, a falsificação de documentos é usada para obtenção de ganhos ilícitos. Este crime normalmente está relacionado à prática de outras ações criminosas, que podem facilitar a prisão dos falsários”, aponta.

Fonte: Blog Skill